26/11/2025

Mais de 50 mortos por disparos israelenses perto de centro de ajuda em Gaza

Palestinos carregam o corpo de um parente, morto em ataques israelenses, durante seu funeral em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, em 16 de junho de 2025 - (crédito: AFP)

Segundo o porta-voz da Defesa Civil, Mahmud Basal, ao menos 53 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas

Os serviços de emergência confirmaram, nesta terça-feira (17/6), que as forças israelenses mataram mais de 50 pessoas que estavam perto de um centro de distribuição de alimentos em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza.

Segundo o porta-voz da Defesa Civil, Mahmud Basal, ao menos 53 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas perto de um centro de ajuda administrado pela ONG World Central Kitchen, para onde milhares de palestinos se deslocaram para receber farinha.

Devido às restrições impostas aos veículos de comunicação no território palestino e à dificuldade de acessar o terreno, a AFP não pôde verificar de maneira independente os balanços e informações proporcionados pela Defesa Civil de Gaza.

Consultado pela AFP, o Exército israelense respondeu que está “examinando” os fatos e indicou que “foi identificada uma concentração de pessoas perto de um caminhão de distribuição de ajuda que foi atingido na zona de Khan Yunis, e perto de tropas israelenses que operavam na área”.

Segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo Hamas, “51 mártires e mais de 200 feridos” foram levados ao hospital Naser de Khan Yunis.

Basal acrescentou que o Exército israelense matou outras quatro pessoas nesta terça-feira perto de Rafah, também ao sul de Gaza.

Antes de lançar seu ataque contra o Irã em 13 de junho, o Exército israelense intensificou, em meados de maio, sua ofensiva na Faixa de Gaza, iniciada após o ataque do movimento islamista palestino Hamas no sul de Israel em 7 de outubro de 2023.

Com sua ofensiva em Gaza, Israel assegura buscar libertar os últimos reféns mantidos pelos islamistas e destruir o Hamas.

Sem medicamentos

O ataque do Hamas de 7 de outubro de 2023 provocou a morte de 1.219 pessoas do lado israelense, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais.

A ofensiva israelense lançada como represália causou pelo menos 55.493 mortes em Gaza, segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza, considerados confiáveis pela ONU.

No início de março, Israel impôs um bloqueio total ao território e o suspendeu parcialmente no final de maio, mas deixou Gaza mergulhada em uma grave escassez de alimentos, medicamentos e bens de primeira necessidade.

A Fundação Humanitária de Gaza (GHF), uma empresa apoiada por Washington e Israel, começou a distribuir ajuda no final de maio, mas suas distribuições foram marcadas por cenas caóticas que deixaram dezenas de mortos.

No norte da Faixa de Gaza, em um dos últimos centros médicos que ainda funcionam, vários trabalhadores retiraram escombros da entrada para que as ambulâncias pudessem entrar nesta terça-feira.

“Todos os dias somos bombardeados, de norte a sul”, declarou Amer Abu Safiya, um paciente do hospital Al Ahli da Cidade de Gaza, ferido na mão, à AFP.

“O hospital Al Ahli foi destruído. Os serviços médicos estão interrompidos. Não há nada com que enfaixar a minha mão e não há medicamentos”, lamentou, deitado em uma maca improvisada no quintal do hospital.

“Estamos reativando o serviço de emergências e o de fisioterapia. É importante”, explicou Alessandro Maracchi, chefe do escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Gaza.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse

Leia também
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa

Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias

A Inteligência Artificial (IA) está em franca expansão, projetando-se para gerar um mercado global de US$ 1,5 trilhão neste ano. Essa transformação tecnológica impulsiona mudanças significativas na economia e na sociedade. Diante desse cenário, o Brasil precisa urgentemente definir políticas e regulamentações que garantam que o avanço da IA beneficie

Leia mais...

Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas

Trocar de roteador ao adquirir um plano de internet mais rápido ou um modelo mais moderno é comum, mas descartar o antigo pode ser um desperdício de recursos e gerar impacto ambiental. Roteadores mais antigos ainda possuem componentes reaproveitáveis, como portas Ethernet, memória e capacidade de processamento, que podem ser

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.