22/11/2025

No Brasil, G20 inicia debates sobre aliança global contra a fome

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, participou da abertura da Força Tarefa para a criação de Aliança Global de combate à fome e à pobreza - (crédito: Roberta Aline / Ministério do Desenvolvimento Social)

O ministro do Desenvolvimento Social participou da abertura dos três dias de reuniões que discutirão o termo de adesão dos países ao projeto internacional

O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, participou nesta quarta-feira (21/2) da primeira reunião da Força Tarefa do G20 para o estabelecimento de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O encontro pretende estabelecer, entre os países membros, as diretrizes técnicas necessárias para formar esse pacto internacional.

“O que queremos com a aliança é um mecanismo prático para mobilizar recursos financeiros e conhecimento de onde são mais abundantes e canalizá-los para onde são mais necessários, apoiando a implementação e a ampliação da escala de ações, políticas e programas no nível nacional”, explicou Dias.

A reunião técnica discute, de maneira híbrida, até sexta-feira (23), o termo de adesão para os países interessados em ingressar na aliança. A iniciativa foi proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao assumir a presidência do G20, durante o encontro em Nova Dheli, na Índia.

Durante os três dias serão analisados relatórios de entidades internacionais que mostram soluções e lacunas do enfrentamento à pobreza e à fome, incluindo a produção sustentável de alimentos, a proteção social, a criação de resiliência (em razão das mudanças climáticas) e uma colaboração internacional mais eficaz.

“Foco nos mais pobres e vulneráveis”

Atualmente, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) afirma que cerca de 735 milhões de pessoas estão passando fome em um planeta que produz, “amplamente, a comida necessária para o sustento de todos”, segundo o ministério.

“Queremos evitar a duplicação de esforços e posicionar a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza como um mecanismo que dará o impulso político necessário para mobilizar os fundos e mecanismos existentes e melhor organizá-los em torno de dois princípios: o foco nos mais pobres e vulneráveis e a implementação consistente de políticas nacionais”, acrescentou o ministro.

A Força Tarefa em prol da Aliança Global terá novos encontros em março, em Brasília, e em maio, em Teresina. Segundo Dias, a expectativa é ter todo plano global alinhado para a reunião ministerial do G20, que ocorre em julho, no Rio de Janeiro.

“A partir daí, queremos estar em condições de expandir nossa Aliança para além do G20 de modo a chegarmos na Cúpula em novembro, no Rio de Janeiro, com o lançamento de uma aliança verdadeiramente global, com o máximo de países”, concluiu o ministro.

Erradicar a fome e a pobreza no mundo são dois dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que enumera desafios até 2030 para ter um mundo melhor e mais sustentável.

Tribuna Livre, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-160789_292464_5050
Após idas e vindas, stf fecha posição sobre revisão da vida toda
f1280x720-163092_294767_5050
Por que ronnie lessa será transferido de presídio federal de segurança máxima
image-400-e10b8d3a2e666a59aa3730e5003d6474
Tjdft reconhece iniciativas contra violência de gênero em escolas do df
f1280x720-163066_294741_575
Esse é o pico mais alto do brasil com vista deslumbrante e quase ninguém conhece
logoMPDFT-9
Ministério público do df debate inovação em políticas públicas
logo2-2
Página do pró-saúde apresenta linha do tempo detalhada do programa
f1280x720-162560_294235_5050-1
Reviravolta total no caso do caminhão com explosivos no rodoanel
logoMPDFT-8
Expediente do mpdft é suspenso por dois dias em novembro
image-400-615b481018ac08de1918bdf0c346a5df
Tjdft empossa 101 novos servidores aprovados em concurso público
f1280x720-162969_294644_5050
Esta cidade no litoral paulista pode desaparecer completamente nos próximos anos
logoMPDFT-7
Prodema obtém decisão favorável para implementação de políticas climáticas no df
f1280x720-162877_294552_5050
Governo lança programa para subsidiar gás de cozinha a famílias de baixa renda

Expediente do mpdft é suspenso por dois dias em novembro

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) informa a suspensão do expediente nos dias 20 e 21 de novembro. A medida se deve ao feriado nacional do Dia da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira, e ao ponto facultativo decretado para a sexta-feira seguinte, conforme estabelecido na Portaria nº

Leia mais...

Tjdft empossa 101 novos servidores aprovados em concurso público

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizará, na próxima segunda-feira, dia 24 de novembro, a cerimônia de posse de 101 novos servidores. Os nomeados foram aprovados no último concurso público para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal do Tribunal, cujo edital foi divulgado

Leia mais...

Pf apreende r$ 1,6 milhão em casa de diretor do banco master

A Polícia Federal deflagrou uma operação que resultou na apreensão de R$ 1,6 milhão em espécie na residência de um diretor do Banco Master. A ação faz parte de um desdobramento de investigações que levaram à prisão de quatro diretores da instituição financeira, além do seu proprietário, Daniel Vorcaro. Os

Leia mais...

Queda da cloudflare expõe fragilidade da infraestrutura online global

Uma falha generalizada nos serviços da Cloudflare, ocorrida na manhã da última terça-feira (18), provocou a interrupção de milhares de plataformas online, reabrindo o debate sobre a vulnerabilidade da internet devido à concentração de sua infraestrutura. A Cloudflare desempenha um papel fundamental na web moderna, atuando tanto na aceleração do

Leia mais...

Café diário associado à menor incidência de arritmias cardíacas

O café, outrora visto com desconfiança devido a temores sobre palpitações e aceleração do ritmo cardíaco, pode estar passando por uma reavaliação. Uma nova pesquisa internacional sugere que o consumo regular da bebida está associado a uma diminuição no risco de desenvolvimento de arritmias. Durante anos, o café foi amplamente

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.