Neste sábado (7), mais de 50 pacientes foram atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga durante um mutirão de pequenos procedimentos cirúrgicos e atendimentos odontológicos.
A iniciativa envolveu mais de 20 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, farmacêuticos, odontólogos e técnicos em saúde bucal, além de quase uma dezena de residentes de Medicina de Família e Comunidade (MFC). Os procedimentos abrangem a retirada de lesões de pele comuns, como verrugas e cistos sebáceos, e profilaxia para prevenção de doenças periodontais.
O objetivo da ação é atender demandas locais e capacitar os residentes. “São procedimentos que seriam encaminhados à Atenção Secundária. Porém, aqui mesmo na UBS, a gente consegue ensinar os residentes e oferecer o atendimento à população”, explica a preceptora do programa de residência, Hiromi Trevisan.
Uma novidade destacada no mutirão foi o implante subdérmico contraceptivo liberador de etonogestrel, conhecido como Implanon, incorporado recentemente ao Sistema Único de Saúde (SUS). A UBS 5 de Taguatinga começou a oferecer o método nesta semana, e dez pacientes foram agendadas para o procedimento no sábado.
O Implanon é considerado vantajoso por sua duração de até três anos e alta eficácia no planejamento reprodutivo, sem depender de uso diário ou contínuo, diferentemente de anticoncepcionais orais ou injetáveis.
Com informações da Agência Brasília