04/10/2025

Ministro israelense declara que Lula é persona non grata em Israel.

O ministro das Relações Exteriores de Israel (à esquerda) afirmou que Lula (à direita) não é bem-vindo no país até se retratar sobre fala que comparou ação em Gaza com o Holocausto - (crédito: X-Reprodução e Ricardo Stuckert / PR)

Katz afirmou com seriedade e firmeza que Israel não irá perdoar nem esquecer a declaração de Lula, que comparou a ação do exército israelense em Gaza com a de Hitler para exterminar judeus.

O ministro de Assuntos Internacionais de Israel, Israel Katz, comentou a reunião que teve com o embaixador brasileiro no país após a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou a ação do exército israelense em Gaza com as atitudes de Adolf Hitler para exterminar judeus, dita no domingo (18/2).

A fala de Katz foi feita após a reunião, na manhã desta segunda-feira (19/2). Katz afirmou que Israel não vai perdoar e nem esquecer a declaração e que Lula é “personalidade indesejável em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras”. “A comparação do presidente brasileiro Lula entre a guerra justa de Israel contra o Hamas e as ações de Hitler e dos nazistas, que exterminaram 6 milhões de judeus, é um grave ataque antissemita que profana a memória daqueles que morreram no Holocausto”, disse o ministro em uma rede social.

Katz também disse que a reunião foi no Museu do Holocausto porque é o lugar “que testemunha mais do que qualquer outra coisa o que os nazistas e Hitler fizeram aos judeus, incluindo membros da minha família”. “Não perdoaremos e não esqueceremos – em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma personalidade indesejável em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras”, concluiu.

O governo brasileiro ainda não comentou a reunião.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse

Deixe um comentário

Leia também
Bolsonaro tem prisão domiciliar decretada: veja a repercussão na imprensa internacional
Bolsonaro tem prisão domiciliar decretada: veja a repercussão na imprensa internacional
Morre Silvio Santos, um dos maiores animadores do mundo
Morre Silvio Santos, um dos maiores animadores do mundo
PF faz ação contra grupo que planejava sequestrar e matar autoridades; Moro era alvo

Presidente da CPMI do INSS repreende Paulo Pimenta após discussão

Carlos Viana (Podemos-MG) pediu para que deputado do PT não elevasse o tom durante debate sobre requerimento Durante sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, realizada nesta quinta-feira (2/10), o presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), repreendeu o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) após um momento de

Leia mais...

Divórcio de idoso de 100 anos revolta família em Inhumas

Idoso estava no segundo casamento havia 33 anos. Família afirma que relação com mulher era marcada por conflitos Embora esteja a quatro meses de completar 100 anos, o aposentado João Antônio Simões, morador de Inhumas, continua a viver experiências inéditas – como a de um divórcio. O idoso viu a

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.