Os profissionais assumirão a responsabilidade de proteger crianças e adolescentes em todas as regiões administrativas. Consulte os locais de votação e os documentos necessários.
O dia da votação finalmente chegou! No Distrito Federal, a população vai eleger os membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024/2027 neste domingo, 1º de outubro. Os locais de votação abrirão seus portões às 8h e permanecerão acessíveis até as 17h.
“Hoje é o grande dia para a população exercer seu papel cidadão e participar desta eleição. Ter um Conselho Tutelar forte é essencial para garantir os direitos das crianças e adolescentes”, ressaltou Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania.
No total, existem 146 locais de votação distribuídos em todas as regiões administrativas do DF. A secretária Marcela Passamani enfatizou novamente a importância da colaboração da sociedade, apesar de o voto ser facultativo, para a escolha de membros efetivos de cada comunidade.
O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à Secretaria de Justiça do DF (Sejus), está supervisionando o processo eleitoral, com 1.268 candidatos habilitados para votação. Serão selecionados 220 conselheiros titulares e 440 suplentes.
A jornada eleitoral começa às 7h com o processo de zerésima, que imprime um comprovante mostrando que a urna eletrônica não possui votos para nenhum dos candidatos, assegurando a transparência e a segurança da eleição.
Neste domingo, a propaganda de boca de urna, que envolve a atuação de cabos eleitorais e ativistas junto aos eleitores, pedindo votos para seus candidatos, não é permitida.
Para votar, os cidadãos devem apresentar um documento oficial com foto ou o e-título e só podem votar no candidato da região administrativa em que seu título de eleitor está cadastrado. Os números dos candidatos estão organizados por região administrativa, e a Sejus disponibilizará a lista dos candidatos e suas numerações em todos os locais de votação.
Após o encerramento da votação às 17h, os resultados serão entregues por cada administrador de local a responsáveis por veículos, que os levarão até a escola de totalização de votos de sua respectiva região administrativa. A totalização de votos está programada para ser divulgada a partir das 20h.
As mídias com os resultados preliminares dos candidatos eleitos de cada região administrativa serão transmitidas ao comitê de acompanhamento das eleições, localizado no Palácio do Buriti, por agentes de transmissão treinados nas escolas de totalização. O resultado oficial dos eleitos será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na terça-feira, 3 de outubro.
Tribuna Livre, com informações da Sejus