O deputado federal Nikolas Ferreira discursou durante o ato pró-anistia que aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) discursou, nesta quarta-feira (7/5), no ato pró-anistia que aconteceu em Brasília. O parlamentar pressionou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) para aprovar a PL da Anistia.
“Aumento de deputado não é prioridade para o Brasil; prioridade é a anistia já. Deputado Hugo Motta, você foi eleito pelos nossos votos, então, por honra, por dignidade e por fazer o que é certo, paute a anistia. O nosso país não pode ficar refém de uma decisão de uma pessoa. Aqui estão representando do povo, aqui está o Supremo. Porque vocês são o Supremo, o Supremo é o povo. Anistia já.”
A “Caminhada Pacífica pela Anistia Humanitária” teve duração de duas horas, iniciando na Funarte, perto da Torre de TV, seguindo rumo a Esplanada dos Ministérios, na capital federal.
A manifestação contou com a participação de diversos deputados do PL. O discurso dos parlamentares foi na linha de reforçar o coro pela anistia dos condenados pelo 8 de Janeiro.
PL da Anistia
O PL da Anistia busca perdoar manifestantes que participaram da invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília, em janeiro de 2023. A iniciativa é defendida pela oposição, que afirma ter mais de 200 assinaturas e caminha para alcançar as 257 necessárias para a votação da urgência.
Segundo informações, lideranças do PT na Câmara já admitem nos bastidores que sofrerão a primeira derrota na Casa com o avanço do projeto. A base governista reconhece a dificuldade de barrar a mobilização bolsonarista. Mesmo com assinaturas, cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautar o requerimento.
Se a urgência for aprovada, o texto pode ser votado diretamente pelos deputados em Plenário, sem análise prévia das comissões, o que acelera a tramitação.
Tribuna Livre, com informações do Portal Metrópoles