10/11/2025

Nikolas Ferreira e Whindersson Nunes trocam ataques após morte de Charlie Kirk

Nikolas Ferreira (PL) e Whindersson Nunes trocam farpas no X após morte de Charlie Kirk - (crédito: Reprodução/Redes Sociais/Reprodução/Câmara dos Deputados)

Deputado federal e humorista ampliam embate nas redes em meio à repercussão internacional do assassinato de Charlie Kirk, aliado de Donald Trump

A troca de provocações entre o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o humorista Whindersson Nunes ganhou força neste fim de semana e movimentou as redes sociais. Desde a última quinta-feira (11/9), os dois se enfrentam publicamente no X (antigo Twitter), após declarações do parlamentar sobre o assassinato do influenciador norte-americano Charlie Kirk, aliado do ex-presidente Donald Trump.

Em nova publicação, feita neste domingo (14/9), o parlamentar voltou à carga e publicou uma mensagem irônica, debochando da saúde mental de Whindersson.

 O embate escalou quando o parlamentar publicou um registro do cantor Vitão, maquiado, e insinuou que o humorista teria “perdido a mulher”, em referência ao suposto relacionamento de Luísa Sonza, ex-esposa de Whindersson, com o músico. Whindersson repostou a imagem acompanhada de uma foto antiga do próprio Nikolas, ainda adolescente, cutucando o parlamentar. 

Desde o assassinato do ativista conservador, na última quarta-feira (10/9), nos Estados Unidos, o parlamentar mineiro iniciou uma ofensiva nas redes sociais e passou a publicar dezenas de mensagens diárias sobre o assunto.

Ele chegou a lançar uma campanha para pressionar empresas a demitirem funcionários que, segundo ele, teriam comemorado ou minimizado o assassinato.

Com mais de 5,2 milhões de seguidores, o deputado também expôs nomes, perfis e locais de trabalho de usuários que ironizaram a morte do norte-americano. A postura provocou reação imediata de Whindersson, que já teve outras trocas de farpas com o parlamentar no ano passado, e respondeu com comentários sarcásticos às publicações de Nikolas.

Contradições

A postura adotada por Nikolas após a morte de Kirk também abriu espaço para críticas sobre sua própria incoerência. Internauras resgataram declarações do deputado feitas em 2022, em entrevista ao podcast Cara a Tapa.

Na ocasião, ao comentar o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (Psol), morta em 2018, ele adotou um tom bem diferente do atual.

“Teve um dia que estava sendo votado lá em BH o ‘Dia da Marielle Franco’. Eu falei: primeiro que nós estamos em BH. Então, assim, caguei para a Marielle. Segundo: ela não é uma pessoa flor que se cheire. Não é porque morreu que virou santo”, afirmou na época.

Agora, ao mobilizar campanhas para expor e punir quem ironizou a morte de um líder da extrema-direita norte-americana, Nikolas é acusado de relativizar e medir com pesos diferentes episódios de violência política.

“Esse era o discurso de Nikolas Ferreira de quando Marielle foi brutalmente assassinada. Hoje, ele está fazendo campanha contra quem fala mal do extremista de direita morto Charlie Kirk”, escreveu um internauta no X sobre a entrevista no podcast Cara a Tapa.

Quem era Charlie Kirk

Fundador da organização conservadora Turning Point USA, Charlie Kirk era considerado um dos principais porta-vozes da extrema-direita norte-americana. Morto a tiros em 10 de setembro, durante um evento universitário em Utah, ele tinha 31 anos.

O suspeito do crime, Tyler Robinson, de 22 anos, foi denunciado por familiares e está sob custódia.

Kirk acumulava milhões de seguidores nas redes sociais e era conhecido pelo estilo confrontativo em debates com opositores, especialmente em universidades. Seus vídeos, muitas vezes virais, mostravam embates com estudantes progressistas.

Com ideias alinhadas às de Donald Trump, defendia a tese de fraude nas eleições de 2020, atacava imigrantes e pessoas transgênero e se consolidava como uma figura de influência entre jovens conservadores.

Tribuna Livre, com informações de redes sociais

Leia também
f1280x720-162264_293939_5050
Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
11)
Hugo Motta pauta discussão do PL Antifacção para terça-feira (11/11)
eduardo-tagliaferro-alexandre-de-moraes
Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes
belem-do-para-
Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30
design-sem-nome-2025-09-09t185120
Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Congresso fará homenagem às viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio
Congresso fará homenagem às viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio
Análise de projeto que dobra taxação das bets é adiada no Senado
Análise de projeto que dobra taxação das bets é adiada no Senado
Governo envia ao Congresso projeto de reajuste para policiais do DF
Governo envia ao Congresso projeto de reajuste para policiais do DF
Indicações de Lula ao STF e à PGR testam força do Planalto no Senado
Indicações de Lula ao STF e à PGR testam força do Planalto no Senado
PT processa cidadãos e parlamentares que chamaram a sigla de ‘Partido dos Traficantes’
PT processa cidadãos e parlamentares que chamaram a sigla de ‘Partido dos Traficantes’

Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo

Santa Catarina implementa medidas para controlar o fluxo migratório interno, gerando debates e reações em diferentes esferas políticas. A iniciativa partiu da prefeitura de Florianópolis, com o prefeito Topázio Neto instituindo um controle migratório na capital. A medida visa monitorar e, potencialmente, restringir a entrada de novos moradores na cidade.

Leia mais...

Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30

Belém e Paris estreitaram laços com a assinatura de um acordo de cooperação técnica, visando o intercâmbio de projetos focados em sustentabilidade e urbanismo. O ato formal ocorreu na sede da prefeitura de Belém, durante os preparativos para a Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP30, que será sediada

Leia mais...

Petrobras decide manter participação acionária na braskem

A Petrobras anunciou sua decisão de manter sua participação na Braskem, a maior petroquímica da América Latina. A estatal brasileira detém atualmente 36% do capital total da empresa e 47% das ações com direito a voto. A decisão encerra um período de especulações sobre a possível venda da participação da

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.