Militares norte-americanos em exercício na Lituânia desapareceram na quarta (26/3), próximo à fronteira com Belarus
Equipes de resgate dos Estados Unidos e da Aliança do Tratado do Atlântico Norte (Otan) retomaram a busca por soldados estadunidenses desaparecidos em treinamento na Lituânia nesta quinta (27/3). Na quarta (26/3), o veículo dos militares foi encontrado submerso na água.
Formadas pelas Forças Armadas da Lituânia, dos EUA e agentes locais, as equipes iniciaram a escavação em um pântano para encontrar mais pistas. Segundo o ministro lituano da Defesa, Dovile Sakaliene, o foco dos trabalhos é drenar a água do pântano.
Os soldados dos EUA desapareceram durante treinamento na região de Pabradé, leste do país que integra a Otan e costuma receber tropas para exercícios militares. A cidade é próxima da fronteira com Belarus, país aliado da Rússia.
O caso ocorreu dias após o ministro das Relações Exteriores da Lituânia, Kestutis Budrys, dizer ao secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que o país estava pronto para receber mais tropas dos EUA.
A megaoperação, feita também em florestas da região, continuará até que os militares desaparecidos sejam encontrados, de acordo com Sakaliene. O veículo operado pelos soldados era um blindado M88 Hercules, identificado a 5 metros de profundidade.
Tribuna Livre, com informações da AFP