Saiba como fazer denúncia à prefeitura
. A movimentação dos veículos pesados pode ser observada nas principais avenidas e ruas da cidade, causando transtornos, como engarrafamentos, pelo espaço que ocupam nas vias da capital. Outra reclamação comum é sobre a ocupação de parte das ruas por caminhões betoneira em frente a obras de edifícios.
Segundo a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET – Goiânia), a Lei nº 9.028/2011 impede o tráfego de veículos pesados e caminhões nas vias de maior fluxo da cidade nos horários de trânsito intenso de segunda a sexta-feira, exceto feriados. No entanto, a legislação é válida apenas para regiões centrais de Goiânia como as Avenidas Goiás, Tocantins, Araguaia, Anhanguera, Paranaíba e Independência, além das Ruas 74 e 78. Outros trechos compreendem o Setor Sul, na Rua 94 e na Avenida Universitária, entre a Praça Cívica e Praça da Bíblia.
Caminhões de obras
Caminhões de concreto e betoneiras que prestam apoio às inúmeras obras da capital têm ocupado ais de uma vaga de estacionamento e invadem parte das ruasm destinadas ao tráfego. Em alguns casos, também dificultam a visibilidade em cruzamentos. Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (17), o prefeito Sando Mabel informou que iria proibir o estacionamento destes veículos durante as obras e que iria determinar um prazo para que as empresas pudessem se adequar. No entanto, a data ainda não foi informada pelo gestor.
Canal de denúncias
A SET informou que a população pode fazer a denúncia no momento da ocorrência da circulação dos veículos através do Centro Operacional de Trânsito (COT) pelos telefones 62 3524 4620 ou 62 3524 4621, ambos possuem WhatsApp.
Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET – Goiânia