Ministro Wolney Queiroz dialoga com servidores do INSS na Região Sul

Ministro Wolney Queiroz dialoga com servidores do INSS na Região Sul
Ministro Wolney Queiroz dialoga com servidores do INSS na Região – Reprodução

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, cumpriu agenda em Florianópolis (SC), nesta sexta-feira (30), com foco no diálogo com gestores e servidores da Previdência Social e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Região Sul. Participaram também o secretário de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social (MPS), Paulo Pinto, e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção.

As atividades começaram pela manhã, no Senac de Florianópolis, com uma reunião com gerentes-executivos de municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O objetivo foi escutar demandas e encaminhar soluções para melhorar o atendimento aos beneficiários.

Em seguida, o ministro participou da 2ª edição do projeto Integrar para Avançar: Diálogo Permanente, Democrático e Plural, que proporciona espaço para os servidores do INSS expressarem opiniões, anseios e sugestões. A iniciativa visa fortalecer o diálogo com os trabalhadores, valorizar o papel do servidor público e promover a integração entre as equipes.

Durante o evento, Wolney Queiroz destacou a importância do sistema previdenciário brasileiro. “Nós temos 118 milhões de brasileiros amparados. Na população com mais de 60 anos, 82% estão protegidos. E na área rural, a cobertura dos idosos chega a 90%. Somos um gigante, somos quem mantém a vivacidade da microeconomia do país”, afirmou o ministro.

Ele ouviu relatos de diversos servidores sobre instabilidade nos sistemas, revisão de benefícios e condições de trabalho, entre outros temas. “Os servidores são fundamentais no momento de retomada e de afirmação do nosso instituto, que é o INSS, a maior autarquia da América Latina. Não há sucesso possível para qualquer ministro sem ser com a participação dos servidores”, enfatizou Queiroz.

O ministro anunciou a data da primeira reunião do Comitê Gestor da Carreira do Serviço Social para 12 de fevereiro. Criado por decreto presidencial em outubro de 2025, a partir de proposta do MPS, o comitê discute melhorias na carreira dos servidores do Instituto, com integrantes nomeados por portaria em 22 de janeiro de 2026.

A 1ª edição do projeto ocorreu com servidores do INSS de São Paulo, em dezembro do ano passado, quando Queiroz reforçou o compromisso em restabelecer a credibilidade e a confiança na Previdência Social e no INSS.

Para finalizar, Wolney Queiroz participou de uma reunião de planejamento com superintendentes do INSS, na Superintendência Regional Sul, debater ações contra a fila de atendimentos, estrutura das agências, perícia conectada e outros assuntos.

O ministro também visitou a unidade de Autoatendimento Orientado no centro de Florianópolis, inaugurada em outubro de 2025, com foco na humanização do atendimento aos cidadãos.

A agenda reforça o compromisso do Ministério da Previdência Social com a escuta ativa, o fortalecimento da gestão e a valorização dos servidores, pilares para aprimorar os serviços à população.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress