17/12/2025

México e Colômbia recusam voos semelhantes ao que trouxe deportados ao Brasil

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Petro fala em dignidade e respeito e diz que só aceitará repatriações em aviões civis; Casa Branca não se pronuncia

A Colômbia se recusou a receber dois voos militares carregando deportados dos Estados Unidos neste domingo (26), disse uma autoridade americana à agência de notícias Reuters, com o presidente Gustavo Petro citando o caso dos brasileiros que chegaram algemados ao país e acusam agentes de imigração americanos de agressão e tratamento degradante.

De acordo com a autoridade, que falou à Reuters em condição de anonimato, o avião com 80 migrantes já havia decolado do estado da Califórnia quando o governo colombiano suspendeu a autorização. Na sexta (24), mesmo dia em que os brasileiros começaram sua viagem de deportação, a imprensa americana relatou que o México também se recusou a receber um voo militar com deportados.

Citando o caso brasileiro, Petro disse neste domingo (26) que não permitirá aviões militares dos EUA façam voos de deportação até o seu país. “Um migrante não é um criminoso e deve ser tratado com a dignidade que um ser humano merece”, afirmou Petro em publicação no X.

“Não posso fazer com que migrantes fiquem em um país que não os quer; mas se esse país os devolve, deve ser com respeito, em aviões civis”, afirmou. “A Colômbia exige respeito.” O presidente colombiano ressaltou que mais de 15 mil americanos em situação irregular vivem em seu país.

Já o voo que estava marcado para levar outros 80 migrantes deportados para o México teve a autorização do governo mexicano rescindida antes de decolar. Outros três voos com destino à Guatemala com 80 pessoas cada, dois deles, militares, foram concluídos sem problemas, disseram autoridades americanas à emissora NBC. A Cidade do México não deu detalhes para a recusa do voo.

O Itamaraty, por sua vez, disse no sábado (25) que pedirá explicações ao governo Donald Trump sobre o “tratamento degradante” contra os brasileiros no voo de deportação. Os migrantes que chegaram a Belo Horizonte no sábado relataram agressões, ameaças e tratamento degradante que sofreram por parte dos agentes de imigração americanos.

Vários disseram ter ficado 50 horas algemados, sem ar condicionado no voo e sujeitos a abusos dos americanos, e relatam que só conseguiram alertar as autoridades brasileiras depois de abrir uma das portas de emergência do avião e gritar por socorro do alto da asa.

“A gente disse pra eles: nós não vamos mais viajar nesse avião, chama a nossa polícia, tira a gente daqui”, afirma Denilson José de Oliveira, 26 anos. “Senti muito medo. Parecia que estavam tentando nos matar.”

Segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o governo Lula determinou a retirada das algemas dos brasileiros assim que foi informado da situação pela PF. O ministro falou em “flagrante desrespeito” dos direitos dos brasileiros. O Planalto também enviou um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para fazer o transporte dos migrantes até Belo Horizonte, destino final do voo original.

Tribuna Livre, com informações da BBC News

Leia também
Ataques dos EUA no Pacífico contra três embarcações deixam oito mortos
Ataques dos EUA no Pacífico contra três embarcações deixam oito mortos
Adolescentes se tornam 'escravos' do narcotráfico na França
Adolescentes se tornam 'escravos' do narcotráfico na França
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro.
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026

Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH

Departamento segue a resolução do Contran e prevê mudanças nas aulas e exames para obtenção da CNH Em meio a mudanças nacionais na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou que vai implementar, até o fim do ano, algumas medidas relacionadas ao

Leia mais...

Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia

O acidente ocorreu na tarde desta terça-feira (16/12), na ADE Q3, no P Sul. Condutor do veículo permaneceu na via Uma criança de 9 anos foi atropelada por um carro na tarde desta terça-feira (16/12), na ADE Q3, no P Sul, em Ceilândia. Após o acidente, ela foi encaminhada ao

Leia mais...

Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá

No local, máquinas e veículos pesados realizavam a limpeza de um lote, o que levantou indícios de ocupação irregular e possível crime patrimonial Uma denúncia de invasão de propriedade privada, acompanhada da suspeita de uso de documento público falsificado, mobilizou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), na região da

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.