26/12/2025

Marco Zero de Brasília ganha visibilidade e resgata história do início da capital

Thelma Parada lembra com carinho do pai: “É impressionante pensar que, com tão pouco tempo de vida, ele fez tanto, por Brasília e por tanta gente”

Redescoberto durante as obras no Buraco do Tatu, o ponto central da capital ganha nova iluminação. A história do monumento, até hoje pouco conhecida, ressurge no aniversário de 65 anos de Brasília

Nem toda verdade precisa de uma data para se firmar, mas algumas ganham mais força justamente no Dia da Mentira, 1° de abril. Foi nesse dia, em 1957, que a família do arquiteto Joffre Mozart Parada chegou ao Planalto Central. Ele foi o responsável por cravar o ponto de partida da nova capital: o Marco Zero de Brasília. O local serviu como base para a construção do Plano Piloto e, até hoje, é a referência oficial para a medição das quilometragens das vias do Distrito Federal.

“Lembro de uma vez que ele parou comigo, ali mais ou menos no fim da W3 Sul, perto do Corpo de Bombeiros, e falou assim: ‘Vou parar para você fotografar essa imagem.’ E eu disse: ‘Mas estou sem máquina.’ E ele respondeu: ‘Fotografa com a memória.’ E me mostrou uma ruazinha, tipo trilho de carro, no meio do cerrado, e disse: ‘Essa vai ser a avenida mais movimentada. Vai ter comércio de um lado e residência do outro. Grava isso.’ E eu gravei”, narra Gláucia Nascimento, 79 anos, filha mais velha de Joffre.

A família do arquiteto veio de Goiânia e encontrou, no Planalto Central, a promessa de uma futura capital marcada pelo frio intenso e pela poeira constante. “Na época, eu tinha 10 anos e aqui era muito frio. Ventava demais. Aquele vento de deserto, sabe? Fazia um barulho forte. As torneiras e os canos eram galvanizados. E fazia tanto frio que, às vezes, a água simplesmente congelava, você abria a torneira e não saía nada”, recorda Gláucia. A cidade em construção era tomada pela poeira vermelha que cobria tudo. “Brasília inteira era poeira, porque tudo estava sendo construído. Meus irmãos e eu brincávamos nisso, e no fim do dia a perna estava cheia de pedrinhas.”

Gláucia conta que, assim como as irmãs, acredita que a mãe, Mercedes Parada, não tinha plena noção da importância do trabalho do marido, mas sabia que ele trabalhava muito, e fez a poeira se transformar em poesia e na capital que hoje abriga todos os brasileiros e gente de todos os cantos do mundo.

“Ela ajudou meu pai no mapa de desapropriação das terras. Ele fez o primeiro mapa do DF. Ela usava um planímetro para medir as áreas e eu ajudava colorindo o mapa. Ela me dava as cores e eu pintava as regiões: Taguatinga, Gama, Sobradinho… Está tudo nesse mapa. Tem Vicente Pires, Guariroba, Papuda, Pipiripau, Bananal… até hoje lembro dos nomes. E só 60 anos depois, é que o professor Elias Manoel da Silva, do Arquivo Público do DF, conseguiu provar que o mapa era mesmo do nosso pai”.

O primeiro engenheiro a chegar a essas terras, com a missão de acompanhar de perto a construção de Brasília, costumava ser reservado e não se vangloriava dos próprios feitos. Faleceu novo, aos 52 anos. “É impressionante pensar que, com tão pouco tempo de vida, ele fez tanto, por Brasília e por tanta gente”, afirma a engenheira civil, Thelma Parada, 70, segunda filha de Joffre.

Professor da Universidade de Brasília (UnB), Joffre atuou também como secretário de Estado, quando Joaquim Roriz ainda era prefeito, antes mesmo da criação do cargo de governador. Foi ele quem implantou o primeiro sismógrafo da capital. “Ele gostava muito da área de mineração. A Fercal, por exemplo, que hoje é uma região administrativa, nasceu de uma descoberta dele. Lembro como se fosse hoje: estávamos na cozinha lá de casa, uma cozinha grande, e ele chegou animado dizendo: ‘Descobri uma jazida’, recorda Thelma.

Por décadas, o disco de metal que marca o centro geográfico e simbólico da capital esteve escondido sob o asfalto. Sem nenhuma sinalização ou reverência, passou despercebido até que, durante obras de recapeamento no Buraco do Tatu iniciadas em 2024, ele foi reencontrado por operários. Para a família, essa redescoberta foi muito emocionante. “A gente sempre soube que ele existia, sabíamos que foi meu pai quem o implantou. O ponto exato, o cruzamento do Eixo Rodoviário com o Monumental”, ressalta Gláucia.

Confirmado por técnicos do DER-DF com base em registros do Arquivo Público, o local recebeu intervenções de preservação: marcações no solo e nas paredes laterais, protegidas contra pichações, e agora, em comemoração aos 65 anos da capital, um novo sistema de iluminação será instalado pela Companhia Energética de Brasília (CEB), com investimento de R$ 70 mil. A entrega oficial da nova ambientação ocorrerá nos próximos dias.

A iluminação utiliza projetores de tecnologia RGB, com até 3 milhões de combinações de cores, permitindo efeitos especiais em datas comemorativas e eventos. O controle é remoto, conectado ao Centro de Comando Operacional da CEB, para garantir segurança, monitoramento e manutenção constantes.

Por trás do Marco Zero

O Marco Zero de Brasília foi redescoberto durante as obras de reforma no Buraco do Tatu, passagem subterrânea que liga os eixos Sul e Norte da capital. Embora o ponto já fosse conhecido pelo Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF), a intervenção urbana trouxe visibilidade ao local onde a cidade foi oficialmente concebida. Trata-se do ponto exato onde os eixos Rodoviário e Monumental se cruzam, fincado em 20 de abril de 1957 pelo engenheiro e topógrafo Joffre Mozart Parada, à época chefe da equipe de topografia da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

“A cidade foi construída, na sua urbanidade, por Joffre Mozart Parada. Ele é um anônimo na história de Brasília. No papel, o mérito é de Lucio Costa, mas no chão, foi Joffre Mozart Parada que começou o projeto. Com a redescoberta do Marco Zero, a gente pretende honrá-lo e eternizá-lo, de forma concreta, na história do DF”, afirma o historiador do ArPDF, Elias Manoel da Silva.

Tribuna Livre, com informações da Agência Brasília.

Leia também
Mulher morre após ser atropelada por ônibus no Recanto das Emas
Mulher morre após ser atropelada por ônibus no Recanto das Emas
Motorista fica preso às ferragens após carro colidir com carreta no DF
Motorista fica preso às ferragens após carro colidir com carreta no DF
Incêndio de grandes proporções atinge restaurante na Asa Norte
Incêndio de grandes proporções atinge restaurante na Asa Norte
Homem dá tiros na rua, bate em viatura, atropela PM do DF e é baleado
Homem dá tiros na rua, bate em viatura, atropela PM do DF e é baleado
Mistério na QR 517: polícia apura morte em incêndio em Samambaia
Mistério na QR 517: polícia apura morte em incêndio em Samambaia
Operação prende detentos do semiaberto por descumprir regras do saídão
Operação prende detentos do semiaberto por descumprir regras do saídão
Verão no DF terá calor intenso, mas chuvas seguem dentro da média
Verão no DF terá calor intenso, mas chuvas seguem dentro da média
PM apreende armas, munições e drogas após perseguição em Ceilândia
PM apreende armas, munições e drogas após perseguição em Ceilândia
Detran suspende CNH de mais de 2,5 mil motoristas do DF
Detran suspende CNH de mais de 2,5 mil motoristas do DF
Máfia do Mounjaro: PCDF mira venda clandestina na Feira dos Importados
Máfia do Mounjaro: PCDF mira venda clandestina na Feira dos Importados
Homem morre atropelado por carro na faixa reversa da Via Estrutural
Homem morre atropelado por carro na faixa reversa da Via Estrutural
Homem que degolou companheira ameaçou esquartejá-la há três meses
Homem que degolou companheira ameaçou esquartejá-la há três meses

Equatorial Goiás: o que abre e fecha no feriado de Natal 

Clientes podem contar com os canais de atendimento digitais que estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana  Devido ao feriado de Natal, as agências e postos de atendimento presenciais da Equatorial Goiás estarão fechados em todo o estado na próxima quarta-feira (24), a partir das 12h,

Leia mais...

Entenda como a Receita Federal cruza dados do Pix

Não é mágica, é inteligência artificial: entenda como os sistemas do Fisco analisam bilhões de transações para encontrar sonegação e erros na declaração A fiscalização do Imposto de Renda pela Receita Federal ganhou um poderoso aliado: o Pix. Por trás da agilidade do sistema de pagamentos instantâneo, existe uma complexa

Leia mais...

Suspeito de invadir casa com comparsa é atropelado na fuga

Dupla estava furtando residência quando foram flagrados pela Polícia Militar. Um dos homens também foi baleado Dois suspeitos foram flagrados, por volta das 13h14 deste domingo (21/12), furtando uma residência na QSC 26, próximo ao lar dos velhinhos da região. Ao perceberem que foram pegos, iniciaram a fuga.  https://www.dailymotion.com/embed/video/x9w61b8?autoplay=1 Durante

Leia mais...

Brasilienses lotam feiras no último domingo antes do Natal

Expectativa dos feirantes é que a forte movimentação registrada neste domingo se mantenha até a véspera do Natal (24/12). A três dias do Natal, este domingo (21/12) foi marcado por intensa correria nas feiras populares do Distrito Federal. Desde cedo, consumidores lotaram a Feira dos Goianos, em Taguatinga, e a

Leia mais...

Cruzeiro tenta a contratação de Gerson, ex-Flamengo

Meio-campista trabalhou com o técnico Tite no clube rubro-negro e na seleção brasileira De volta ao futebol brasileiro após mais de um ano, o técnico Tite quer voltar a trabalhar com um velho conhecido: o volante Gerson, que fez parte do seu plantel no Flamengo, em 2023. Para isso, o

Leia mais...

Palmeiras encaminha venda de argentino ao River Plate

Jogador chegou ao Verdão em 2024 O Palmeiras já se movimenta para mudar o elenco na próxima temporada. O Verdão encaminhou a venda do volante agentino Aníbal Moreno ao River Plate, da Argentina. Segundo informações do “ge”, o River tentou um empréstimo, mas o Verdão só aceitava vender o jogador.

Leia mais...

Jogadores de clube paulista anunciam greve por atraso de salário

Com problemas financeiros, Ponte Preta enfrenta dificuldades financeiras, e atletas realizam paralisação até que valores sejam acertados Jogadores de clube paulista anunciam greve por atraso de salário A Ponte Preta vem se preparando para a temporada de 2026, mas passa por um momento delicado. Com problemas financeiros desde o meio

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.