29/11/2025

Moradores de Águas Claras doam sangue em Unidade Móvel do Hemocentro

Como parte das comemorações dos 21 anos de Águas Claras, a Unidade Móvel de Coleta de Sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) esteve na cidade nesta terça-feira para atender aos doadores de sangue da região | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

População compareceu à sede da região administrativa, que celebra 21 anos em maio, para ajudar na reposição dos estoques da capital

A Unidade Móvel de Coleta de Sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) esteve em Águas Claras, nesta terça-feira (7), para atender aos doadores de sangue da região. Em funcionamento há um ano e três meses, o ônibus é preparado para fazer todo procedimento para a coleta com segurança, como ocorre na unidade física, e tem capacidade para realizar cerca de 60 atendimentos por dia. O evento faz parte das comemorações dos 21 anos de Águas Claras.

Desde o lançamento, em fevereiro de 2023, a Unidade Móvel do Hemocentro de Brasília já recebeu mais de 2,2 mil voluntários na doação de sangue. As coletas feitas já beneficiaram mais de 6 mil pacientes da rede pública de saúde do Distrito Federal, além de hospitais conveniados. A unidade móvel já esteve em 17 regiões administrativas do DF.

A bancária Jaqueline Oliveira, de 53 anos, moradora de Águas Claras, sempre teve vontade de doar sangue. Quando soube que a unidade móvel estaria perto de sua casa, não teve dúvidas e compareceu. “É muito importante ajudar quem está precisando. É a primeira vez que vim e achei super tranquilo”, garante.

Já a administradora Aline de Oliveira, de 35 anos, mora em Samambaia. Doadora há mais de 10 anos, ela foi a Águas Claras, assim não teria que se deslocar até a unidade do Plano Piloto para doar. “Deixei minha filha com minha mãe, que mora aqui em Águas Claras, e vim. É muito bom poder ajudar ao próximo”, conta a administradora, que também pretende se tornar doadora de medula óssea.

O servidor público Tércio de Sousa, de 56 anos, morador de Águas Claras, foi doar sangue pela segunda vez e diz que seguirá doando sempre que possível. “É realmente compartilhar e se doar ao próximo. Quando termina, a gente se sente realmente um doador. É uma experiência muito boa de solidariedade e amor ao próximo”, relata o servidor, que também elogia o atendimento de toda a equipe da FHB.

Todo o procedimento dura em média de uma hora. Primeiro é feito o registro do doador, em seguida é realizada a pré-triagem, com aferição da pressão, temperatura, peso e hemoglobinas. Depois é realizada a triagem clínica para conhecer os hábitos de vida do doador. Estando tudo de acordo com o protocolo de doação, ele é encaminhado para a coleta, que dura em média 12 minutos. Até 473 mililitros de sangue podem ser colhidos de cada doador. A quantidade pode variar de acordo com as condições físicas de cada um.

Ato de amor

O presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto, explica que todo o sangue coletado – tanto na unidade móvel como na sede – é disponibilizado para 17 agências transfusionais que ficam em 14 hospitais da rede pública do Distrito Federal e mais três hospitais federais.

“O sangue fica disponível para casos de emergência e cirúrgicos. Doar é um ato de solidariedade, de amor e esperança. Você doa sem saber para quem está doando e nós mesmos podemos precisar um dia”, observa o presidente.

O administrador de Águas Claras, Mário Furtado, afirma que a presença da Unidade Móvel da Fundação Hemocentro é muito importante para os moradores da região. “Esse evento fortalece e universaliza a coleta de sangue. É uma ação do bem que salva vidas e corrobora com as comemorações do aniversário de Águas Claras”, afirma o administrador.

Como solicitar a unidade móvel

As instituições interessadas em agendar o serviço disponibilizado pela Unidade Móvel da Fundação Hemocentro de Brasília devem entrar em contato com a Gerência de Captação, Registro e Orientação de Doadores (Gcro) do Hemocentro de Brasília pelo WhatsApp (61) 99136-2495, pelos telefones (61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447 ou pelo e-mail hemocentro@fhb.df.gov.br. A solicitação deverá ser feita com pelo menos 30 dias de antecedência da data programada para a coleta externa.

Após a solicitação, um servidor do Hemocentro entrará em contato para agendar uma visita técnica ao local. Verificada a viabilidade de realização do serviço, será firmado um Termo de Compromisso.

Como doar sangue

O atendimento para doação de sangue é realizado mediante agendamento prévio. O agendamento individual pode ser feito pela internet ou pelos telefones 160, opção 2, e 0800 644 0160. O horário desse atendimento telefônico é de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

O agendamento de grupos para doação de sangue deve ser feito pelos telefones (61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447. Nesses números, o atendimento telefônico é de segunda a sábado (exceto feriados), das 7h às 18h.

Pode doar quem tem entre 16 e 69 anos de idade. Os menores de 18 anos devem apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião. Já idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos. É necessário pesar mais de 51 quilos e ter Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 18,5.

Também é preciso dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antes e não fumar duas horas antes da coleta.

As orientações completas estão disponíveis no site da FHB, bem como os medicamentos que podem impedir a doação.

Tribuna Livre, com informações da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB)

Deixe um comentário

Leia também
Homologado resultado final do edital para execução do projeto Nosso Natal 2025
Homologado resultado final do edital para execução do projeto Nosso Natal 2025
Hospital Regional do Gama passa por reforma e amplia acessibilidade
Hospital Regional do Gama passa por reforma e amplia acessibilidade
Em dia emocionante, casais provam trajes para o Casamento Comunitário do dia 7 de dezembro
Em dia emocionante, casais provam trajes para o Casamento Comunitário do dia 7 de dezembro
Estudantes do DF celebram formatura do Pontes para o Mundo no País de Gales
Estudantes do DF celebram formatura do Pontes para o Mundo no País de Gales
Liberação do viaduto entre Epig e ESPM inicia operação do corredor de ônibus a partir desta quarta-feira (26)
Liberação do viaduto entre Epig e ESPM inicia operação do corredor de ônibus a partir desta quarta-feira (26)
Representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública fazem visita técnica à SSP-DF
Representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública fazem visita técnica à SSP-DF
BNB Geek celebra seis anos com programação especial e atividades gratuitas no sábado (29)
BNB Geek celebra seis anos com programação especial e atividades gratuitas no sábado (29)
Fórum dos Pontos e Pontões de Cultura
Debates, plenária e celebração artística encerram 3ª Teia/Fórum dos Pontos e Pontões de Cultura 
Alunos da rede pública do DF participam de ação na Câmara dos Deputados em apoio à vacina contra HPV
Alunos da rede pública do DF participam de ação na Câmara dos Deputados em apoio à vacina contra HPV
Pátio de Transbordo do Gama passa por recuperação asfáltica
Pátio de Transbordo do Gama passa por recuperação asfáltica
Consciência Negra 2025 ultrapassa 100 mil pessoas em quatro dias de festival
Consciência Negra 2025 ultrapassa 100 mil pessoas em quatro dias de festival
Festival Desportivo Inclusivo leva mais de 500 pessoas à Praça dos Direitos de Ceilândia Norte
Festival Desportivo Inclusivo leva mais de 500 pessoas à Praça dos Direitos de Ceilândia Norte

Aposentadoria em 2026: entenda as novas regras e seus impactos

O ano de 2026 deve trazer a consolidação de diversas mudanças no sistema de aposentadoria, impactando diretamente milhões de trabalhadores. As alterações, em constante evolução, exigem atenção redobrada para garantir o acesso aos direitos previdenciários de forma adequada. Um dos pontos centrais é a idade mínima para se aposentar. As

Leia mais...

Governo avalia fim de pedágio alvo de críticas por altos valores

Uma portaria do Ministério dos Transportes reacendeu o debate sobre a possível extinção de uma das praças de pedágio mais caras do país, alvo constante de críticas de usuários e especialistas em infraestrutura. A medida, que estabelece diretrizes para a reavaliação de contratos de concessão rodoviária, abre caminho para que

Leia mais...

COM APOIO DE PÁBIO MOSSORÓ E DR. CÉLIO SILVEIRA, PREFEITO MARCUS VINICIUS CONQUISTA PASSARELAS PARA VALPARAÍSO DE GOIÁS JUNTO AO DNIT

As passarelas atenderão pontos considerados críticos pela Polícia Rodoviária Federal. Órgão federal autoriza implantação das estruturas nos trechos Marajó/Esplanada V e Chácara Brasil Esplanada 5; fase de projetos inicia imediatamente A mobilização conjunta entre a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, o Governo de Goiás, a Câmara Municipal e a bancada

Leia mais...

Homem é condenado a 20 anos por atacar grávida na asa norte

Um homem foi condenado a 20 anos de prisão por tentativa de homicídio qualificado contra uma mulher grávida de sete meses. A decisão foi proferida nesta quarta-feira, após análise do caso pela 1ª Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri de Brasília. Hermes Antonio de Magalhães Resende cumprirá a pena

Leia mais...

Moto solar com painéis retráteis surge com design inovador

A Solaris, uma motocicleta movida a energia solar, chamou a atenção por sua origem inusitada: um escritório de arquitetura e design. A MASK Architects, conhecida por projetos arquitetônicos e consultoria em engenharia, desenvolveu o protótipo seguindo sua filosofia de “Inventar e Integrar”. O projeto combina estética, autonomia e soluções sustentáveis

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.