13/11/2025

Marina anuncia aumento nas medidas de combate e declara que “não há ocorrência de incêndios naturais na Amazônia”.

Marina: "É um cenário bastante preocupante e que, portanto, vai exigir do poder público e da sociedade, de um modo geral, uma ação de consciência ao que está acontecendo no mundo" - (crédito: José Cruz/Agência Brasil)
O governo planeja despachar um adicional de 149 brigadistas para intensificar os esforços de combate a incêndios na área, elevando o número total de agentes para 289. Este mês de outubro é considerado o mais crítico dos últimos 25 anos no estado.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, enfatizou que o principal catalisador dos incêndios na Amazônia é decorrente da prática do desmatamento, afirmando que “não existe fogo natural na região”. Ela fez esse anúncio durante uma coletiva ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés. Nessa coletiva, foi revelado o aumento de 149 brigadistas para combater as queimadas, elevando o total de agentes para 289. Os dados coletados na quinta-feira apontaram mais de 2,7 mil focos de calor no estado do Amazonas, de acordo com Marina.

Rodrigo Agostinho, presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), explicou que estão reforçando as ações no Amazonas com quase 150 brigadistas retirados de outras regiões do país. Além disso, o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) doarão 200 kits de proteção individual e combate a incêndios, como capacetes, balaclavas, óculos, lanternas de cabeça e cantis.

A ministra alertou sobre a necessidade de tomar medidas de prevenção devido ao agravamento das mudanças climáticas. Ela destacou que o cenário é preocupante e exigirá ação consciente por parte do poder público e da sociedade, devido às irregularidades climáticas que o mundo está enfrentando. Além disso, a ministra enfatizou que as queimadas decorrem de uma conjunção de três fatores: grande estiagem causada pelo El Niño, acúmulo de matéria orgânica ressecada e incêndios criminosos em propriedades particulares e áreas públicas.

No cenário atual, a cidade de Manaus foi coberta por uma onda de fumaça, colocando-a entre as cidades com pior qualidade do ar no mundo. O Amazonas registrou um recorde de 2.770 focos de queimadas até o feriado, o maior número já registrado para este mês. A queimada para “limpeza” de pastagens é uma prática proibida, comum na região, e a ministra apontou que os incêndios são resultado de ações criminosas e transformação da cobertura vegetal para usos específicos.

A ministra também propôs a suspensão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para propriedades onde sejam registrados focos de calor e incêndios não autorizados. O governo federal deve publicar uma medida provisória (MP) para liberar recursos adicionais destinados ao combate às chamas, quando todas as cidades em situação de emergência fornecerem suas principais necessidades locais. A situação na Amazônia é desafiadora, com previsões de mais sofrimento nos meses de outubro e novembro.

Tribuna Livre, com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-161889_293564_5050
Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado
logoMPDFT-4
Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos
logo2
Debate sobre danos ambientais no park way ocorre hoje em audiência
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios

Uma operação da Polícia Federal resultou na prisão de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação investiga um esquema de descontos considerados ilegais. Stefanutto havia sido exonerado do cargo pelo presidente da República após a vinda à tona de denúncias sobre as fraudes sob investigação.

Leia mais...

Quadra de esporte é totalmente reformada em Ceilândia

O espaço na QNM 10, em Ceilândia Norte, ganhou pintura nova, alambrados, instalação de traves e redes, além da obra na área externa Mais um espaço de lazer na maior cidade do DF foi totalmente reformado em Ceilândia. A quadra poliesportiva da QNM 10, em Ceilândia Norte, está de cara

Leia mais...

Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado

Polícia Federal indicia empresário do ramo de joias e outras 17 pessoas por suspeita de envolvimento com facções criminosas. Entre os indiciados, figura o empresário TH Joias, conhecido por sua proximidade com figuras políticas. A investigação, que durou meses, revelou um esquema complexo de lavagem de dinheiro e outros crimes,

Leia mais...

Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) implementará um programa de formação e treinamento focado no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), visando fortalecer a transparência nos projetos habitacionais. A iniciativa busca capacitar tanto os funcionários da Codhab quanto os representantes das entidades habitacionais, assegurando o

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.