15/11/2025

Motta paga fatura, pauta pacote da impunidade e bolsonaristas se preparam para anistia após julgamento no STF

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) — Foto: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo

Aliados do ex-presidente veem PEC das prerrogativas como primeiro passo para anistia. Grupo se animou após declaração do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, de que tema “passa a ser uma questão política” após Bolsonaro ser julgado

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautou o pacote da impunidade que foi combinado entre líderes e Arthur Lira (PP-AL) e permitiu a ele retomar o comando da Câmara após a invasão do plenário por deputados bolsonaristas, há algumas semanas.

Motta chegou a negar publicamente que houvesse qualquer acordo. Porém, líderes de pelos menos cinco bancadas da Casa comunicaram ao presidente que o pacote era o combinado para que ele pudesse reassumir os trabalhos.

Motta adiou por algumas semanas e aproveitou a onda da adultização para diluir o tema, mas seguiu pressionado. E não teve saída, avaliam líderes, já que essa era a fatura combinada com Lira e comunicada a Motta.

Em entrevista ao Estúdio i, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, afirmou ter comunicado Hugo Motta sobre o acordo fechado para encerrarem o motim: “O Motta não deu ok, nem nada. Nós só comunicamos ele o acordo dos líderes”, disse.

PEC das prerrogativas é 1º passo

Bolsonaristas afirmam que a PEC das prerrogativas, que deve ser votada nesta quarta-feira (27), é o primeiro passo para outros temas, como a anistia de golpistas. Na avaliação de líderes ouvidos pelo blog, a expectativa é de aprovar a PEC e que a pauta de foro privilegiado, também pautada, tem maiores chances de ser derrotada. O combinado, no entanto, era pautar — não aprovar.

Após o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, os apoiadores do ex-presidente vão centrar esforços na anistia no Congresso. Ai, afirmam estes líderes ouvidos pelo blog, o pacote da impunidade estará pautado na sua integralidade, conforme combinado para encerrar o motim na Câmara.

Bolsonaristas têm comemorado a fala do ministro Luis Roberto Barroso, presidente do STF, sobre o tema — e foi vista como luz no fim do túnel para o ex-presidente. Na semana passada, Barroso declarou que anistia antes do julgamento é “uma impossibilidade”. Mas que, depois da deliberação, o tema “passa a ser uma questão política”.

Por isso, esses líderes afirmam que a segunda etapa do pacote combinado com Lira/Motta é anistia de Bolsonaro após o julgamento marcado para começar no dia 2 de setembro.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Leia também
f1280x720-151780_283455_5050
Paulo pimenta exalta pf e critica bolsonaro por fraudes no inss
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações

Tjdft celebra pontes de miranda com exposição inédita

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) inaugurou uma exposição em homenagem ao renomado desembargador Pontes de Miranda, em cerimônia realizada na última quarta-feira, 12 de novembro. A mostra, idealizada pelo 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Roberval Belinati, busca celebrar a vida e a obra de

Leia mais...

O pequeno país africano que desafia expectativas econômicas

Um pequeno país africano tem chamado a atenção do mundo por seu notável crescimento econômico e desenvolvimento social. Contrariando as expectativas, a nação demonstra um progresso constante e se consolida como uma potência regional em ascensão. O Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou um aumento significativo, impulsionado por investimentos

Leia mais...

Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios

Uma operação da Polícia Federal resultou na prisão de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação investiga um esquema de descontos considerados ilegais. Stefanutto havia sido exonerado do cargo pelo presidente da República após a vinda à tona de denúncias sobre as fraudes sob investigação.

Leia mais...

Quadra de esporte é totalmente reformada em Ceilândia

O espaço na QNM 10, em Ceilândia Norte, ganhou pintura nova, alambrados, instalação de traves e redes, além da obra na área externa Mais um espaço de lazer na maior cidade do DF foi totalmente reformado em Ceilândia. A quadra poliesportiva da QNM 10, em Ceilândia Norte, está de cara

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.