19/11/2025

Michelle Bolsonaro pede que Lula “baixe as armas” diante de tarifas de Trump

Michelle Bolsonaro diz que Brasil está sendo visto como uma "ditadura disfarçada de democracia" - (crédito: Carolina Antunes/PR)

Ex-primeira-dama cobra postura do presidente diante de sanções dos EUA através de carta lida em evento no Acre

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro leu neste sábado (12/7) durante um evento no Acre, uma carta pública endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No documento, ela pede que o petista “baixe as armas da provocação”, adote uma postura conciliadora diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos e deixe de lado o que chama de “desejo de vingança”.

O texto, lido diante de apoiadores, faz duras críticas ao atual governo e atribui à condução política de Lula a responsabilidade pela deterioração da imagem do Brasil no exterior. “É tempo de assumir os erros, de se arrepender, de pensar no povo e tentar salvar o que ainda é possível salvar para o bem do país inteiro”, disse Michelle.

Ela também acusou o presidente de alimentar divisões internas, se aliar a “movimentos terroristas e ditadores” e conduzir o país para um cenário semelhante ao de regimes autoritários. “A imagem de um Brasil pacífico e de progresso está destruída porque você está se juntando a essas pessoas e arrastando o país para o buraco”, afirmou.

Michelle classifica ainda, as tarifas de 50% anunciadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros como consequência de uma política externa equivocada. “Essas sanções só foram aplicadas, até hoje, a países reconhecidos como ditadura”, declarou.

Além disso, comparou os líderes do governo a “uma cobra que se enrola devagar e sufoca a sua vítima” e afirmou que Lula governa o país movido a ideologias doentias e desejo de vingança. Nas palavras dela, o país estaria sendo visto como uma “ditadura disfarçada de democracia” e caminhando para o mesmo cenário de Cuba e Venezuela.

Ao final do discurso, ela faz um apelo por trégua. “É hora de baixar as armas da provocação, cessar os tambores de ofensas e hastear a bandeira do diálogo e da paz. O Brasil não precisa de discursos cheios de raiva. O nosso povo precisa de cuidado e de um governo responsável. Abandone as perseguições e comece a trabalhar pela unidade e pela verdadeira liberdade do nosso povo. Dá tempo!”. disse.

Finaliza, ainda, com uma citação religiosa: “Todo poder vem de Deus, mas ai daquele que o usa para oprimir os inocentes.”

Tribuna Livre, com informações de Redes Sociais

Leia também
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada

Exxon mobil mira exploração de petróleo na foz do amazonas

A Exxon Mobil demonstra forte interesse na exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, aguardando o desenvolvimento da infraestrutura necessária pela Petrobras e a subsequente licitação de áreas. A informação foi divulgada por um alto executivo da SBM Offshore, empresa que atua como parceira de grandes companhias petrolíferas.

Leia mais...

Confira onde Equatorial Goiás vai precisar interromper temporariamente fornecimento de energia para realizar manutenções esta semana

Ações acontecem em cidades como Águas Lindas de Goiás, Jataí, Luziânia, Goiânia e Aparecida de Goiânia, com trocas de postes, transformadores e cabos para acelerar reconstrução da rede elétrica A Equatorial Goiás realiza, ao longo desta semana, serviços programados de manutenção e reconstrução da rede elétrica em diversas regiões do

Leia mais...

Parceria garante atendimento educacional a custodiados do DF

Serviço inédito no país vai acompanhar pessoas em cumprimento de pena no sistema prisional nas escolas da Secretaria de Educação do DF A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF) firmaram uma parceria inédita para ampliar o acesso à educação de

Leia mais...

Jeff bezos entra no mundo da ia com startup de us$ 6,2 bilhões

Jeff Bezos, fundador da Amazon, está se preparando para um retorno formal ao mundo dos negócios como codiretor executivo de uma nova startup focada em inteligência artificial. A empresa, denominada Project Prometheus, mira no desenvolvimento de IA para engenharia e fabricação em setores como computação, indústria automotiva e aeroespacial. O

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.