A marca de progresso da selecção nacional masculina dos EUA não se verifica apenas nos jogadores de clubes que competem na UEFA Champions League, mas também no desempenho de papéis-chave na principal competição europeia.
Com 18 partidas iniciadas simultaneamente em todo o continente na quarta-feira, o vertiginoso último dia da fase da liga 2025-26 trouxe um desempenho de dois gols de Malik Tillman, do Bayer Leverkusen, e atribuições iniciais para outros cinco americanos.
Anúncio
Com as vagas na fase eliminatória em jogo, cinco clubes que contrataram candidatos aos EUA para a Copa do Mundo garantiram passagem para as oitavas de final, enquanto dois foram eliminados.
Nenhum terminou entre os oito primeiros, o que teria garantido uma passagem direta para as oitavas de final. Tillman, Weston McKennie (Juventus), Johnny Cardoso (Atlético Madrid), Yunus Musah (Atalanta) e Folarin Balogun (Mônaco) competirão em playoffs de duas mãos, de 17 a 18 e 24 a 25 de fevereiro.
A chave está parcialmente definida antes do sorteio de sexta-feira.
Sergiño Dest (PSV Eindhoven) e Tim Weah (Olympique Marseille) foram eliminados – o clube deste último devido ao saldo de gols quando Anatoliy Trubin, jogador do Benfica goleiroem cobrança de falta perto do final dos acréscimos, na vitória em casa por 4 a 2 sobre o Real Madrid.
Se a partida tivesse terminado em 3 a 2, o Marselha de Weah teria se apurado. A culpa é apenas da equipa francesa, depois de perder na Bélgica com o Club Brugge por 3-0. Em sua sexta partida na Liga dos Campeões, Weah jogou 90 minutos.
Anúncio
O desempenho mais brilhante veio de Tillman, o meio-campista ofensivo de 23 anos que fez sua quinta partida como titular na campanha de oito jogos na Liga dos Campeões. Ele cobrou a vitória do Bayer Leverkusen em casa por 3 a 0 sobre o Villarreal com um excelente primeiro tempo.
Usando alta pressão aos 12 minutos, ele perseguiu o goleiro Arnau Tenas até a área de 6 jardas e desviou a tentativa de passe para a rede. Vinte e três minutos depois, Tillman acertou um meio-voleio malvado do alto da área.
Os gols foram os primeiros na Liga dos Campeões desde novembro de 2024, quando, no PSV Eindhoven, marcou duas vezes contra o Shakhtar Donetsk e uma vez contra o Girona.
A posição de Tillman na seleção nacional diminuiu e aumentou desde que o técnico Mauricio Pochettino assumiu o comando em outubro de 2024. No verão passado, seu estoque subiu na Copa Ouro da Concacaf com três gols e duas assistências em seis partidas para o vice-campeão americano.
Anúncio
Na única partida que colocou os americanos um contra o outro na quarta-feira, McKennie e Balogun foram longe no empate em 0-0.
Ultimamente, os dois jogadores têm sido sensacionais na Liga dos Campeões. A seqüência de gols de McKennie em três partidas consecutivas terminou na quarta-feira, e Balogun marcou em três partidas consecutivas antes de enfrentar uma seca de dois jogos.
Dest jogou 90 minutos pelo PSV, cuja derrota em casa por 2 a 1 para o segundo colocado Bayern de Munique o fez cair para o 28º lugar e fora da competição.
Em sua primeira partida na Liga dos Campeões em mais de quatro meses, Musah foi substituído aos sete minutos do segundo tempo, como parte de uma troca tripla durante a derrota por 1 a 0 para o Union Saint-Gilloise, da Bélgica.
Anúncio
Cardoso foi o único jogador norte-americano que não foi titular. Em sua terceira participação na Liga dos Campeões da temporada, ele entrou aos 64 minutos da derrota em casa por 2 a 1 para o Bodø/Glimt, da Noruega.
Quinta-feira, na segunda divisão da Liga Europa, o meio-campista norte-americano Tanner Tessmann e o primeiro colocado Olympique Lyonnais tentarão garantir a primeira colocação na fase de mata-mata, quando o clube francês receber o PAOK da Grécia.
Os defesas-centrais Auston Trusty e Celtic estão agarrados ao 24º e último lugar na próxima eliminatória, antes da final crítica em casa contra os holandeses do Utrecht.