16/11/2025

Motta se articula com lideranças para destravar emendas de comissão

Segundo Sóstenes (à esq.), Motta (centro) promoveu reunião para mostrar os valores que cada legenda terá direito a indicar para as comissões - (crédito: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara tem se reunido com lideranças do PT e do PL, desde segunda-feira (16/6), para tratar sobre as indicações e pedir para que as bancadas encaminhem suas sugestões nos próximos dias

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), já se articula para destravar as emendas de comissão do Orçamento de 2025, o chamado orçamento secreto, que ganhou notoriedade após ter sido utilizado pelo ex-presidente da Casa deputado Arthur Lira (PP-AL) e pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para a construção de suas bases de apoio no parlamento.

Desde segunda-feira (16/6), Motta tem se reunido com as lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Liberal (PL), para tratar sobre as indicações e pedir que as bancadas encaminhem suas sugestões nos próximos dias, na intenção de resolver o problema até julho e destravar as verbas no segundo semestre.

A reunião, de acordo com informações de bastidores, também foi para mostrar os valores que cada legenda terá direito a indicar para as comissões e para pedir que as bancadas enviem as sugestões para a mesa-diretora da Câmara elaborar as listas e posteriormente os dados serem repassados às comissões temáticas da Casa, que deverão votar e registrar em ata.

Mais cobiçadas

O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), chegou a explicar à imprensa como foi o acordo proposto por Motta na “fatia” das verbas. Segundo ele, os partidos com a presidência da comissão ficariam com 30% da verba do colegiado e os demais partidos dividiriam os 70% restantes. Cada comissão tem um valor diferente para indicar em programas, o que torna algumas delas, como a da Saúde, mais cobiçadas.

A divisão chegou a levantar questionamentos do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o líder do PL e a Câmara, e o acordo não foi confirmado. Aliados de Sóstenes chegaram, inclusive, a afirmar que os valores ditos por ele não estavam fechados ainda.

Mesmo com a declaração, o líder da bancada do PL confirmou o desejo de querer resolver primeiro as emendas de comissão de 2023 e 2024 para aí destravar os recursos de 2025. “Os pagamentos estão parados”, afirmou Sóstenes. Outros partidos da Casa também fizeram o mesmo pedido.

Este tipo de deliberação de emenda de comissão já foi altamente criticado por manter sob sigilo o nome dos reais autores das indicações, o que também deu origem ao termo “orçamento secreto”.

STF

Para solucionar o problema, o STF chegou a determinar, em dezembro do ano passado, que os recursos utilizados tivessem mais transparência e que o Congresso divulgasse quem são os autores das indicações, ato este que motivou uma paralisação das emendas ano passado, levando a Câmara e o Senado a concordarem, em fevereiro deste ano, com a publicação dos “padrinhos” das verbas. Entretanto, os recursos de 2025 continuam travados.

O Congresso aprovou que essas emendas terão R$ 10,5 bilhões ao total, sendo metade destinado para a área da saúde. Porém, as comissões ainda precisam se reunir para votar as indicações de quais programas e localidades receberão o dinheiro.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara.

Leia também
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa

Ministério público e unb avançam em diálogo sobre apoio a vítimas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Universidade de Brasília (UnB) uniram forças em um diálogo promissor, visando aprofundar a cooperação institucional em prol da pauta vitimária. O encontro, realizado na reitoria da UnB, sinaliza um esforço conjunto para aprimorar o atendimento e fortalecer os direitos

Leia mais...

Jogos assustadores: oito títulos de terror chegando em 2026

O ano de 2026 promete ser um marco para os fãs de jogos de terror, com uma seleção diversificada de títulos que abrangem desde remakes de clássicos até novas propriedades intelectuais com potencial para redefinir o gênero. Prepare-se para uma onda de sustos, atmosferas densas e produções de alta qualidade.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.