29/11/2025

Negociações dos EUA em Gaza geram libertação de refém israelense-americano; entenda

Pôster com o retrato do refém israelense-americano Edan Alexander, mantido na Faixa de Gaza desde os ataques de 7 de outubro de 2023 contra Israel por militantes do Hamas - (crédito: AFP)

Anúncio de libertação vem, neste domingo (11/5), após discussões entre representantes americanos e do grupo palestino no Catar, país mediador que Trump visita nesta semana

O Hamas anunciou, neste domingo (11/5), que vai libertar um soldado israelense-americano refém em território palestino desde 7 de outubro de 2023. A libertação vem como resposta a discussões com representantes dos Estados Unidos sobre possível trégua em Gaza. A negociação deve acontecer antes de visita do presidente Donald Trump ao Oriente Médio. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirma, apesar disso, que continuará em combate.

“O soldado israelense Edan Alexander, com dupla cidadania americana, será libertado como parte dos esforços para cessar-fogo, abertura de pontos de travessia e entrada de ajuda e de resgate ao nosso povo (na Faixa de Gaza)”, informa comunicado do grupo islamita, conforme replica a agência de notícias France-Presse. 

Capturado enquanto servia em unidade de elite próxima à Gaza, o militar, de 21 anos, tem “possível libertação” marcada para os “próximos dias”. De 251 pessoas sequestradas pelo Hamas em Israel durante o 7 de outubro, 58 — dos quais 34 foram declarados mortos pelo exército israelense — seguem em território palestino. 

Além dos EUA, o conflito conta com a mediação de Egito e Catar, que será visitado por Trump entre os dias 13 e 16 de maio. Os países árabes celebraram a libertação de Edan Alexander — a que descreveram como “gesto de boa vontade” do Hamas e “passo encorajador rumo ao retorno à mesa de negociações para alcançar trégua na Faixa de Gaza”.

Negociações

À AFP, autoridades do Hamas disseram que representantes do grupo e dos Estados Unidos tiveram conversas diretas, e com “avanços” a respeito de possível trégua, em Doha nos últimos dias. Além de cessar-fogo, foram discutidas trocas de reféns e presos e entrada de ajuda humanitária em Gaza.

No anúncio deste domingo, além de declarar a libertação, o Hamas afirma estar “pronto para iniciar de imediato negociações intensivas e fazer esforços sérios para chegar a um acordo final sobre o fim da guerra”, ou pelo menos sobre “o intercâmbio de prisioneiros” de uma nação a outra. 

Ainda, sugere a possibilidade de Gaza ser gerida por “organismo profissional independente, com objetivo de garantir a manutenção da calma e da estabilidade durante muitos anos, além da reconstrução e do fim do assédio”. 

Mesmo com as declarações, porém, o gabinete de Netanyahu insistiu no seguimento do conflito: “De acordo com a política de Israel, as negociações ocorrerão sob fogo, com o compromisso de alcançar todos os objetivos da guerra”. Mais cedo, foram anunciadas pela Defesa Civil da Faixa de Gaza mortes de oito pessoas, entre elas crianças, devido a ataques aéreos israelenses no território palestino.

Aviões de combate de Israel atingiram tendas de campanha em Gaza, onde vivem dezenas de deslocados, e mataram quatro crianças, duas mulheres e dois homens. Outras pessoas, inclusive um bebê, ficaram feridas; mais bombardeios e ataques ocorreram em outras partes do território.

Ainda assim, foi anunciada a libertação de Edan Alexander e autoridades do Hamas declararam a AFP, às vésperas de viagem de Trump a Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos, que as negociações com os EUA “ainda estão em andamento”. Nos Estados Unidos, manifestantes pedem para que o presidente americano acabe com a guerra.

O grupo palestino exige “acordo completo” e recusou, no último 18 de abril, proposta de Israel que previa trégua de pelo menos 45 dias e troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos, além de autorização para levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O país comandado por Netanyahu, por sua vez, quer a devolução de todos os reféns e a desmilitarização de Gaza.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse

Leia também
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Planepoints-1200x675-1
Novo app para iphone promete revolucionar o planejamento de viagens aéreas
Fosseis-com-o-GPS-biologico-scaled-1
Criatura ancestral possuía "gps biológico" há milhões de anos, revelam fósseis
google-cursos-1200x675-1
Google oferece plataforma gratuita para impulsionar habilidades em ia e tecnologia
moto-eletrica
Moto solar com painéis retráteis surge com design inovador
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias

Emenda polêmica: r$ 300 milhões para ações policiais em 2026

A Assembleia Legislativa se prepara para discutir uma emenda orçamentária que promete reacender o debate sobre segurança pública. Uma articulação de parlamentares, por vezes referida como “bancada da bala”, propõe destinar R$ 300 milhões para financiar operações policiais direcionadas ao combate do crime organizado no ano de 2026. A emenda,

Leia mais...

Homem que fazia delivery de drogas em Planaltina é preso

O criminoso fazia uso de transporte por aplicativo para entregar as drogas. Com ele foram apreendidas porções de entorpecentes e comprimidos de remédio para dormir Um homem, investigado por fazer “delivery” de drogas, foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes em Planaltina. Foram apreendidos com ele porções de maconha,

Leia mais...

Aposentadoria em 2026: entenda as novas regras e seus impactos

O ano de 2026 deve trazer a consolidação de diversas mudanças no sistema de aposentadoria, impactando diretamente milhões de trabalhadores. As alterações, em constante evolução, exigem atenção redobrada para garantir o acesso aos direitos previdenciários de forma adequada. Um dos pontos centrais é a idade mínima para se aposentar. As

Leia mais...

Governo avalia fim de pedágio alvo de críticas por altos valores

Uma portaria do Ministério dos Transportes reacendeu o debate sobre a possível extinção de uma das praças de pedágio mais caras do país, alvo constante de críticas de usuários e especialistas em infraestrutura. A medida, que estabelece diretrizes para a reavaliação de contratos de concessão rodoviária, abre caminho para que

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.