25/11/2025

Milei demite subsecretário que cobrou desculpas de atletas por ato racista

Jogadores foram filmados dentro do ônibus da Seleção cantando uma música racista, após vencerem a Copa América - (crédito: Luis ROBAYO/AFP)

Julio Garro cobrou que Messi, capitão da seleção, e a Federação Argentina de Futebol, pedissem desculpas após o vídeo viral dos jogadores com falas racistas sobre jogadores franceses

O presidente da Argentina Javier Milei demitiu, na quarta-feira (17/7), o subsecretário de Esportes da Argentina, Julio Garro, que fez uma declaração contra os cantos racistas dos jogadores da seleção e cobrou que eles se desculpassem.

Na segunda-feira (15), uma live feita pelo jogador Enzo Fernández, da seleção e que defende o Chelsea, mostrou vários outros atletas entoando um canto de cunho racista após a vitória no Copa América, contra a seleção colombiana.

“Eles jogam pela França, mas são de Angola. Que bom que eles vão correr, se relacionam com transexuais. A mãe deles é nigeriana, o pai deles cambojano, mas no passaporte: francês”, cantaram os jogadores na ocasião.

O caso incomodou vários jogadores da seleção francesa e colegas de clube de Enzo Fernández, que, inclusive, pararam de segui-lo nas redes sociais. A Federação Francesa de Futebol condenou o caso. O Chelsea, da Inglaterra, afirmou que abriu um processo disciplinar contra Fernández. A Fifa anunciou que vai investigar.

Autor da gravação do vídeo, o jogador de 23 anos se desculpou nas redes sociais. Nos stories do Instagram, ele afirmou que luta “contra a discriminação de todas as formas” e se desculpou por ter “se exaltado”.

Na Argentina

Em entrevista ao portal Corta, Julio Garro cobrou Messi, que é o capitão da seleção, e também o presidente da federação, sobre um pedido de desculpas. “Isso nos deixa, como país, em uma situação ruim depois de tantas glórias”, disse.

Contudo, uma postagem do gabinete do presidente Javier Milei afirmou que “nenhum governo pode dizer o que comentar, o que pensar ou o que fazer à Seleção Argentina”, enaltecendo as conquistas recentes da equipe.

A mesma postagem, anunciou a demissão de Julio Garro do cargo de subsecretário de Esportes.

Tribuna Livre, com informações da AFP

Deixe um comentário

Leia também
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa
mundo-moderno
Avanço tecnológico: saúde humana em risco?
perfil-Sama-1-1200x675-1
Inteligência artificial: o segredo para pequenos negócios crescerem mais rápido

Pátio de Transbordo do Gama passa por recuperação asfáltica

Serviço beneficia cerca de 134 mil pessoas, entre moradores da cidade e de regiões próximas A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) finalizou a recuperação asfáltica do Pátio de Transbordo do Gama. A intervenção foi motivada por uma necessidade de adequação ambiental. Durante a operação, iniciada em 10

Leia mais...

Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios

A inteligência artificial (IA) emergiu como um poderoso motor macroeconômico, com potencial para influenciar o crescimento, a produtividade e os mercados financeiros. Essa avaliação é compartilhada por diversas instituições financeiras, incluindo BCA Research, Barclays, Bank of America e JP Morgan, embora ressaltem a existência de riscos consideráveis. A contribuição da

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.