22/12/2024

Ministro israelense declara que Lula é persona non grata em Israel.

O ministro das Relações Exteriores de Israel (à esquerda) afirmou que Lula (à direita) não é bem-vindo no país até se retratar sobre fala que comparou ação em Gaza com o Holocausto - (crédito: X-Reprodução e Ricardo Stuckert / PR)

Katz afirmou com seriedade e firmeza que Israel não irá perdoar nem esquecer a declaração de Lula, que comparou a ação do exército israelense em Gaza com a de Hitler para exterminar judeus.

O ministro de Assuntos Internacionais de Israel, Israel Katz, comentou a reunião que teve com o embaixador brasileiro no país após a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou a ação do exército israelense em Gaza com as atitudes de Adolf Hitler para exterminar judeus, dita no domingo (18/2).

A fala de Katz foi feita após a reunião, na manhã desta segunda-feira (19/2). Katz afirmou que Israel não vai perdoar e nem esquecer a declaração e que Lula é “personalidade indesejável em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras”. “A comparação do presidente brasileiro Lula entre a guerra justa de Israel contra o Hamas e as ações de Hitler e dos nazistas, que exterminaram 6 milhões de judeus, é um grave ataque antissemita que profana a memória daqueles que morreram no Holocausto”, disse o ministro em uma rede social.

Katz também disse que a reunião foi no Museu do Holocausto porque é o lugar “que testemunha mais do que qualquer outra coisa o que os nazistas e Hitler fizeram aos judeus, incluindo membros da minha família”. “Não perdoaremos e não esqueceremos – em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma personalidade indesejável em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras”, concluiu.

O governo brasileiro ainda não comentou a reunião.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse

Deixe um comentário

Leia também
Morre Silvio Santos, um dos maiores animadores do mundo
Morre Silvio Santos, um dos maiores animadores do mundo
PF faz ação contra grupo que planejava sequestrar e matar autoridades; Moro era alvo
No posts found

Brazlândia vai ganhar nova UBS para atender 14 mil pessoas

Autorização para a construção da unidade no Incra 8 foi dada nesta quinta-feira (19) pelo governador Ibaneis Rocha Nesta quinta-feira (19), o governador Ibaneis Rocha autorizou a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Incra 8, em Brazlândia. A medida visa ampliar a oferta de serviços de saúde

Leia mais...

Rússia anuncia doses gratuitas de vacinas contra o câncer em 2025

Dados sobre testes pré-clínicos ainda não foram divulgadas em nenhuma revista científica, mas o governo russo assegura que as vacinas são eficazes e foram desenvolvidas em parceria com vários centros de pesquisa O governo russo anunciou que começará a oferecer gratuitamente, em 2025, vacinas terapêuticas contra o câncer, medida que

Leia mais...

Lewandowski revoga portaria de Bolsonaro e volta a limitar poder da PRF

Polícia Rodoviária Federal não poderá mais exercer competências de polícias judiciárias como investigar crimes O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou, nesta quarta-feira (18/12), uma portaria que revoga a norma do governo de Jair Bolsonaro (PL), de 2021, que ampliava os poderes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.