08/12/2025

Mário Frias critica Lava Jato e Moro reage: ‘prendeu Lula enquanto você fazia papel de palhaço’

O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), ex-juiz responsável pela Lava Jato, rebateu as críticas do deputado federal Mário Frias (PL-SP), ex-secretário de Cultura, à operação - (crédito: Isac Nobrega/PR Ed Alves/CB/DA.Press)

Frias afirmou na segunda-feira, 10, que a operação realizou um combate “abstrato” contra a corrupção, em prol de poderes absolutos a promotores e juízes

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR), ex-juiz responsável pela Lava Jato, rebateu as críticas do deputado federal Mário Frias (PL-SP) à operação. Frias, ex-secretário de Cultura durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), afirmou na segunda-feira, 10, que a operação realizou um combate “abstrato” contra a corrupção, em prol de poderes absolutos a promotores e juízes. “Perca sua liberdade, para fazer feliz um burocrata não eleito”, disse o deputado no X (antigo Twitter).

Sergio Moro, que também integrou o primeiro escalão de Bolsonaro à frente da pasta de Justiça, respondeu o ex-secretário chamando-o de “palhaço”. “A Lava Jato prendeu o Lula, enquanto você fazia papel de palhaço na televisão”, disse o ex-juiz na mesma rede social nesta quarta-feira, 12, referindo-se à carreira do parlamentar como ator e apresentador de TV. Frias foi procurado para comentar a declaração de Moro, mas não respondeu.

Moro não é o primeiro ex-ministro de Bolsonaro a se envolver em um embate público com Mário Frias. O ex-secretário trocou farpas com Ricardo Salles (Novo-SP) após a eleição à presidência da Câmara, na qual a sigla do ex-ministro do Meio Ambiente apoiou a candidatura de Marcel van Hattem (Novo-RS) e o PL, a de Hugo Motta (Republicanos-PB).

Ao celebrar os votos do correligionário, Salles afirmou que a votação de Van Hattem era “reduzida, porém honrosa”. O gaúcho, em resposta ao colega paulista, disse que os votos do Novo “explodirão em 2026”.

Mário Frias, então, afirmou que a declaração de Van Hattem foi a admissão de que a bancada do Novo montou um “teatro” com o intuito de angariar votos em 2026, às custas de “desgastar” Jair Bolsonaro. Salles desmentiu a afirmação e, em resposta, Frias pediu para o ex-ministro do Meio Ambiente “ser homem”.

Moro e Frias tiveram cargos no governo Bolsonaro, mas não chegaram a ocupar o primeiro escalão ao mesmo tempo. Moro deixou o cargo em abril de 2020, após criticar o então presidente por uma suposta tentativa de intervenção na Polícia Federal (PF). Frias foi nomeado para a Secretaria de Cultura em junho daquele ano, substituindo a atriz Regina Duarte.

Tribuna Livre, com informações da Agência Estado

Leia também
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

Homem mata companheira em Caldas Novas

O crime foi motivado por discussão envolvendo drogas. Um homem de 53 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4), em Caldas Novas, suspeito de matar a companheira, de 48 anos, com golpes de barra de ferro durante a madrugada. Conforme a Polícia Militar, ele confessou o crime no momento

Leia mais...

GDF leva pavimentação com bloquetes a ruas da Estrutural

Trabalho envolve recuperação de vias antigas e obras em áreas que nunca receberam infraestrutura A Estrutural vive uma nova fase de urbanização com a chegada da pavimentação de ruas que ainda estão em solo exposto e com a recuperação de trechos desgastados pelo tempo. A ação inclui também a pintura

Leia mais...

Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas

O consumo de energia por data centers está previsto para um aumento exponencial na próxima década, impulsionado principalmente pela expansão da inteligência artificial. Um relatório recente aponta que a demanda energética dessas instalações deverá atingir 106 gigawatts até 2035, um salto considerável em relação aos 40 gigawatts atuais. A expansão

Leia mais...

Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) registrou a trajetória do juiz Flavio Augusto Martins Leite, titular do 2º Juizado Especial Cível de Brasília, por meio do Programa História Oral. A entrevista, conduzida pelo desembargador Roberval Belinati, 1º vice-presidente do TJDFT, ocorreu no Memorial TJDFT –

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.