13/11/2025

México repatria 34 cidadãos do Haiti devido à escalada da violência

Grupo de cidadãos mexicanos sendo evacuados de um local indeterminado no Haiti nesta segunda-feira (1/4) - (crédito: HANDOUT / MEXICAN FOREIGN MINISTRY / AFP)

a coletiva foram apresentadas imagens dos mexicanos entrando em um helicóptero para serem levados à embarcação, já que o aeroporto de Porto Príncipe está fechado em meio às hostilidades

Um grupo de 34 mexicanos que residiam no Haiti foram repatriados a bordo de uma embarcação militar devido à intensificação da violência e à crise política no país caribenho, informou o governo do México nesta segunda-feira (1º).

A chanceler Alicia Barcena afirmou na coletiva de imprensa presidencial matinal que os mexicanos resgatados são 24 mulheres e dez homens. No grupo há sete menores de idade e quatro funcionários diplomáticos.

“Foi necessária uma operação muito especial, na qual a embarcação da secretaria da Marinha navegou para águas próximas do Haiti e resgatou estes 34 compatriotas que já estão no caminho de volta e vão chegar às nossas costas”, disse a chanceler.

Na coletiva foram apresentadas imagens dos mexicanos entrando em um helicóptero para serem levados à embarcação, já que o aeroporto de Porto Príncipe está fechado em meio às hostilidades.

O Haiti, que já enfrentava uma profunda crise política e de segurança, sofre um recrudescimento da violência desde o início de março, quando várias gangues uniram forças para atacar locais estratégicos da capital.

Tribuna Livre, com informações da Agence France-Presse

Deixe um comentário

Leia também
exploso-estelar-scaled-1
Não é só o sol: estrela ejeta plasma em evento inédito
Musica-1200x675-1
Música criada por ia engana 97% dos ouvintes, revela estudo
Panamá apreende 12 toneladas de cocaína no Pacífico
Panamá apreende 12 toneladas de cocaína no Pacífico
deepfake
Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes
SALOUTTI-1200x675-1
Inteli forma a primeira turma e promete revolução na educação tecnológica
Destaque-Vomito-fossilizado-de-dinossauro-scaled-1
Fóssil raro no brasil revela nova espécie de pterossauro
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
facial-reconhecimento-scaled-1
Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno
2025-06-25T143726Z_1_LYNXMPEL5O0R4_RTROPTP_3_OPENAI-RESTRUCTURING
Openai atinge um milhão de clientes e impulsiona ia empresarial
cirurgia-rob
Médicos realizam primeira cirurgia remota de avc com robô no mundo
EUA e Bolívia anunciam normalização da relação diplomática após quase duas décadas
EUA e Bolívia anunciam normalização da relação diplomática após quase duas décadas
COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia
COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios

Uma operação da Polícia Federal resultou na prisão de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação investiga um esquema de descontos considerados ilegais. Stefanutto havia sido exonerado do cargo pelo presidente da República após a vinda à tona de denúncias sobre as fraudes sob investigação.

Leia mais...

Quadra de esporte é totalmente reformada em Ceilândia

O espaço na QNM 10, em Ceilândia Norte, ganhou pintura nova, alambrados, instalação de traves e redes, além da obra na área externa Mais um espaço de lazer na maior cidade do DF foi totalmente reformado em Ceilândia. A quadra poliesportiva da QNM 10, em Ceilândia Norte, está de cara

Leia mais...

Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado

Polícia Federal indicia empresário do ramo de joias e outras 17 pessoas por suspeita de envolvimento com facções criminosas. Entre os indiciados, figura o empresário TH Joias, conhecido por sua proximidade com figuras políticas. A investigação, que durou meses, revelou um esquema complexo de lavagem de dinheiro e outros crimes,

Leia mais...

Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) implementará um programa de formação e treinamento focado no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), visando fortalecer a transparência nos projetos habitacionais. A iniciativa busca capacitar tanto os funcionários da Codhab quanto os representantes das entidades habitacionais, assegurando o

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.