07/12/2025

Nasa registra ‘ilha fantasma’ próximo ao Azerbaijão

'Ilha fantasma' teria aparecido entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro, e tem aproximadamente 400 metros de diâmetro - (crédito: Wanmei Liang/Nasa)

Massas de terra transitórias são registradas desde a primeira erupção do vulcão de lama Kumani Bank, situado no Mar Cáspio a cerca de 25 quilômetros da costa leste azerbaidjana

Satélites da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa, na sigla em inglês) capturaram uma ‘ilha’ no Mar Cáspio que desapareceu completamente após pouco mais de um ano.

Uma massa de terra surgiu, no início de 2023, depois da erupção de um vulcão de lama na costa do Azerbaijão. No final de 2024, porém, ela havia sumido quase que completamente. O Observatório Terrestre da Nasa, que registrou imagens da ilha temporária, descreveu o fenômeno “como uma aparição”.

A agência espacial explica que “ilhas transitórias” parecidas com a Chigil-Deniz, como está sendo chamada esta última massa de terra, são registradas desde a primeira erupção do vulcão de lama Kumani Bank, em 1861. Situada a cerca de 25 quilômetros da costa leste azerbaidjana, a crista do vulcão emerge e encolhe.

Conforme registraram as imagens da Nasa, a crista estava, em novembro de 2022, abaixo da superfície do mar. Por isso, nada além de água é visto no mesmo local em que, alguns meses depois, em fevereiro de 2023, uma ilha apareceu. Em dezembro de 2024, é possível ver apenas uma pequena porção de terra acima do nível do oceano.

De acordo com observações adicionais do satélite, Chigil-Deniz teria aparecido entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro, e medido aproximadamente 400 metros de diâmetro. 

Em outras oito erupções prévias do mesmo vulcão, explosões produziram ilhas de diferentes tamanhos. Em maio de 1861, por exemplo, o corpo de terra que apareceu pouco mais de três metros acima do mar tinha apenas 87 metros de largura; ele sumiu em 1862. A erupção mais forte, segundo a agência, ocorreu em 1950 e produziu uma ilha de 700 metros de largura e seis de altura.

De acordo com geólogos, há mais de 300 vulcões de lama no leste do Azerbaijão e na costa do Mar Cáspio, devido à colisão das placas tectônicas da Arábia e da Eurásia.

Tribuna Livre, com informações da NASA.

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes

Propostas são represálias à decisão do decano Gilmar Mendes de blindar magistrados. Um dos textos prevê a atualização da Lei do Impeachment; outro, pretende alterar os critérios de escolha de integrantes da Corte e instituir mandato fixo para ministros O Senado se mobiliza em retaliação à decisão do ministro Gilmar

Leia mais...

Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura

O filho de Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, anuncia candidatura à Presidência da República e diz que conta com a bênção do ex-presidente. Mercado, que torce por Tarcísio, reage, com Bolsa caindo 4,31% e dólar subindo a R$ 5,43 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (5), que será

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.