10/11/2025

Maior acampamento indígena do país começa nesta segunda (7) em Brasília

Neste ano de 2025, o Acampamento Terra Livre deve reunir até 8 mil indígenas de mais de 200 povos em BrasíliaFoto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A expectativa é que, em toda a semana, cerca de 8 mil indígenas estejam na mobilização; conflitos e marco temporal estão na pauta de reivindicações

Começou nesta segunda-feira (7), em Brasília, o Acampamento Terra Livre, tida como a maior assembleia indígena do país. A mobilização, que acontece anualmente e está na 21ª edição, deve reunir cerca de 8 mil indígenas de mais de 200 povos até a sexta-feira (11). 

Liderados pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), os indígenas começaram a chegar à capital federal no domingo (6). Eles representam delegações das cinco regiões do país e de comunidades indígenas internacionais. 

O tema da mobilização de 2025 é “Em Defesa da Constituição e da Vida”. O objetivo no acampamento é garantir direitos previstos na Constituição Federal. Estão em pauta, ainda, os conflitos em territórios indígenas, a criação da Comissão Nacional da Verdade Indígena, a transição energética e a resistência LGBTQIA+.

Outra prioridade é a discussão sobre a lei que trata do marco temporal para demarcação de terras indígenas, que aconteceu no âmbito de uma câmara de conciliação no Supremo Tribunal pelas ruas da cidade na terça-feira (8) e na quinta-feira (10).

O grupo espera mobilizar a classe política em prol de temas em que tem interesse. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o local nos dois primeiros anos de seu atual governo, mas não foi convidado em 2024. No ano passado, lideranças apontavam insatisfação com o governo, especialmente pela lentidão na demarcação de terras. 

Não há confirmação, ainda, se o presidente deve comparecer neste ano. Até o momento, as comunidades do acampamento enviaram um e-mail ao chefe do governo federal com as principais reivindicações. 

Na última semana, o Cacique Raoni, uma das principais lideranças indígenas do planeta, fez cobranças públicas a Lula em uma visita do petista à região do Xingu, no Mato Grosso, em que foi condecorado pelo petista. Ele criticou o avanço das discussões sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial da Foz do Amazonas, defendido por Lula.

“Essas coisas [floresta] na forma como estão garantem que a gente tenha o meio ambiente, a terra com menos poluição e menos aquecimento. Se isso [exploração] acontecer, sou pajé e já tive contato com espíritos que sabem do risco que corremos de continuar trabalhando dessa forma de destruir, destruir e destruir. Podemos ter consequências muito grandes e podemos não conseguir parar”, disse Raoni.

Raoni também fez elogios a Lula, mas lembrou que erros foram cometidos no passado. “Fiz uma cobrança ao presidente para ele não repetir alguns erros que ele fez na gestão anterior. E eu não gostei de alguns trabalhos dele, mas falei ‘presidente, daqui pra frente vamos trabalhar certo’”, declarou o cacique. 

Esta edição do Acampamento Terra Livre acontece no mesmo ano de realização da Conferência do Clima nas Nações Unidas, a COP 30, no Brasil. O evento será em novembro em Belém, capital do Pará, e terá debates protagonizados por lideranças indígenas.

Tribuna Livre, com informações da Agência Brasil

Leia também
f1280x720-162264_293939_5050
Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
11)
Hugo Motta pauta discussão do PL Antifacção para terça-feira (11/11)
eduardo-tagliaferro-alexandre-de-moraes
Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes
belem-do-para-
Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30
design-sem-nome-2025-09-09t185120
Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Congresso fará homenagem às viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio
Congresso fará homenagem às viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio
Análise de projeto que dobra taxação das bets é adiada no Senado
Análise de projeto que dobra taxação das bets é adiada no Senado
Governo envia ao Congresso projeto de reajuste para policiais do DF
Governo envia ao Congresso projeto de reajuste para policiais do DF
Indicações de Lula ao STF e à PGR testam força do Planalto no Senado
Indicações de Lula ao STF e à PGR testam força do Planalto no Senado
PT processa cidadãos e parlamentares que chamaram a sigla de ‘Partido dos Traficantes’
PT processa cidadãos e parlamentares que chamaram a sigla de ‘Partido dos Traficantes’

Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeitou, por unanimidade, o recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida mantém a condenação de 27 anos e 3 meses imposta ao ex-presidente. Para o senador, a decisão é uma “farsa”.

Leia mais...

Mulheres aceleram no automobilismo e miram vagas na fórmula 1

O automobilismo, um esporte tradicionalmente dominado por homens, tem visto um aumento significativo no interesse e participação feminina. Apesar de representarem apenas 4% dos pilotos profissionais no Brasil, segundo dados da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o número de mulheres envolvidas no esporte, tanto nas pistas quanto fora delas, está

Leia mais...

Alain Prost Defende: Caso Mosley Deve Ser Interno à FIA

O tetracampeão mundial de Fórmula 1, Alain Prost, manifestou sua opinião sobre o caso envolvendo Max Mosley, ex-presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Prost defende que o escândalo sexual no qual Mosley se viu envolvido deve ser resolvido internamente pela FIA, sem a necessidade de um julgamento público externo.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.