06/12/2025

Ministro descarta intervenção do governo para quebrar contrato da Enel em SP

Questionado sobre que alternativa defende para o caso da concessão, ele destacou a responsabilidade da agência reguladora - (crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

De acordo com Silveira, a medida seria ilegal e geraria ônus aos consumidores do estado. Ele afirmou ainda que o contrato com a concessionária é “frouxo” e “descolado da realidade”

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou qualquer intervenção do governo para romper o contrato de concessão de energia da Enel em São Paulo. Segundo ele, a medida seria ilegal e geraria ônus aos consumidores do estado.

“Todo mundo perguntando, se o governo não vai fazer caducidade. Alguém tem dúvida de que se esse fosse o caminho, uma possibilidade real, se pudesse ser feito sem quebra de contrato, sem judicialização, sem aumentar o ônus para o consumidor, o ministro já não teria feito”, indagou.

O ministro afirmou que o governo só poderá tomar providências em relação ao contrato depois que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abrir um processo legal para tratar o caso. Ele reforçou as críticas à agência reguladora, que de acordo com ele está sendo “omissa” no caso.

“A Aneel é o órgão competente pela abertura de um devido processo legal para que se aplicassem todas as penalidades possíveis, inclusive intervenção. E a Aneel se omitiu com relação a abertura desse processo”, disse.

Questionado sobre que alternativa defende para o caso da concessão, ele destacou a responsabilidade da agência reguladora. “Eu defendo que a Aneel abra um processo rápido, célere, objetivo para apurar se ela descumpriu índices regulatórios, e o TCU disse que ela não descumpriu em 2023, mas se ela descumpriu, que se instaure um processo e apresente as possibilidades para o poder concedente”, afirmou.

Ele ainda chamou o contrato com a Enel de “frouxo” e “descolado com a realidade”, eximindo a empresa da responsabilidade sobre apagões em casos de eventos climáticos severos. “O contrato, que desde que eu assumi, chamo de obsoleto e frouxo com relação a qualidade de serviço dos consumidores brasileiros, não previa esses eventos climáticos”, afirmou.

Tribuna Livre, com informações do ministério das  Minas e Energia

Deixe um comentário

Leia também
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes

Propostas são represálias à decisão do decano Gilmar Mendes de blindar magistrados. Um dos textos prevê a atualização da Lei do Impeachment; outro, pretende alterar os critérios de escolha de integrantes da Corte e instituir mandato fixo para ministros O Senado se mobiliza em retaliação à decisão do ministro Gilmar

Leia mais...

Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura

O filho de Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, anuncia candidatura à Presidência da República e diz que conta com a bênção do ex-presidente. Mercado, que torce por Tarcísio, reage, com Bolsa caindo 4,31% e dólar subindo a R$ 5,43 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (5), que será

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.