21/11/2025

“Não viemos para confrontar, viemos para conversar”, diz Nelsinho Trad sobre missão nos EUA

"Quando a via diplomática tradicional encontra barreiras, cabe à diplomacia parlamentar abrir caminhos", destaca Trad - (crédito: Roque de Sá/Agência Senado)

Liderada pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores, comitiva busca evitar impactos das novas tarifas sobre exportações brasileiras

Uma delegação composta por oito senadores desembarca na próxima segunda-feira (28/7) em Washington para uma série de reuniões com congressistas, empresários e organismos multilaterais dos Estados Unidos. A missão oficial, liderada por Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, tem como foco reabrir os canais políticos e econômicos entre os dois países em meio à escalada das tensões comerciais.

Com encontros programados na Embaixada do Brasil e na U.S. Chamber of Commerce, a comitiva pretende reforçar o compromisso do Brasil com uma parceria estratégica baseada na confiança mútua. “Não viemos para confrontar. Viemos para conversar e preservar empregos”, afirmou Trad, que coordena a iniciativa suprapartidária aprovada por unanimidade pelo plenário do Senado.

As recentes tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, como carne bovina, máquinas agrícolas e aeronaves, acenderam o alerta em diversos setores. Estimativas da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) apontam possíveis perdas de até R$ 175 bilhões em 10 anos, com retração de quase 1,5% no PIB nacional.

Segundo Trad, a missão parlamentar não tem como objetivo negociar tarifas, papel reservado ao Executivo. A intenção, diz ele, é fortalecer o ambiente de escuta institucional com o Congresso norte-americano e demonstrar que a medida impacta negativamente cadeias produtivas de ambos os lados. “Quando a via diplomática tradicional encontra barreiras, cabe à diplomacia parlamentar abrir caminhos”, disse.

O grupo também quer envolver parlamentares norte-americanos de diferentes regiões e partidos, especialmente os representantes de estados como Califórnia, Flórida e Texas, que mantêm fortes relações comerciais com o Brasil. Os senadores esperam encontrar espaço para alertar sobre os efeitos colaterais da escalada protecionista no mercado norte-americano.

A delegação brasileira permanece nos EUA até quarta-feira (30). O cronograma prevê ainda reuniões com o Brazil-U.S. Business Council, o Escritório do Representante Comercial dos EUA e, possivelmente, o Departamento de Estado. “Essa é uma missão de construção, não de embate”, reforçou Trad.

Tribuna Livre, com informações da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado

Leia também
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada

Larry page ultrapassa bezos e ascende ao topo da lista de bilionários

Larry Page, um dos fundadores do gigante tecnológico Google, ascendeu à posição de terceira pessoa mais rica do mundo, ultrapassando Jeff Bezos, fundador da Amazon. A mudança no ranking ocorreu na quarta-feira, impulsionada pelo notável desempenho das ações da Alphabet, empresa-mãe do Google. O crescimento das ações da Alphabet foi

Leia mais...

Ministério público do df debate inovação em políticas públicas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promoveu um seminário com o objetivo de fortalecer o papel da instituição na formulação, acompanhamento e aperfeiçoamento das políticas públicas no DF. O evento, intitulado “Ministério Público e Políticas Públicas: Diálogo e Inovação 2025”, reuniu membros, servidores e a sociedade civil

Leia mais...

Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá

Imagens capturadas na Colúmbia Britânica, no Canadá, revelam um comportamento inusitado em lobos selvagens, levantando questões sobre a inteligência animal e o uso de ferramentas. Os registros mostram dois lobos puxando as cordas de armadilhas para caranguejos com o objetivo de acessar as iscas ali contidas. A descoberta, que desafia

Leia mais...

Mei: receita federal alerta para novo cálculo de faturamento

Microempreendedores Individuais (MEI) devem ficar atentos a uma nova metodologia de cálculo do faturamento anual, que passa a considerar a soma dos valores movimentados tanto na conta bancária da pessoa física (CPF) quanto na conta jurídica (CNPJ). A medida visa combater a prática de alguns MEIs que buscam ocultar o

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.