Municípios têm até 31 de janeiro de 2026 para aderir ao módulo GPEI do MEC

Os municípios brasileiros têm até 31 de janeiro de 2026 para aderir voluntariamente ao módulo Gestão Presente na Educação Infantil (GPEI), parte da plataforma MEC Gestão Presente. A adesão deve ser realizada pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) e é gratuita.

Instituído pela Portaria MEC nº 830/2025, o GPEI permite mapear a demanda por vagas em creches, gerir filas de espera e realizar matrículas com critérios de equidade e inclusão. Responsáveis legais podem fazer pré-cadastro online de crianças de 0 a 3 anos, facilitando a inscrição nas creches dos municípios aderentes.

A ferramenta promove transparência na priorização da demanda por vagas, garantindo que nenhuma criança fique invisível e que as vagas sejam alocadas com equidade. O Ministério da Educação (MEC) reforça o apoio técnico às redes municipais na educação infantil por meio dessa iniciativa.

Uma versão piloto do sistema foi implementada de 19 a 23 de janeiro no município de Tatuí (SP). Segundo a secretária municipal de Educação, Rosângela Domingues, a ferramenta permite trabalhar com mais transparência e respeito a quem mais precisa. “Essa é uma solução construída por muitas mãos para que nenhuma criança fique invisível e cada vaga seja entregue com a certeza da equidade”, destacou ela.

Para aderir, o município precisa ter CNPJ ativo e já ter aderido à plataforma MEC Gestão Presente, o que pode ser feito a qualquer momento pelo Simec. Após o prazo, o MEC classificará os entes federativos para implementação gradual, considerando critérios como diversidade regional, porte populacional, maturidade tecnológica e capacidade técnica e administrativa.

A plataforma MEC Gestão Presente é uma iniciativa do Governo do Brasil para modernizar a gestão educacional nas redes públicas. Ela utiliza tecnologia para fornecer informações precisas, facilitando o planejamento e a execução de políticas educacionais baseadas em evidências. A plataforma promove o governo digital em todos os níveis da gestão educacional, melhora a transparência, maximiza a eficiência e fortalece a colaboração entre entes federativos.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress