Embora faça parte do partido desde 1995, é a primeira vez que o ex-governador é escolhido como presidente da agremiação.
Neste sábado (9), o ex-governador Marconi Perillo assumiu a presidência regional do PSDB. A convenção do partido foi realizada das 9h ao meio-dia na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Embora estivesse à frente da sigla no lugar do então dirigente José Eliton desde 2021, é a primeira vez que o político foi eleito presidente. Marconi ingressou no PSDB em 1995, quando era deputado estadual. Apesar de ser considerado a principal liderança, a legenda sempre foi dirigida por pessoas próximas ao ex-governador.
Durante o evento, o novo presidente abordou questões sobre a reestruturação do partido, que tem perdido relevância na política nacional e estadual, principalmente nas eleições municipais, mas também na oposição ao governo de Ronaldo Caiado (União Brasil).
Apesar dos desafios enfrentados pelo partido, o PSDB continua sendo a segunda legenda com mais filiados em Goiás, somando 69.179, em comparação aos 71.737 de agosto de 2022. A nível nacional, o partido contava com 1.352.597 filiados no ano passado, número que atualmente está em 1.327.137.
No âmbito nacional, com a saída de Eduardo Leite da presidência do PSDB, o deputado federal Aécio Neves mencionou Marconi como um dos possíveis nomes para ocupar o cargo. Em entrevista à Folha, além de Perillo, ele citou o ex-senador José Aníbal (SP), o ex-governador Reinaldo Azambuja (MS), a governadora Raquel Lyra (PE) e o líder na Câmara, Adolfo Viana (BA).
Tribuna Livre, com informações do PSBD-GO








