16/12/2025

Médico critica medidas de Trump na saúde: “Prenúncio de uma nova pandemia”

Assim que tomou posse como presidente, Trump assinou um decreto para que os Estados Unidos deixem a Organização Mundial da Saúde (OMS) - (crédito: Jim Watson/Pool/AFP)

Especialista avalia que o mundo deve ficar em alerta, pois sem informações das agências de saúde dos EUA vai parecer que “estamos tão longe quanto estávamos da China em 2020”

O médico Luís Roberto Correia criticou, nesta quinta-feira (23/1), a decisão do governo do presidente Donald Trump de determinar que as agências federais de saúde dos Estados Unidos pausem as comunicações externas, como as divulgações de relatórios científicos, atualizações de sites e avisos.

O especialista avalia que o mundo deve ficar em alerta, pois sem informações vai parecer que “estamos tão longe quanto estávamos da China em 2020”. “Muitos especialistas dizem que pode ser um prenúncio de uma nova pandemia. Isso é extremamente grave. Pode significar o que já vimos no Brasil. Decisões populistas e negacionistas do Trump e os seus escolhidos podem decidir não fazer nada se a gripe aviária se tornar pandêmica e o mundo não vai saber. Isso é um alerta para que todos os países se preparem com mais afinco”, cita o médico ao Jornal CBN.

Assim que tomou posse como presidente, na segunda (20/1), Trump assinou um decreto para que os Estados Unidos deixem a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na decisão, ele instruiu as agências federais a “pausar futuras transferências de fundos do governo dos Estados Unidos, apoio ou recursos à OMS”, e as insta a “identificar sócios americanos e internacionais confiáveis e transparentes para assumir as atividades necessárias previamente empreendidas pela OMS”.

A nova gestão de Trump também anunciou planos para revisar e rescindir a iniciativa de saúde do governo de Joe Biden, conhecida como Estratégia de Segurança Sanitária Global 2024, desenhada para responder às ameaças de doenças infecciosas, “assim que possível”.

Sem o financiamento dos EUA, a OMS teria que passar por uma reestruturação significativa e poderia prejudicar os esforços mundiais de saúde pública, principalmente na vigilância e no combate a epidemias.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse.

Leia também
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro.
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026

Corpo carbonizado é encontrado dentro de carro no Sol Nascente

Incêndio ocorreu na madrugada deste domingo (14) no Sol Nascente; vítima foi encontrada carbonizada dentro do veículo Um corpo carbonizado foi encontrado dentro de um veículo de passeio que pegou fogo na madrugada deste domingo (14/12), no Setor Habitacional Sol Nascente, nas proximidades da Feira do Produtor, no Distrito Federal.

Leia mais...

Incidentes com pipas na rede elétrica crescem 14% no DF

Neoenergia Brasília alerta para riscos durante as férias escolares após mais de 400 ocorrências registradas em 2025 Entre janeiro e novembro deste ano, a Neoenergia Brasília registrou 411 ocorrências de incidentes envolvendo pipas na rede elétrica,  um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.