'Nenhum amor perdido' entre Tyrone e Derry – Canavan

O grande Tyrone, Peter Canavan, reconhece que “não haverá amor perdido” quando seu condado enfrentar Derry e antecipa um “jogo muito saboroso” quando eles se enfrentarem no encontro da segunda divisão de sábado, no Celtic Park [live on BBC iPlayer and BBC Sport NI website, 18:00 GMT].

Ambos os lados ambicionam um retorno imediato à primeira divisão depois de sofrerem o rebaixamento no ano passado, mas nenhum deles conseguiu uma vitória na primeira rodada, com Kildare empatando contra Tyrone, enquanto Derry caiu para Meath.

Anúncio

Numa divisão extremamente competitiva, há pouca margem para erros e quem sair de mãos vazias neste fim de semana enfrentará uma batalha difícil para ganhar a promoção.

Canavan – cujos filhos Darragh e Ruairi fazem parte do time Red Hands – tem muita experiência em derbys com seus vizinhos e diz que a última edição deste fim de semana é mais um “grande” entre os condados com tanto em jogo.

“Com Tyrone na segunda divisão, cada jogo é crucial se você quiser ser promovido”, disse o duas vezes vencedor da seleção irlandesa à BBC Sport NI.

“Ambas as equipes se considerariam equipes da primeira divisão e o fato de estarem na segunda divisão não agradaria a nenhuma delas, então é um grande problema.

Anúncio

“Ambas as equipes querem muito voltar à primeira divisão e, se perderem, a chance de isso acontecer é remota.”

'Derry pode estar mais adiante no momento'

Malachy O'Rourke está em sua segunda temporada no comando dos Red Hands, enquanto Ciaran Meenagh está de volta a Derry depois de assumir o comando interino durante a campanha de 2023.

Apesar de Derry não vencer na liga ou no campeonato desde 2024, Canavan sente que Meenagh pode estar em uma posição um pouco melhor em termos de ter um elenco estabelecido, já que O'Rourke busca integrar rostos novos em seu painel.

“Derry pode estar um pouco mais adiantado do que Tyrone para o jogo desta semana”, opinou Canavan.

Anúncio

“Para os jogos do campeonato, acho que você pode dizer com confiança que poderia nomear 12 ou 13 do time titular de Derry e não poderia fazer isso com Tyrone.

“Malachy trouxe muitos jogadores jovens realmente bons, mas é uma questão de juntar todas as peças para jogar num sistema que lhes convém.

“Ficou evidente contra Kildare em alguns setores que Tyrone teve dificuldades e eu diria que Ciaran Meenagh está em uma posição mais feliz, sabendo o que tem e conhecendo os jogadores com quem trabalhou antes.

'A corrida pelas honras está aberta'

Embora ambas as equipes estejam ansiosas para conquistar os pontos mais importantes e não o insignificante direito de se gabar neste fim de semana, o status da Divisão Um não tem o mesmo peso agora do que no passado, quando se analisa o panorama geral.

Anúncio

Anteriormente, era considerado imperativo operar na primeira divisão se um condado quisesse tentar Sam Maguire no final do ano, mas o triunfo de Dublin na Irlanda em 2023 e o de Armagh no ano seguinte vieram depois de jogarem futebol na segunda divisão.

Canavan sente que há “oito, nove, 10 equipes realmente fortes”, todas lutando por oito vagas na Divisão Um, o que aumentou a competitividade geral e ele sente que a corrida por Sam em 2026 está “totalmente aberta”.

“Apenas oito times podem jogar na primeira divisão, então alguns bons times serão rebaixados e é aí que estamos no momento.

“O fato de Armagh ter passado e vencido uma All-Ireland da maneira que fez, Donegal não está tão longe, há uma série de equipes pensando 'se agirmos juntos, temos uma chance de nos sairmos muito bem'.

“As ligas são difíceis, mas o campeonato está em aberto. Existem cinco ou seis times capazes de vencer Sam Maguire.”

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress