Caminhão-pipa ajudou nos trabahos
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) destacou 116 servidores para a limpeza de ruas e avenidas, neste domingo (23/2), um dia após a realização do pré-carnaval da cidade. Além da Avenida 85, outros pontos foram alvo de frentes de serviço mais intensas, como as avenidas T-3, T-2, Alameda Dom Emanuel Gomes e ruas como C-232, 146, 137 e Dr. Hugo Bril.
Somente na Avenida 85, ponto com maior aglomeração, os servidores realizaram varrição e ensacamento de 200 litros de lixos, em maioria latas de bebida, papéis em formato de serpentina e confetes, além de copos plásticos, restos de fantasias e coisas do gênero.
Todo o trabalho foi feito durante a madrugada, mas o arremate veio com a limpeza final de calçadas e vias públicas, já no início da manhã, por volta das 6 horas, quando, com uso de um caminhão-pipa, os trabalhadores da Comurg encerraram o expediente.
Pré-carnaval
Durante o pré-carnaval já é esperado um aumento significativo do volume de lixo nas ruas, com grande parte proveniente do descarte feito pelos foliões. Dea cordo com a Comurg, sem a coleta desses entulhos há grande risco de entupimento de bueiros, o que aumenta o risco de enchentes durante as chuvas.
O trabalho é preventivo e necessariamente deve ser feito imediatamente após o encerramento da festa. Segundo a Comurg, o aumento pode chegar a até 10%, comparado ao período de 2024, quando a companhia retirou 26 mil quilos de lixo, gerados em seis dias de festas.
Os bairros que geram maior volume de resíduos são os setores Central, Universitário, Sul e Oeste. A Companhia também recolheu 1.850 quilos de materiais recicláveis, encaminhados para as cooperativas.
Tribuna livre, com informações da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg)