12/11/2025

Mergulhadores reforçam buscas por desaparecidos em desabamento de ponte

Até o momento, são seis mortes confirmadas - (crédito: Divulgação)

Autoridades somam esforços à procura de vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, que liga Aguiarnópolis, no Tocantins, a Estreito, no Maranhão. Marinha corrigiu o número de mortos na tragédia

As buscas por desaparecidos após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, foram retomadas ontem. O trabalho havia sido suspenso na sexta-feira por conta do risco de desabamento do que sobrou da estrutura, que liga Aguiarnópolis, no Tocantins, a Estreito, no Maranhão. A Marinha ainda corrigiu para nove o número de mortos e oito o número de desaparecidos.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a chegada e a instalação de equipamentos de precisão permitiram o retorno dos trabalhos no local. O monitoramento da estrutura, que desabou na tarde do domingo passado, é contínuo.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou o envio de oito militares especializados em mergulho e equipamentos para auxiliar nas operações de resgate após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga o Maranhão ao Tocantins.

O comunicado foi feito por meio das redes sociais, onde o ele lamentou as mortes e destacou a importância da solidariedade diante da tragédia. “Autorizei o envio de 8 militares mergulhadores do DF, muito bem preparados, além de equipamentos apropriados para esse tipo de operação”, escreveu Ibaneis.

“Vamos colaborar com o trabalho de resgates, após a tragédia da ponte que liga o Maranhão ao Tocantins. Ainda há pessoas desaparecidas, e sabemos o quanto é importante a união e a solidariedade em momentos como este”, disse o governador.

A Marinha, que havia chegado a divulgar 11 mortes, atualizou o número após a identificação do corpo encontrado no final da tarde de sexta. Foi concluído que se tratava de um dos corpos identificados em um dos veículos sob os escombros, que já havia sido identificado pelos mergulhadores no dia anterior.

Ao todo, o acidente deixou 18 vítimas, uma delas foi resgatada com vida. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), um corpo localizado na quinta-feira continua preso nas ferragens do carro submerso no rio Tocantins. As buscas pelas demais vítimas desaparecidas seguem sendo realizadas com o auxílio de mergulhadores e barcos. Segundo o relatório da corporação, há 10 veículos submersos no Rio Tocantins, sendo 4 caminhões, 3 carros e 3 motocicletas.

A estrutura da ponte colapsou causando a queda de três caminhões, incluindo um com ácido sulfúrico e dois com defensivos agrícolas. A estrutura, da década de 1960, tinha mais de meio quilômetro de extensão quando seu vão central se desprendeu e mergulhou em direção ao rio com vários veículos sobre ela.

Em razão da calamidade, a Prefeitura de Estreito, município do interior do Maranhão, decretou situação de emergência, ressaltando a falta de especialistas e recursos para realizar os resgates e buscas por possíveis vítimas.

Em nota, DNIT informou que a causa do desabamento está sendo investigada. Setenta e nove militares da Força Naval estão atuando no local. Quarenta e quatro mergulhadores — 18 da Marinha, 10 dos bombeiros do Maranhão, 10 dos bombeiros do Tocantins e seis dos bombeiros do Pará — também ajudam a localizar os corpos das vítimas.

Contaminação

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) divulgou resultados de análises sobre a qualidade da água do rio Tocantins após o desabamento. O levantamento realizado pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Embrapa e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) indica, até o momento, ausência de vazamento de ácido sulfúrico e níveis de defensivos dentro dos limites permitidos pela legislação, sem indícios de contaminação decorrente do acidente, de acordo com comunicado do governo federal.

Desde a semana passada havia um temor de uma contaminação, ameaçando a saúde da população que consome direta e indiretamente a água do rio e também a vida marinha de toda a região.

Tribuna Livre, com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

Leia também
logoMPDFT-4
Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos
logo2
Debate sobre danos ambientais no park way ocorre hoje em audiência
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 

Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) implementará um programa de formação e treinamento focado no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), visando fortalecer a transparência nos projetos habitacionais. A iniciativa busca capacitar tanto os funcionários da Codhab quanto os representantes das entidades habitacionais, assegurando o

Leia mais...

Não é só o sol: estrela ejeta plasma em evento inédito

Astrônomos testemunham, pela primeira vez, uma estrela diferente do Sol expelindo um jato de plasma conhecido como ejeção de massa coronal (CME). O fenômeno, similar ao que ocorre em explosões solares, foi captado por instrumentos espaciais e terrestres. A descoberta, realizada através da sonda espacial XMM-Newton da Agência Espacial Europeia

Leia mais...

Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou críticas ao deputado federal Guilherme Derrite, relator do Projeto de Lei (PL) Antifacção, questionando sua expertise em investigações e inteligência contra o crime organizado. Derrite, atualmente licenciado do cargo de secretário de Segurança Pública do governo de São Paulo, liderado por Tarcísio de

Leia mais...

Música criada por ia engana 97% dos ouvintes, revela estudo

Uma pesquisa recente revelou um dado surpreendente: a grande maioria dos ouvintes não consegue diferenciar músicas criadas por inteligência artificial daquelas compostas por humanos. O estudo Deezer-Ipsos, divulgado nesta quarta-feira, aponta que 97% dos participantes não notaram a diferença, um resultado que acentua as crescentes preocupações sobre o impacto da

Leia mais...

Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate

O cenário político digital contemporâneo enfrenta um desafio crescente: a simulação de apoio popular através de operações pagas nas redes sociais. Esta tática, que busca distorcer a percepção pública e influenciar algoritmos, levanta sérias questões sobre a integridade dos processos eleitorais e a autenticidade do engajamento online. A estratégia, frequentemente

Leia mais...

Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga

Após 25 anos foragido, Francisco Edson Pereira foi condenado a 18 anos e 9 meses de reclusão em regime inicial fechado pelo Tribunal do Júri do Gama. A decisão, proferida nesta terça-feira, 11 de novembro, é resultado da atuação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.