17/11/2025

Ministro da Previdência minimiza derrota do governo na CPMI do INSS

Ministro Wolney Queiroz foi à Câmara conversar com o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) sobre projeto que proíbe descontos em benefícios do INSS - (crédito: Lula Marques/Agência Brasil)

Wolney Queiroz disse que o governo não tem nada a temer e que é prerrogativa do Congresso escolher o presidente da comissão

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, minimizou nesta quarta-feira (20/8) a derrota sofrida pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A oposição conseguiu eleger o senador Carlos Viana (Podemos-MG) para a presidência da comissão.

“Sinceramente, eu não acompanhei esse assunto, mas acho que o Parlamento tem independência, soberania para escolher o seu presidente, seu relator. Nós não escolhemos como governo, a Previdência Social não escolhe quem será o relator ou o presidente”, disse Wolney Queiroz a jornalistas na Câmara.

O ministro foi à Casa Baixa para conversar com o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) sobre o projeto de lei que estabelece o fim dos descontos de associações e sindicatos em benefícios do INSS. O projeto pode ser votado no plenário ainda nesta quarta.

Sobre a CPMI, no entanto, Wolney Queiroz disse que o governo está tranquilo. “O governo está à disposição, o governo não teme nada. O governo foi quem deflagrou essa operação. Fomos nós que chamamos a polícia. Foi o governo do presidente Lula que chamou a polícia”, pontuou.

Sua preocupação, no entanto, é o espaço que a oposição terá na CPMI para criar, segundo ele, “narrativas” utilizando mentiras contra o Executivo.

“Essa foi a minha preocupação. Quando eu fui ao Senado, fazia ali cinco ou seis dias que eu havia assumido o cargo de ministro e eu apontei essa preocupação nossa, de ter um cenário que fosse, digamos assim, manchado por essa briga de narrativas”, relembrou o ministro.

“Não importa se (as fraudes começaram) no governo passado, se foi neste governo. O que tem que se buscar são os responsáveis, levando em conta que no governo atual, nós desbaratamos aquela gangue. Nós desnudamos o assunto para a sociedade, vamos punir severamente aqueles responsáveis e estamos devolvendo o dinheiro de quem foi roubado e o governo depois vai buscar esse ressarcimento para si próprio”, frisou.

Tribuna Livre, com informações do Ministério da Previdência Social

Leia também
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

Ônibus do DF terão adesivos para prevenir acidentes

Medida deve alertar pedestres, ciclistas e motociclistas sobre ponto cego dos motoristas de coletivos A partir de fevereiro de 2026, todos os ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal deverão circular com adesivos alertando sobre o risco de acidentes com os coletivos. A medida é prevista na Portaria

Leia mais...

Ios 26.1 ou 18.7.2: qual a melhor atualização para seu iphone?

A Apple disponibilizou duas novas atualizações para iPhone: iOS 26.1 e iOS 18.7.2. Ambas visam aprimorar a segurança e corrigir falhas, mas o iOS 26.1 se destaca pela inclusão de novos recursos. Usuários podem escolher qual atualização instalar. O iOS 26.1 apresenta uma extensa lista de correções, abordando um número

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.