18/11/2025

Moraes cancela depoimentos de Eduardo e Carlos Bolsonaro em ação do golpe.

Reprodução

Moraes argumentou que os filhos do ex-presidente já são investigados em outras ações.

O ministro do STF Alexandre de Moraes cancelou os depoimentos do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) como testemunhas na ação da trama golpista.

O que aconteceu

Eduardo e Carlos seriam testemunhas de defesa de Filipe Martins. O ex-assessor do governo Jair Bolsonaro (PL) é um dos réus do chamado núcleo 2 da trama golpista. Eles seriam ouvidos no dia 16 de julho.

Moraes argumentou que os filhos do ex-presidente já são investigados em outras ações. O STF abriu inquérito para investigar Eduardo por coação no curso do processo devido à sua atuação nos Estados Unidos.

Já Carlos foi indiciado no inquérito da “Abin paralela”. Segundo Moraes, as investigações são ligadas ao processo do golpe. “Ambos também são filhos de um dos investigados em ação penal conexa, portanto, não podem ser ouvidos como testemunhas”, acrescentou.

Outros cinco parlamentares serão testemunhas de defesa do núcleo 2. Os deputados Marcel Van Hattem (Novo-SP), Eduardo Pazuello (PL-RJ), Helio Lopes (PL-RJ), e os senadores Eduardo Girão (Novo-RS) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) estão na lista.

Três ex-ministros do governo Bolsonaro serão ouvidos. Onyx Lorenzoni, que foi chefe da Casa Civil, é testemunha de Martins. Já os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Rogério Marinho (PL-RN) foram arrolados pela defesa de Marcelo Câmara, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Audiências começarão com as testemunhas de acusação. Depois, o tenente-coronel Mauro Cid, que é réu no núcleo 1, será ouvido como informante. Em seguida será a vez das testemunhas de defesa. As audiências foram marcadas dos dias 14 a 21 de julho.

O chamado “núcleo gerencial” da trama golpista é composto por seis pessoas. São eles: os delegados da PF Fernando de Sousa Oliveira e Marília Alencar, que integravam a Secretaria de Segurança Pública do DF no dia 8 de janeiro de 2023; o ex-diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques; o ex-assessor Internacional da Presidência, Filipe Martins; o general da reserva Mario Fernandes e o ex-ajudante de ordens Marcelo Câmara.

Tribuna Livre, com informações do STF

Leia também
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

Ônibus do DF terão adesivos para prevenir acidentes

Medida deve alertar pedestres, ciclistas e motociclistas sobre ponto cego dos motoristas de coletivos A partir de fevereiro de 2026, todos os ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal deverão circular com adesivos alertando sobre o risco de acidentes com os coletivos. A medida é prevista na Portaria

Leia mais...

Ios 26.1 ou 18.7.2: qual a melhor atualização para seu iphone?

A Apple disponibilizou duas novas atualizações para iPhone: iOS 26.1 e iOS 18.7.2. Ambas visam aprimorar a segurança e corrigir falhas, mas o iOS 26.1 se destaca pela inclusão de novos recursos. Usuários podem escolher qual atualização instalar. O iOS 26.1 apresenta uma extensa lista de correções, abordando um número

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.