09/08/2025

Macron desmente “briga” viral com esposa: “Estávamos brincando”

Presidente Emmanuel Macron e a primeira-dama Brigitte Macron - (crédito: Ludovic MARIN / AFP)

As imagens do incidente, ocorrido na noite de domingo, rapidamente viralizaram nas redes sociais, especialmente nas contas hostis a Macron

O presidente francês, Emmanuel Macron, viu-se obrigado a desmentir, nesta segunda-feira (26), uma “briga” com sua esposa em sua chegada ao Vietnã e acusou as campanhas de desinformação de reinterpretar as imagens que se tornaram virais.

Antes de sair do avião presidencial em Hanói, imagens capturadas pela agência de notícias Associated Press (AP) mostram Macron falando com sua esposa, Brigitte, de quem se vê apenas os braços, quando de repente ela empurra violentamente o rosto do francês com as duas mãos.

O mandatário parece surpreso, vira rapidamente e saúda a imprensa com um aceno, em uma tentativa de atuar com normalidade. Em seguida, a esposa desce as escadas no avião e ele estende o braço para ela como de costume, mas Brigitte o ignora e se apoia no corrimão.

As imagens do incidente, ocorrido na noite de domingo, rapidamente viralizaram nas redes sociais, especialmente nas contas hostis a Macron com comentários que dão a entender que existe uma suposta tensão entre o casal.

“Com minha esposa, estávamos brincando, como fazemos com frequência”, disse o chefe de Estado francês aos repórteres nesta segunda-feira, negando que tenha sido uma “briga doméstica” e pedindo “calma a todos” sobre a interpretação dessas imagens.

Outras imagens dele já se tornaram virais nas últimas semanas, com interpretações diferentes das oficiais. Em um caso, ele teve que negar que estava escondendo um saco de cocaína durante uma viagem de trem para a Ucrânia com os primeiros-ministros do Reino Unido e da Alemanha.

“Nas últimas três semanas (…), algumas pessoas têm assistido a vídeos e pensado que eu compartilhei um saco de cocaína, que tive um braço de ferro com o presidente turco e que agora estou tendo uma cena doméstica com minha esposa”, disse Macron.

“Nada disso é verdade. No entanto, esses três vídeos são verdadeiros, portanto, acalmem-se todos”, insistiu o presidente da França, onde as autoridades frequentemente acusam a Rússia de realizar campanhas de desinformação para enfraquecê-las.

Ele novamente atribuiu essas instrumentalizações a “redes” bem conhecidas, como “os russos” e “os extremistas na França”. “Depois, temos toda uma série de contas” e “comentaristas que nunca gostaram muito do que eu faço”, que continuam com o assunto, acrescentou.

A mão do Kremlin

A diplomacia russa foi rápida em zombar do vídeo viral. “O que é interessante não é isso, mas saber o que o Palácio do Eliseu vai inventar para encobrir o enésimo ‘Emmanuel-gate'”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

“Será que a primeira-dama tentou animar o marido acariciando gentilmente sua bochecha, mas calculou mal sua força? (…) Minha sugestão: talvez tenha sido a mão do Kremlin?”, concluiu Zakharova em uma mensagem publicada em sua conta do Telegram.

A presidência francesa também deu versões contraditórias. Inicialmente, negou a autenticidade das imagens, antes de ser confirmada sua veracidade. Posteriormente, um colaborador do presidente descreveu o incidente como uma “discussão” inofensiva de casal.

Outro membro de seu círculo minimizou o fato: “Foi um momento em que o presidente e sua esposa estavam relaxando antes do início da visita, eles estavam brincando”, disse essa fonte, que pediu para não ser identificada. “É um momento de cumplicidade”, acrescentou.

O relacionamento entre Macron, 47 anos, e sua esposa, 72 anos, há muito tempo é objeto de fascínio dentro e fora da França, ainda mais quando ela era professora de teatro e ele um aluno quando se conheceram em uma escola pública em Amiens, no norte da França.

Brigitte, mãe de três filhos, se divorciou de seu marido e iniciou uma relação com Macron que ele era adolescente. Já como esposa do presidente, empreendeu ações legais para contra-atacar as afirmações falsas nas redes sociais sobre seu gênero.

O incidente ofuscou a primeira etapa de uma viagem de quase uma semana do presidente francês pelo sudeste asiático, onde também visitará Indonésia e Singapura.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse.

Leia também
A ponte que será a maior do mundo e ligará a Sicília à Península Itálica
A ponte que será a maior do mundo e ligará a Sicília à Península Itálica
Avião ambulância colide com casas no Quênia e deixa ao menos seis mortos
Avião ambulância colide com casas no Quênia e deixa ao menos seis mortos
Análise: Intervenção da Embaixada exuma fantasmas de golpes
Análise: Intervenção da Embaixada exuma fantasmas de golpes
A empresa que quer construir o maior avião do mundo
A empresa que quer construir o maior avião do mundo
Ele é um esqueleto humano, diz à BBC irmão de refém israelense em Gaza
Ele é um esqueleto humano, diz à BBC irmão de refém israelense em Gaza
Prisão domiciliar tem fundamentos frágeis e parece 'tentativa de silenciamento', diz Transparência Internacional
Prisão domiciliar tem fundamentos frágeis e parece 'tentativa de silenciamento', diz Transparência Internacional
Bolsonaro tem prisão domiciliar decretada: veja a repercussão na imprensa internacional
Bolsonaro tem prisão domiciliar decretada: veja a repercussão na imprensa internacional
Rússia acusa EUA de instalar mísseis na Europa e rompe promessa militar: 'Espere novas medidas'
Rússia acusa EUA de instalar mísseis na Europa e rompe promessa militar: 'Espere novas medidas'
205
A reação de líderes mundiais e da Cruz Vermelha às imagens de reféns definhando em Gaza -04/04/205
2025
Rússia pede 'prudência' com retórica nuclear após envio de submarinos por Trump -04/04/2025
EUA sancionam Alexandre de Moraes com a Lei Magnitsky
EUA sancionam Alexandre de Moraes com a Lei Magnitsky
Temor por influência do Brics une Congresso dos EUA e a Casa Branca
Temor por influência do Brics une Congresso dos EUA e a Casa Branca

PMDF abre seleção para curso operacional de cinotecnia

Processo seletivo habilita policiais para atuar com cães A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) publicou o Edital DEA nº 106/2025, que regulamenta o processo seletivo interno para o curso operacional de cinotecnia 2025 – nível misto. O treinamento, organizado pelo Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), tem como objetivo

Leia mais...

Exportações brasileiras cresceram 4,8% em julho

No acumulado do ano, foram exportados R$ 198 bilhões em produtos As exportações brasileiras cresceram 4,8% em julho, em termos de valores, na comparação com julho de 2024. No acumulado do ano, foram exportados R$ 198 bilhões em produtos nacionais. De acordo com o governo federal, o aumento foi expressivo

Leia mais...

Motta insinua que Eduardo Bolsonaro pode perder cargo

Repetindo ameaças que tinha feito na semana passada, Eduardo disse que Motta poderia ser punido pelo governo americano caso “não cumpra o seu papel enquanto representante da sociedade” O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que respeita, mas não concorda com “alguns movimentos” feitos pelo deputado federal

Leia mais...

Recurso de Bolsonaro poderá ser analisado pela Primeira Turma do STF

O colegiado é composto por Cristiano Zanin (presidente), Cármen Lúcia, Flávio Dino, Luiz Fux e Alexandre de Moraes (relator). O trâmite está previsto no regimento interno do Supremo e a decisão é do ministro relator A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou recurso na quarta-feira (6/8) solicitando a reconsideração

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.