Índice teve queda em relação à semana anterior, de acordo com o Boletim Focus
Pela quarta semana seguida, os analistas de mercado projetam a queda da inflação em 2023. A expectativa, de acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 12, pelo Banco Central, é que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche o ano em 5,42% ante a projeção de 5,69%, na semana anterior.
O boletim também projetou a queda da inflação para 2024, passando de 4,12% na semana anterior para 4,04% nesta semana, e para 2025, de 4% para 3,9%.
Os analistas também projetam o aumento do Produto Interno Bruno (PIB) para este ano. Há quatro semanas, a projeção era de 1,02%. Agora, passou a 1,84%. Para 2024, os analistas, no entanto, projetam queda do crescimento da economia, de 1,28%, na semana anterior, para 1,27%, nesta semana.
Pela oitava semana seguida, o Focus indica manutenção da taxa de juros em 12,5% para 2023. Atualmente, a Selic está em 13,75%.
Para o câmbio, a projeção é que o dólar feche o ano cotado a R$ 5,10, mesmo valor da semana passada.
Divulgado toda segunda-feira, o Boletim Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, inflação, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.
Sede do Banco Central em Brasília
| Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil