22/11/2025

No Brasil, G20 inicia debates sobre aliança global contra a fome

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, participou da abertura da Força Tarefa para a criação de Aliança Global de combate à fome e à pobreza - (crédito: Roberta Aline / Ministério do Desenvolvimento Social)

O ministro do Desenvolvimento Social participou da abertura dos três dias de reuniões que discutirão o termo de adesão dos países ao projeto internacional

O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, participou nesta quarta-feira (21/2) da primeira reunião da Força Tarefa do G20 para o estabelecimento de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O encontro pretende estabelecer, entre os países membros, as diretrizes técnicas necessárias para formar esse pacto internacional.

“O que queremos com a aliança é um mecanismo prático para mobilizar recursos financeiros e conhecimento de onde são mais abundantes e canalizá-los para onde são mais necessários, apoiando a implementação e a ampliação da escala de ações, políticas e programas no nível nacional”, explicou Dias.

A reunião técnica discute, de maneira híbrida, até sexta-feira (23), o termo de adesão para os países interessados em ingressar na aliança. A iniciativa foi proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao assumir a presidência do G20, durante o encontro em Nova Dheli, na Índia.

Durante os três dias serão analisados relatórios de entidades internacionais que mostram soluções e lacunas do enfrentamento à pobreza e à fome, incluindo a produção sustentável de alimentos, a proteção social, a criação de resiliência (em razão das mudanças climáticas) e uma colaboração internacional mais eficaz.

“Foco nos mais pobres e vulneráveis”

Atualmente, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) afirma que cerca de 735 milhões de pessoas estão passando fome em um planeta que produz, “amplamente, a comida necessária para o sustento de todos”, segundo o ministério.

“Queremos evitar a duplicação de esforços e posicionar a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza como um mecanismo que dará o impulso político necessário para mobilizar os fundos e mecanismos existentes e melhor organizá-los em torno de dois princípios: o foco nos mais pobres e vulneráveis e a implementação consistente de políticas nacionais”, acrescentou o ministro.

A Força Tarefa em prol da Aliança Global terá novos encontros em março, em Brasília, e em maio, em Teresina. Segundo Dias, a expectativa é ter todo plano global alinhado para a reunião ministerial do G20, que ocorre em julho, no Rio de Janeiro.

“A partir daí, queremos estar em condições de expandir nossa Aliança para além do G20 de modo a chegarmos na Cúpula em novembro, no Rio de Janeiro, com o lançamento de uma aliança verdadeiramente global, com o máximo de países”, concluiu o ministro.

Erradicar a fome e a pobreza no mundo são dois dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que enumera desafios até 2030 para ter um mundo melhor e mais sustentável.

Tribuna Livre, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-160789_292464_5050
Após idas e vindas, stf fecha posição sobre revisão da vida toda
f1280x720-163092_294767_5050
Por que ronnie lessa será transferido de presídio federal de segurança máxima
image-400-e10b8d3a2e666a59aa3730e5003d6474
Tjdft reconhece iniciativas contra violência de gênero em escolas do df
f1280x720-163066_294741_575
Esse é o pico mais alto do brasil com vista deslumbrante e quase ninguém conhece
logoMPDFT-9
Ministério público do df debate inovação em políticas públicas
logo2-2
Página do pró-saúde apresenta linha do tempo detalhada do programa
f1280x720-162560_294235_5050-1
Reviravolta total no caso do caminhão com explosivos no rodoanel
logoMPDFT-8
Expediente do mpdft é suspenso por dois dias em novembro
image-400-615b481018ac08de1918bdf0c346a5df
Tjdft empossa 101 novos servidores aprovados em concurso público
f1280x720-162969_294644_5050
Esta cidade no litoral paulista pode desaparecer completamente nos próximos anos
logoMPDFT-7
Prodema obtém decisão favorável para implementação de políticas climáticas no df
f1280x720-162877_294552_5050
Governo lança programa para subsidiar gás de cozinha a famílias de baixa renda

Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?

A melatonina, popularizada como auxílio para o sono, teve sua comercialização facilitada no Brasil em outubro de 2021, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorizou como suplemento alimentar sem necessidade de receita médica. Esse acesso facilitado impulsionou seu consumo, mas recentes notícias levantaram preocupações sobre seus efeitos

Leia mais...

Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar pesquisas com a planta cannabis. A decisão representa um marco significativo e pode impulsionar o Brasil, reconhecida potência agrícola, em direção à autorização do cultivo da planta. A pesquisadora da Embrapa, Daniela

Leia mais...

Reforma do Campo Sintético do Alvorada Ganha Impulso no Gama

Após anos de reivindicação, obra é viabilizada com recursos da deputada Jaqueline Silva e parceria entre Novacap, Ibram e Governo do Distrito Federal. A reforma do campo sintético do Alvorada, no Gama, começa a se tornar realidade após anos de reivindicação da comunidade. A necessidade de revitalização do espaço era

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.