A comunidade terá a oportunidade de escolher conselheiros das unidades de ensino. A votação ocorrerá nas próprias escolas em que os estudantes estão matriculados e onde os servidores estão lotados.
Na quarta-feira, 25 de novembro, acontecerá a eleição para diretores, vice-diretores e conselheiros escolares das 702 escolas públicas no Distrito Federal. A votação ocorrerá das 7h30 às 21h, de forma contínua, tanto em escolas urbanas como rurais. São elegíveis para votar estudantes a partir dos 13 anos, mães, pais, responsáveis legais, professores (temporários e efetivos) e outros servidores ligados às carreiras Magistério e Assistência.
Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). A votação será realizada na escola onde o estudante está matriculado e onde os servidores estão alocados. Cada família terá direito a um único voto, podendo ser exercido pelo pai, mãe ou responsável.
Os eleitos terão um mandato de quatro anos, assumindo seus cargos em 2 de janeiro de 2024 e permanecendo até 31 de dezembro de 2027. No total, foram homologadas 4.488 candidaturas para o conselho escolar e 797 chapas inscritas para as posições de diretor e vice-diretor. Caso alguma escola não tenha candidatos interessados, por qualquer motivo, novas eleições serão realizadas em até 180 dias após a votação.
Neste ano, o processo eleitoral contará com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), que fornecerá urnas de lona e cabines de votação, e do Sindicato dos Professores (Sinpro), que também contribuirá com urnas de lona. A apuração dos votos começará assim que as votações forem encerradas, e os resultados de cada escola serão divulgados na quarta-feira (25). No entanto, a homologação do resultado final das eleições, após a análise de recursos, ocorrerá em 4 de dezembro.
A Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, enfatiza que participar da eleição é uma maneira significativa de envolver a comunidade escolar na tomada de decisões, promovendo transparência e uma gestão responsável na educação pública.
A campanha eleitoral dos candidatos não é permitida dentro das escolas no dia da votação. As campanhas eleitorais encerraram no domingo, 22 de novembro. Qualquer material de campanha que tenha sido exibido até essa data poderá permanecer no local até o dia da votação, mas nenhum novo material pode ser apresentado a partir de segunda-feira, 23 de novembro. É permitido o uso de camisetas identificando a chapa ou candidato no dia da votação, mas atividades de campanha não são permitidas nesse dia. Além disso, os candidatos não podem estar presentes nas escolas no dia da votação, a menos que estejam votando ou atuando como fiscais de chapa ou candidaturas para o conselho escolar.
Tribuna Livre, com informações da SEEDF