17/11/2025

Ministro da Previdência minimiza derrota do governo na CPMI do INSS

Ministro Wolney Queiroz foi à Câmara conversar com o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) sobre projeto que proíbe descontos em benefícios do INSS - (crédito: Lula Marques/Agência Brasil)

Wolney Queiroz disse que o governo não tem nada a temer e que é prerrogativa do Congresso escolher o presidente da comissão

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, minimizou nesta quarta-feira (20/8) a derrota sofrida pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A oposição conseguiu eleger o senador Carlos Viana (Podemos-MG) para a presidência da comissão.

“Sinceramente, eu não acompanhei esse assunto, mas acho que o Parlamento tem independência, soberania para escolher o seu presidente, seu relator. Nós não escolhemos como governo, a Previdência Social não escolhe quem será o relator ou o presidente”, disse Wolney Queiroz a jornalistas na Câmara.

O ministro foi à Casa Baixa para conversar com o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) sobre o projeto de lei que estabelece o fim dos descontos de associações e sindicatos em benefícios do INSS. O projeto pode ser votado no plenário ainda nesta quarta.

Sobre a CPMI, no entanto, Wolney Queiroz disse que o governo está tranquilo. “O governo está à disposição, o governo não teme nada. O governo foi quem deflagrou essa operação. Fomos nós que chamamos a polícia. Foi o governo do presidente Lula que chamou a polícia”, pontuou.

Sua preocupação, no entanto, é o espaço que a oposição terá na CPMI para criar, segundo ele, “narrativas” utilizando mentiras contra o Executivo.

“Essa foi a minha preocupação. Quando eu fui ao Senado, fazia ali cinco ou seis dias que eu havia assumido o cargo de ministro e eu apontei essa preocupação nossa, de ter um cenário que fosse, digamos assim, manchado por essa briga de narrativas”, relembrou o ministro.

“Não importa se (as fraudes começaram) no governo passado, se foi neste governo. O que tem que se buscar são os responsáveis, levando em conta que no governo atual, nós desbaratamos aquela gangue. Nós desnudamos o assunto para a sociedade, vamos punir severamente aqueles responsáveis e estamos devolvendo o dinheiro de quem foi roubado e o governo depois vai buscar esse ressarcimento para si próprio”, frisou.

Tribuna Livre, com informações do Ministério da Previdência Social

Leia também
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

Operação combate comércio ilegal no centro de Ceilândia

Ação conjunta entre DF Legal, PM e administração regionalreforça segurança e contribui para a organização de uma área onde circulam cerca de 120 mil pessoas diariamente Equipes da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e da Administração Regional de

Leia mais...

Cras Sobradinho I promove ação comunitária para pessoas idosas

Atividade levou informação, convivência e momentos culturais para mais de 80 participantes O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Sobradinho I encerrou o mês de outubro com a 2ª edição da ação comunitária “Envelhe-SER compartilhando histórias de uma vida”. O objetivo foi informar sobre os direitos da pessoa

Leia mais...

Sessão solene destaca importância do empreendedorismo feminino

A iniciativa é da deputada Jaqueline Silva A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene na noite desta segunda-feira (17) em homenagem ao empreendedorismo feminino. A iniciativa é da deputada Jaqueline Silva (MDB) e a sessão acontecerá no plenário da Câmara, a partir das 19h. O evento será transmitido

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.