13/11/2025

Na Hora ultrapassa 1 milhão de atendimentos em 2025 e amplia rede no DF

Com 1 milhão de atendimentos em 2025, o Na Hora tem uma média superior a 7 mil atendimentos diários | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

Com mais de 7 mil atendimentos diários e índice de satisfação de 99,9%, serviço aposta em descentralização e nova unidade em Samambaia

O Na Hora ultrapassou a marca de 1 milhão de atendimentos em 2025, com média superior a 7 mil atendimentos diários. Vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o serviço reúne 170 atendimentos públicos presenciais, de forma articulada e descentralizada, em parceria com 20 órgãos. As unidades também contam com terminais de autoatendimento para facilitar ainda mais o acesso do cidadão.

Entre os serviços mais procurados estão a emissão e entrega da 1ª via da Carteira de Identidade Nacional, o autoatendimento nas unidades, a coleta biográfica e biométrica do Departamento de Trânsito do DF (Detran), retirada do cartão estudantil, troca de titularidade e fatura da Neoenergia e emissão da 2ª via do IPTU/TLP. Juntos, esses serviços somaram mais de 1,2 milhão de atendimentos nos últimos 12 meses.

Segundo o subsecretário de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão, Rodrigo Barbosa, a alta demanda registrada este ano nos atendimentos do Na Hora pode ser explicada por diversos fatores. “Embora o cidadão tenha acesso ao agendamento e aos serviços online, ele ainda prefere o atendimento presencial porque esclarece melhor as dúvidas. Muitas vezes, ele vem resolver um serviço e acaba resolvendo outro. Por exemplo, ele tira a identidade na Polícia Civil, já aproveita para ir ao TRE resolver o título de eleitor, passa na Caesb para trocar a titularidade… Como o Na Hora reúne vários serviços em um só lugar, o cidadão prefere vir presencialmente para resolver tudo de uma vez”, explica.

Além disso, o subsecretário destaca que o aumento da oferta de serviços contribui para esse crescimento. “A cada dia que passa, vamos inserindo novos serviços que, antes, o cidadão precisava procurar em locais diferentes e, muitas vezes, com mais dificuldade. Hoje ele sabe que no Na Hora o atendimento é assertivo”.

As unidades com maior volume de atendimento são: Ceilândia, Rodoviária do Plano Piloto, Taguatinga, Riacho Fundo, Gama, Sobradinho e Brazlândia. Rodrigo também confirmou a ampliação da rede Na Hora no DF. “A expectativa é inaugurar ainda este ano a unidade de Samambaia, que é uma região com grande demanda. Lá, todos os serviços do DF são muito procurados, e a unidade vai ajudar a atender essa população. Também temos previsão de abrir uma unidade no Venâncio Shopping, com foco empresarial, além da presença da Polícia Federal para emissão de passaportes”.

Em relação ao agendamento online, o subsecretário garante que tem funcionado bem. “Não é algo que gera muitas reclamações. Quando há alguma, o cidadão pode registrar pela plataforma Participa DF, que é o canal de ouvidoria do Governo do Distrito Federal. Essas manifestações chegam até a gestão do Na Hora, e nós buscamos solucionar. Em muitos casos, até entramos em contato com o cidadão para garantir que ele consiga ser atendido da melhor forma”.

O tempo médio de espera nas unidades do Na Hora é de 8 minutos e 37 segundos, de acordo com dados do Sistema Siga Manager. A satisfação dos usuários também é alta: o índice chegou a 99,93%. Atualmente, a unidade da Rodoviária do Plano Piloto, considerada a matriz do serviço, conta com 156 funcionários. O gerente Waldeci Barbosa destaca que, mesmo com a alta demanda, o tempo médio de atendimento se mantém entre 9 e 10 minutos, com casos em que o cidadão é atendido em menos de cinco. “Chegamos a estourar 13 minutos em algumas situações, mas sempre buscamos manter a agilidade”, afirma.

Atendimentos

O aposentado Cairo Cordeiro, 77, esteve na unidade do Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto para emitir uma segunda via da identidade e elogiou a agilidade do atendimento. Para Cairo, a estrutura do Na Hora é uma das iniciativas mais importantes da capital. “É uma coisa boa, que ajuda todo mundo. Você chega, resolve o que precisa, tira documento, paga taxa, tudo com rapidez, presteza e gentileza. Isso é o que Brasília tem de melhor no atendimento ao público”, avaliou.

A policial militar Eliane Andrade, 48, utilizou o serviço do Na Hora pela primeira vez e saiu satisfeita. Ela precisou emitir a Carteira Nacional de Identificação Digital para ela, a filha e o marido. “Agendei ontem para hoje, e deu tudo certo. O sistema funcionou muito bem e o atendimento foi rápido”, relatou. Além disso, Eliane também elogiou a estrutura da unidade e o conforto do local enquanto aguardava a vez.

Uma moradora do Rio Grande do Sul, Daniele Spindler, 35, que está em Brasília para trabalhar, elogiou a agilidade e a estrutura do atendimento no Na Hora. “Marquei o horário ontem pelo site, e viemos hoje para tirar a identidade. Está sendo rápido e o atendimento está sendo legal”, contou. Ela destacou ainda a boa organização do local: “A estrutura é boa. Como não somos daqui, foi uma ótima oportunidade poder resolver isso com facilidade”.

Serviço móvel

A unidade móvel Na Hora leva os principais serviços públicos a regiões do DF que ainda não têm posto fixo, como Santa Maria e Recanto das Emas, onde a carreta vai duas vezes por semana. A divulgação é feita com apoio de lideranças locais, administrações regionais e rádios comunitárias, o que ajuda a distribuir a demanda e evita que a população precise se deslocar ao centro para ser atendida.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF)

Leia também
Quadra de esporte é totalmente reformada em Ceilândia
Quadra de esporte é totalmente reformada em Ceilândia
Áreas do Lago Norte e Planaltina têm energia suspensa para modernização da rede nesta quinta-feira (13)
Áreas do Lago Norte e Planaltina têm energia suspensa para modernização da rede nesta quinta-feira (13)
Manifestantes tentam invadir área da COP
Manifestantes tentam invadir área da COP
UPA do Recanto das Emas receberá nova caixa d’água e sistema de proteção contra incêndio
UPA do Recanto das Emas receberá nova caixa d’água e sistema de proteção contra incêndio
Setor Sul do Gama recebe obras de abastecimento de água, esgoto e drenagem da chuva
Setor Sul do Gama recebe obras de abastecimento de água, esgoto e drenagem da chuva
GDF inicia reforma do Estádio Augustinho Lima com novo gramado e pista de atletismo
GDF inicia reforma do Estádio Augustinho Lima com novo gramado e pista de atletismo
Receita do DF apreende 38 mil latas de cerveja sem nota fiscal em uma semana
Receita do DF apreende 38 mil latas de cerveja sem nota fiscal em uma semana
Nova versão do sistema GestãoDF facilita decisões de governo
Nova versão do sistema GestãoDF facilita decisões de governo
Aberta licitação para obras de drenagem no Condomínio Vivendas Bela Vista
Aberta licitação para obras de drenagem no Condomínio Vivendas Bela Vista
Chuvas no DF: Como o lixo nas ruas pode causar alagamentos
Chuvas no DF: Como o lixo nas ruas pode causar alagamentos
logoMPDFT-1
Homem acusado de homicídio em 1999 vai a júri após 25 anos foragido
GDF impulsiona crédito agrícola com investimento de R$ 8 milhões
GDF impulsiona crédito agrícola com investimento de R$ 8 milhões

Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização para que diversos políticos e influenciadores visitem o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra em regime de prisão domiciliar desde agosto. Entre os nomes autorizados a se encontrarem com o ex-presidente estão os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG)

Leia mais...

Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

O ministro da Justiça e Segurança Pública determinou que a Polícia Federal (PF) inicie uma investigação sobre o direcionamento de emendas parlamentares para organizações não governamentais (ONGs). A apuração visa esclarecer o uso de recursos públicos repassados durante o governo anterior. A decisão surge após a Controladoria-Geral da União (CGU)

Leia mais...

Fóssil raro no brasil revela nova espécie de pterossauro

Uma descoberta extraordinária no Nordeste do Brasil lançou luz sobre a vida pré-histórica da região. Um fóssil de vômito, conhecido cientificamente como regurgitalite, revelou a existência de uma nova espécie de pterossauro, batizada de Bakiribu waridza, que habitou a área há aproximadamente 110 milhões de anos. Este achado representa o

Leia mais...

Brasil adota tecnologia avançada para impedimentos no futebol

O Brasil se prepara para ser o primeiro país da América do Sul a implementar o sistema de impedimento semiautomático no futebol. A inovação tecnológica promete agilizar e dar maior precisão às decisões de arbitragem em lances cruciais das partidas. O sistema utiliza um conjunto de câmeras estrategicamente posicionadas ao

Leia mais...

Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu um prêmio de reconhecimento no 2º Congresso de Defesa da Integridade, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A promotora de justiça Luciana Asper y Valdés, idealizadora do programa NaMoral, foi homenageada por sua significativa contribuição e fortalecimento

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.