23/06/2024

Morre idosa atacada com arma de choque pela polícia em asilo

Clare Nowland, 95 anos, tinha demência e foi alvo de uma pistola Taser após acordar e se dirigir a outro quarto da casa de repouso. Amigo da família fala ao Correio e denuncia acobertamento

Andrew Thaler, 50 anos, voluntário da comunidade de Cooma e amigo da família, informou ao Correio que Clare morreu pouco depois das 19h desta quarta-feira (24/5) (6h em Brasília).

A abordagem policial ocorreu na madrugada do dia 17, dentro da Casa de Repouso Yallambe, onde a idosa viveu por cinco anos, em Cooma. Acometida por uma demência desenvolvida nos últimos anos, Clare foi encontrada por funcionários em outro quarto. “Ela não podia caminhar sem a ajuda de um andador ou de bengalas e, supostamente, segurava uma faca”, contou Thaler ao Correio. A equipe do asilo confrontou a idosa e decidiu chamar a polícia, que usou a arma. Clare caiu, sofreu hemorragia cerebral e entrou em coma.

De acordo com Thaler, a polícia de Cooma engajou-se em uma campanha de acobertamento “gigante” ao longo da última semana. “Os policiais não foram honestos conosco e muito evasivos em responder às perguntas dos jornalistas”, admitiu o amigo da família, por meio do WhatsApp. O agente responsável pelo disparo foi formalmente indiciado, apenas uma hora antes da morte da idosa. Ele responderá pelos crimes de agressão comum, lesões corporais graves e agressão corporal grave.

Thaler disse que os australianos esperam mudanças na política das casas de repouso. “Nesses locais, a polícia somente deveria ser envolvida como último recurso. Esperamos um nível de treinamento mais rigoroso no trabalho com pacientes que tenham demência ou outros comprometimentos cognitivos”, afirmou.

Segundo Thaler, Clare será lembrada por suas muitas décadas de trabalho em prol da comunidade de Cooma. “Ela também será lembrada por ser uma força motriz na mudança dos sistemas de cuidados aos idosos. E como a vovó do paraquedismo”, admitiu, ao lembrar que a idosa comemorou o aniversário de 85 anos com um salto.

A agonia de Clare Nowland, a idosa de 95 anos atingida por uma Taser (arma de choque) disparada pela polícia de Cooma, no estado de Nova Gales do Sul (Austrália), terminou

(crédito: Andrew Thaler)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Greve dos roteiristas
Sindicato negocia ‘acordo final’ pelo fim da greve dos roteiristas em Hollywood
M1
Homem com doença terminal cardíaca recebe transplante de coração de porco
Agentes armados em região separatista
Separatistas de Nagorno-Karabakh entregam armas ao Azerbaijão e negociam retirada de tropas
CHILE
Golpe no Chile: Resolução de congressistas dos EUA pede desculpas
CAÇA
Militares dos EUA localizam caça que 'se camuflou' após piloto ejetar
EXTERIOR
Irã e EUA trocam prisioneiros após liberação de fundos iranianos
NO FUNDO DO MAR
O homem que sobreviveu por 60 horas em um barco afundado no fundo do mar

Brasília sediará Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) se une a especialistas globais para promover práticas sustentáveis e políticas de lixo zero Entre 25 e 27 de junho, Brasília será o palco da terceira edição do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero. O evento, que será realizado no Museu Nacional da República, conta

Leia mais...

Mais de 1,5 milhão de pessoas atendidas pelos programas sociais do GDF

Do Cartão Prato Cheio ao Cartão Gás, passando pela Política de Assistência Estudantil, benefícios geraram, desde 2019, investimento de R$ 1,9 bilhão, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social e impulsionando a economia Investir em pessoas e no desenvolvimento delas é uma ação perene do Governo do Distrito Federal (GDF).

Leia mais...

STF retoma julgamento sobre atendimento de pessoas trans no SUS

Sessão virtual começou hoje e vai até 28 de junho. O Supremo Tribunal Federal (STF) (foto) retomou nesta sexta-feira (21), em Brasília, a discussão sobre o atendimento de pessoas transexuais no Sistema Único de Saúde (SUS).  A Corte julga em plenário virtual a liminar proferida em 2021 pelo ministro Gilmar

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.