12/11/2025

Ministro da Previdência tira poderes de presidente do INSS para fazer nomeações no órgão

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ato foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (4) e foi visto dentro do INSS como uma interferência no instituto

O ministro Wolney Queiroz (Previdência) editou uma portaria que tira do presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto Waller Júnior, poderes para fazer nomeações em postos de comando no órgão.

O ato foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (4) e foi visto dentro do INSS como uma interferência no instituto. Procurados, INSS e Previdência não se manifestaram.

A portaria diz que a nomeação de superintendentes regionais e gerentes-executivos do INSS será de competência do ministro. Antes, a escolha cabia ao presidente do INSS.

O texto ainda prevê que a escolha dos diretores do instituto, embora de competência do presidente do órgão, “fica condicionada à prévia autorização pelo Ministro de Estado, como instância de governança”.

O ato do ministro também estabeleceu a necessidade de autorização prévia do ministro para afastamento em missão ao exterior. Em junho, Waller Júnior viajou à Suíça para um congresso da Associação Internacional da Seguridade Social, em meio à crise provocada pela fraude nos descontos associativos.

Logo após assumir o cargo, o presidente do INSS disse em entrevista à Folha de S.Paulo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lhe deu “carta branca para sanear o INSS”. Se tiver alguém com algum problema, alguma suspeita, alguém por indicação política, é o momento adequado para fazer esse saneamento”, afirmou na ocasião.

A portaria expõe o clima ruim que existe hoje entre a Previdência e o INSS. Segundo interlocutores ouvidos pela reportagem sob reserva, Queiroz tomou uma decisão pessoal e editou a norma como uma maneira de demonstrar autoridade, pois vê insubordinação em alguns atos de Waller Júnior.

Na semana passada, o presidente do INSS se antecipou ao governo ao anunciar que o ressarcimento dos beneficiários lesados pelos descontos indevidos começaria no dia 24 de julho. Interlocutores do Executivo acreditam que cabia uma consulta prévia ao ministério e ao Palácio do Planalto, uma vez que o anúncio poderia ser feito pelo próprio presidente Lula.

A gota d’água veio nesta quinta-feira (3), quando o acordo de ressarcimento foi homologado pelo ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo os relatos, a Previdência só tomou conhecimento da homologação pelas notícias, uma vez que a conclusão do processo foi conduzida sem participação do ministério.

Do lado do INSS, porém, também há incômodo com o que a atual gestão vê como uma tentativa do governo manter o órgão no escuro. Há relatos de situações em que Waller Júnior foi surpreendido em reuniões do Executivo com dados que ele próprio havia solicitado sobre a fraude dos descontos, mas chegaram primeiro às mãos de outros integrantes do governo.

A nomeação de Waller Júnior foi uma decisão do Palácio do Planalto que não passou pelo Ministério da Previdência Social, à época comandado por Carlos Lupi. Esse foi inclusive um dos motivos pelos quais Lupi decidiu entregar o cargo, no início de maio.

Tribuna Livre, com informações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)

Leia também
f1280x720-140939_272614_6175
Estes são os principais golpes na black friday; proteja-se
54879511412_c116fd07d7_o
Trump anuncia corte de tarifas de café; brasil deve ser o maior beneficiado
f1280x720-147518_279193_5050
Primeira parcela do 13º salário tem data antecipada para novembro
criptomoedas-2
Entenda o marco regulatório para o mercado de criptoativos no brasil
tn220250117006
Tiktok aposta em podcasts em vídeo com influenciadores digitais
derrite
Derrite propõe pf em investigações de facções com aval de estados
f1280x720-138415_270090_5050
Mais segurança no pix: combate a fraudes ganha reforço do banco central
whatsapp-image-2025-11-08-at-12.31
Pm afasta agentes após morte em ação no complexo do chapadão
dieta-mediterranea_18001
Dieta mediterrânea alivia sintomas da síndrome do intestino irritável, revela pesquisa
Lunch_atop_a_Skyscraper_-_Charles_Clyde_Ebbets-scaled-1
Ascensão em nova york: mamdani desafia o sistema político tradicional
sp_enem17
Enem 2025: candidatos se preparam para o primeiro dia de provas
f1280x720-162226_293901_5050
Petrobras decide manter participação acionária na braskem

Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio

Deputado federal reage a críticas e usa termos como “frouxidão” e “político b” contra Mauro Mendes. Em um acesso de fúria, o deputado federal Eduardo Bolsonaro atacou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, após este defender o ex-ministro Tarcísio de Freitas, referindo-se a ele como o “candidato do sistema”.

Leia mais...

COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para criticar o Brasil Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, a partir desta segunda-feira (10/11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para criticar

Leia mais...

Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Lula vive momento tenso com parcela expressiva da comunidade judaica brasileira, após acusar Israel de fazer um genocídio em Gaza Governadores da direita se reuniram na noite de sábado (9/11) em um evento promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib). Os presentes teceram críticas ao governo Lula (PT) e elogios

Leia mais...

Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana

A HBO Max enriquece seu catálogo com uma variedade de lançamentos cinematográficos e televisivos entre os dias 10 e 16 de novembro. A plataforma de streaming adiciona novas produções que abrangem desde títulos recentes até conteúdos já populares entre o público. Entre os destaques da semana, a plataforma apresenta a

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.