14/11/2025

Mendonça Filho defende saída do União Brasil do governo Lula

Na avaliação do deputado, a União Brasil precisa se manter distante do governo, "sem nenhuma participação ministerial", após a formação da federação com o Partido Progressista - (crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Crítico do governo, Mendonça Filho (PE) afirma ser a favor da saída total da legenda e da construção de um nome único da centro-direita para disputar as eleições presidenciais em 2026

Recife — Ex-ministro da Educação e um dos principais críticos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Pernambuco, o deputado federal Mendonça Filho (União Brasil) defende a saída dos ministros da legenda do atual governo. Ele também defende a formação de um nome único da centro-direita para a disputa presidencial de 2026.

“Eu, historicamente, sempre fui antagonista ao PT. A linha de pensamento é completamente diferente da minha história política. Sempre me posicionei contra qualquer sustentação ao governo petista”, afirmou o deputado pernambucano nesta segunda-feira (1/9), durante a 14ª edição do Fórum Nordeste, em Recife, que reuniu autoridades e empresários para debater os desafios da transição energética na região.

Contudo, Mendonça Filho não soube precisar quando o partido deverá realmente se afastar do governo. Atualmente, três ministérios são comandados por parlamentares do União Brasil: Integração Nacional (Waldez Góes), Turismo (Celso Sabino) e Comunicações (Frederico Siqueira Filho).

“Não tenho condição de falar pelo partido, porque sou apenas um deputado entre vários da União Brasil. Na Câmara, até há uma relativa maioria crítica ao PT, mas uma parcela relevante ainda apoia o governo e defende a manutenção desse apoio”, disse.

Na avaliação do deputado, a União Brasil precisa se manter distante do governo, “sem nenhuma participação ministerial”, após a formação da federação com o Partido Progressista.

“A partir do momento em que a federação começa a funcionar como partido político, as decisões serão colegiadas, envolvendo ambos os partidos. Não sei ainda quando essa mudança ocorrerá, mas, por enquanto, as decisões são mais partidárias”, explicou. “Partidariamente, a União Brasil tem uma posição muito mais crítica em relação à atual gestão do presidente Lula”, acrescentou.

Sobre o posicionamento do União Brasil em relação ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos atuando em favor do pai, ex-presidente Jair Bolsonaro, Mendonça Filho evitou comentar. “Não sei. Não sei qual será a posição do partido. Não falo sobre o partido”, disse.

Quanto às eleições de 2026, o deputado lembrou que o União tem um pré-candidato à Presidência, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, mas não descartou apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que aparece à frente de Caiado nas pesquisas e pode receber apoio de Bolsonaro, atualmente inelegível.

“Defendo que possamos unificar o nome em torno de um candidato que pode ser o próprio Caiado ou, por exemplo, Tarcísio, dependendo da formação de um consenso da centro-direita. Unidos, tenho certeza de que vamos ganhar a eleição”, concluiu.

Tribuna Livre, com informações da Companhia do deputado federal Mendonça Filho (União Brasil)

Leia também
f1280x720-151780_283455_5050
Paulo pimenta exalta pf e critica bolsonaro por fraudes no inss
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações

Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes

Uma colaboração entre a Polícia Federal Australiana (AFP) e a Universidade Monash resultou no desenvolvimento de uma tecnologia que visa combater o uso indevido da inteligência artificial. A ferramenta, denominada “Silverer”, emprega uma técnica inovadora conhecida como envenenamento de dados, com o objetivo de frustrar as ações de indivíduos mal-intencionados

Leia mais...

Estes são os principais golpes na black friday; proteja-se

Black Friday acende alerta para fraudes e golpes online Com a proximidade da Black Friday, período conhecido por grandes descontos e promoções, consumidores devem redobrar a atenção para evitar cair em golpes. A expectativa de economizar atrai muitos compradores, mas também oportuniza ações de criminosos que se aproveitam do aumento

Leia mais...

Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização para que diversos políticos e influenciadores visitem o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra em regime de prisão domiciliar desde agosto. Entre os nomes autorizados a se encontrarem com o ex-presidente estão os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG)

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.