18/11/2025

Moraes diz que não quer tumulto e nega pedido de Bolsonaro sobre Cid

Defesa de Bolsonaro (foto) disse que Cid mentiu ao negar à PF que tivesse usado VPN para excluir o perfil de Instagram "Gabrielar702"

Advogados pediam para atrasar alegações finais; eles queriam que a PGR se manifestasse sobre conta do Instagram atribuída ao tenente-coronel

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes negou nesta 2ª feira (30.jun.2025) o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que a PGR (Procuradoria Geral da República) se manifestasse sobre conta do Instagram atribuída ao tenente-coronel Mauro Cid, antes das alegações finais da acusação.

Na decisão, Moraes disse que não admitirá “tumulto processual e pedidos que pretendam procrastinar o processo”. Segundo o magistrado, a questão será analisada “no momento adequado”.

No pedido feito mais cedo nesta 2ª feira (30.jun), os advogados de Bolsonaro disseram que Cid mentiu ao negar à PF (Polícia Federal) que tivesse usado VPN para excluir o perfil de Instagram “Gabrielar702”, que seria administrado pelo ex-ajudante de ordens, logo depois de ele ter sido questionado sobre a conta durante interrogatório na Corte.

A defesa argumenta que os registros das empresas Meta e Google mostram que a exclusão da conta se deu a partir de um servidor na Dinamarca, mascarando a origem do acesso. Segundo a defesa, houve uma tentativa de destruição das provas no caso.

Os advogados também citaram outros documentos enviados pela Meta ao STF, que comprovariam que a conta de Instagram foi criada na residência de Cid.

O Google confirmou que o e-mail usado foi criado em 2005, em nome de Mauro Cid, com a data de nascimento 17 de maio de 1979. Além disso, o número de telefone vinculado à conta para recuperação de senha é o mesmo apreendido pela Polícia Federal.

DELAÇÃO DE CID

 Cid depôs à PF em 24 de junho no inquérito que investiga suposta obstrução de investigação

A apuração foi motivada por uma reportagem da Veja que indica que Cid pode ter usado o perfil @gabrielar702 para se comunicar durante o período em que teria restrições impostas por seu acordo de delação premiada.

Os diálogos teriam se dado de janeiro a março de 2024 –5 meses depois da delação. Na conversa, Cid relatava pressões, criticava investigadores e dizia que Moraes já tinha uma sentença definida. O sigilo nas comunicações era uma das exigências impostas pelo Supremo.

O advogado Eduardo Kuntz, que defende o coronel Marcelo Câmara, informou ao STF que foi ele quem conversou com Cid e apresentou mensagens como comprovação

Em depoimentos prestados ao STF, ele negou o uso de contas alternativas. As trocas de mensagens divulgadas pela revista, no entanto, indicariam que o tenente-coronel mentiu em depoimento à Corte.

Tribuna Livre, com informações do STF

Leia também
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

Corrida Girl Power movimenta Eixão do Lazer

Evento reuniu 6 mil mulheres e fortaleceu o protagonismo feminino no DF A manhã deste domingo (16) foi marcada por movimento, bem-estar e celebração ao protagonismo feminino no Distrito Federal. A Secretaria da Mulher (SMDF) participou da Corrida Girl Power, realizada pelo Grupo Sabin, que reuniu 6 mil mulheres no

Leia mais...

Chuvas deixam os canteiros ornamentais do DF ainda mais belos

Período chuvoso favorece diretamente à irrigação natural desses espaços A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) aproveita a chegada das chuvas para iniciar a fase de plantio nos canteiros ornamentais que embelezam o Distrito Federal. A estação do ano determina a facilidade de irrigação, um dos fatores estudados

Leia mais...

5 anos de pix: como o sistema transformou as finanças no brasil

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, completou cinco anos, marcando uma transformação significativa no cenário financeiro brasileiro. Lançado em 16 de novembro de 2020, o sistema rapidamente ganhou popularidade, simplificando transações e alterando a forma como os brasileiros lidam com o dinheiro. Desde seu lançamento, o

Leia mais...

Galaxy watch7: o smartwatch para atletas com preço especial

À medida que a Black Friday se aproxima, as ofertas começam a surgir, com destaque para os smartwatches, especialmente aqueles equipados com sensores para monitoramento de atividades físicas. O Samsung Galaxy Watch7, modelo de 40 mm, surge como uma opção para quem busca um aliado nos treinos de corrida, caminhada

Leia mais...

Vítima de explosão em sp é identificada após análise do iml

A identificação da vítima da explosão que destruiu um depósito clandestino de fogos de artifício em São Paulo foi confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML). A confirmação encerra a principal incógnita da investigação, que se baseou na forma como os restos mortais foram encontrados dentro do imóvel completamente destruído. A

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.