09/11/2025

Ministro da CGU rebate Rui Costa e diz que INSS foi avisado de fraudes

A CGU atua de forma preventiva, fazendo auditorias e orientações em órgãos públicos para prevenir casos de corrupção, disse ministro - (crédito: Platobr)

Em coletiva para anunciar o plano de ressarcimento dos descontos ilegais, Vinicius Marques de Carvalho garantiu que a Controladoria alertou o INSS em uma série de reuniões sobre a necessidade de aumentar os controles e sistemas para prevenir fraudes

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, rebateu nesta quinta-feira (8/5) as críticas que sofreu do ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre não ter alertado o governo federal sobre o esquema de fraudes no INSS.

Carvalho frisou que o INSS foi alertado em uma série de reuniões sobre a necessidade de aumentar os controles e sistemas para prevenir fraudes, mas que os investigadores só começaram a saber o tamanho do esquema criminoso durante a Operação Sem Desconto, deflagrada em abril.

“Foram feitas várias reuniões no INSS, que tiveram a presença de uma série de atores, com alertas sobre a necessidade de se melhorar os controles e revisar procedimentos, e eventualmente fazer recadastramento, reavaliação, revalidação, esse tipo de coisa”, respondeu o ministro ao ser questionado durante coletiva no Palácio do Planalto.

“Agora, o tamanho do problema, eu ia dizer aqui que a gente ficou sabendo no dia da operação, mas não sabemos. Porque você teve uma operação desencadeada naquele dia, com todas as medidas que mencionamos aqui, e ainda temos desdobramentos. Foram 211 mandados de busca e apreensão, 800 policiais, 80 auditores da CGU envolvidos”, acrescentou.

Carvalho também reforçou que a CGU atua de forma preventiva, fazendo auditorias e orientações em órgãos públicos para prevenir casos de corrupção, mas que a investigação eventualmente levou a uma ação policial para responsabilizar os criminosos.

“Muitas vezes, a atividade de prevenção vira repressão, porque você identifica um problema e aí você tem que atuar. Como o ministro (Jorge) Messias (Advocacia-Geral da União) falou, tinha um crime sendo cometido contra os aposentados brasileiros”, disse o ministro.

CGU não alertou governo, disse Rui Costa

Em entrevista ao jornal O Globo publicada hoje, Rui Costa reclamou que a CGU não alertou diretamente o governo sobre o esquema ilegal que desviou até R$ 6,3 bihões das contas de aposentados e pensionistas do INSS.

“O papel da Polícia Federal é apurar o crime. O da Controladoria é impedir o crime. São naturezas diferentes. A Controladoria-Geral tem o papel de evitar o problema, apontar falhas de procedimentos”, comentou o chefe da Casa Civil.

Rui Costa afirmou também que a Controladoria não apresentou a dimensão do caso ao ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, que pediu demissão por conta do escândalo. Para Rui, isso causou a demora do governo para responder devidamente à crise.

“Ao fim e ao cabo, nós deixamos passar dois anos, período no qual mais pessoas foram lesadas, para poder corrigir o problema? O papel da Polícia Federal não é mesmo o de avisar nada a ninguém, é apurar ato criminoso. Ela está no papel dela, correto, sem reparo. Agora, a função de qualquer Controladoria é preventiva e não corretiva ou punitiva”, enfatizou.

Tribuna Livre, com informações da Controladoria-Geral da União (CGU)

Leia também
belem-do-para-
Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30
f1280x720-154142_285817_5050
Governardor de mt critica filho de bolsonaro: “só fala bobagem”
design-sem-nome-2025-09-09t185120
Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Congresso fará homenagem às viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio
Congresso fará homenagem às viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio
Análise de projeto que dobra taxação das bets é adiada no Senado
Análise de projeto que dobra taxação das bets é adiada no Senado
Governo envia ao Congresso projeto de reajuste para policiais do DF
Governo envia ao Congresso projeto de reajuste para policiais do DF
Indicações de Lula ao STF e à PGR testam força do Planalto no Senado
Indicações de Lula ao STF e à PGR testam força do Planalto no Senado
PT processa cidadãos e parlamentares que chamaram a sigla de ‘Partido dos Traficantes’
PT processa cidadãos e parlamentares que chamaram a sigla de ‘Partido dos Traficantes’
Líder no ranking de violência policial, Bahia pode dar dor de cabeça a Lula em 2026
Líder no ranking de violência policial, Bahia pode dar dor de cabeça a Lula em 2026
Pesquisa indica que aprovação de Castro subiu após megaoperação no RJ
Pesquisa indica que aprovação de Castro subiu após megaoperação no RJ

Mulheres aceleram no automobilismo e miram vagas na fórmula 1

O automobilismo, um esporte tradicionalmente dominado por homens, tem visto um aumento significativo no interesse e participação feminina. Apesar de representarem apenas 4% dos pilotos profissionais no Brasil, segundo dados da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o número de mulheres envolvidas no esporte, tanto nas pistas quanto fora delas, está

Leia mais...

Alain Prost Defende: Caso Mosley Deve Ser Interno à FIA

O tetracampeão mundial de Fórmula 1, Alain Prost, manifestou sua opinião sobre o caso envolvendo Max Mosley, ex-presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Prost defende que o escândalo sexual no qual Mosley se viu envolvido deve ser resolvido internamente pela FIA, sem a necessidade de um julgamento público externo.

Leia mais...

Família de Hidrolândia busca por estudante desaparecida

Ana Beatriz saiu de casa para comprar um lanche em um supermercado próximo à sua residência por volta das 9h e não retornou A família de Ana Beatriz, uma estudante de 13 anos de Hidrolândia, pede ajuda para encontrar a adolescente, que desapareceu na manhã de quarta-feira (5). Ela saiu

Leia mais...

Concurso de Desenho do GDF premia 12 crianças

Trabalhos de filhos, enteados e netos de servidores vão estampar calendário institucional de 2026 A tarde desta quinta-feira (6) foi marcada por sorrisos, cores e emoção no auditório da Escola de Governo (Egov). Doze crianças, entre 5 e 12 anos, foram premiadas na 5ª edição do Concurso de Desenho 2025,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.