10/07/2025

No Distrito Federal, indivíduos com deficiência física têm acesso a uma rede de cuidados gratuita.

Após acidente de carro, David Gabriel é acompanhado no Centro Especializado em Reabilitação II de Taguatinga | Fotos: Karinne Viana/ Agência Saúde-DF

Com o objetivo de assegurar um atendimento abrangente e ininterrupto, a Secretaria de Saúde oferece tratamentos específicos para Pessoas com Deficiência (PcDs). A celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência ocorre neste domingo, 3 de dezembro.

Após um acidente automobilístico em maio de 2021, a vida de David Gabriel Amâncio, 21, sofreu uma reviravolta. Devido à lesão cerebral resultante da colisão contra um poste, ele ficou tetraparético, perdendo parcialmente as funções motoras dos membros superiores e inferiores. O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado neste domingo (3), foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para promover os direitos e o bem-estar das PcDs em todas as esferas da sociedade e do desenvolvimento. A rede pública de Saúde do Distrito Federal oferece tratamentos específicos para esses pacientes.

As sequelas do acidente de David comprometeram não apenas a mobilidade, mas também a fala e a capacidade de comandar os músculos. Seu irmão, Douglas Amâncio, relembra: “Ele não respondia aos comandos, não falava, se alimentava por sonda e tomava diversos antibióticos por conta de uma infecção.” Após mais de dois meses de internação nos hospitais Regional de Santa Maria (HRSM) e de Base (HBDF), David iniciou a reabilitação. Devido à espasticidade, ele precisou da aplicação de toxina botulínica, popularmente conhecida como botox. Encaminhado ao Centro Especializado em Reabilitação (CER) II de Taguatinga, ele recebeu o tratamento. Segundo a neurologista Alessandra Avellar, o procedimento visa relaxar o músculo, reduzindo a rigidez causada por lesões cerebrais.

No CER II, David recebe acompanhamento em diversas áreas, incluindo fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e consultas com um psicólogo. Seu irmão destaca a importância do centro para o progresso de David, mencionando melhorias na mobilidade e na comunicação. Outro paciente, Edilson Vieira, 49, autônomo, também recebe aplicação de toxina botulínica no CER II de Taguatinga após perder os movimentos do lado esquerdo do corpo devido a um acidente vascular cerebral (AVC). Com um ano de tratamento, Edilson celebra uma melhora significativa em sua condição, destacando a recuperação da mobilidade e até mesmo o retorno à direção de veículos.

Joaquim Emanuel Barbosa, 44, nascido com deficiência auditiva e diagnosticado na fase adulta com Transtorno do Espectro Autista (TEA) grau II, participa quinzenalmente de terapias em grupo para autistas adultos, promovidas pela unidade de Taguatinga. Ele destaca a importância dessas sessões para o compartilhamento de informações, conhecimentos e experiências pessoais, contribuindo para questões psicológicas e promovendo uma interação mais acessível.

As histórias de David, Edilson e Joaquim destacam a relevância do acesso a serviços especializados e do suporte emocional para esse público. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2022 revelam que o Brasil possui 18,6 milhões de PcDs, representando cerca de 8,9% da população com 2 anos de idade ou mais. O Distrito Federal, na região Centro-Oeste, apresenta o menor percentual desse grupo, com 7,8% (234,8 mil pessoas).

A Secretaria de Saúde destaca a estrutura do DF para atender às demandas desse público, com Unidades Básicas de Saúde como a principal porta de entrada na rede. A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPCD) abrange UBSs, ambulatórios, UPAs, hospitais e outros pontos de atendimento. Os serviços incluem reabilitação física, auditiva, visual e intelectual, bem como órteses e próteses personalizadas. A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, enfatiza o compromisso em garantir um atendimento de qualidade e destaca a estruturação do DF para atender às demandas da população com deficiência.

A RCPCD oferece uma variedade de serviços, incluindo fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e atendimento médico especializado. O programa de órteses e próteses visa proporcionar autonomia e melhorar a qualidade de vida, com dispositivos sob medida, como cadeiras de rodas, próteses avançadas, órteses e outros. Pacientes amputados recebem treinamento inicial de equilíbrio, fortalecimento e preparação para a colocação da prótese.

A chefe do Núcleo de Produção de Órteses e Próteses (Nupop), Mariane Ramos, destaca a importância da avaliação profissional no Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais (Naompe), onde o paciente é inserido na lista de espera para os dispositivos solicitados. O fornecimento ocorre por ordem de inscrição e está sujeito à disponibilidade dos materiais em estoque.

A secretária de Saúde enfatiza o compromisso do DF em atender às necessidades específicas das PcDs e ressalta a organização da rede para ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. A RCPCD atua de forma articulada, com foco em identificar as necessidades dos pacientes com deficiência e garantir um atendimento integral e contínuo.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

Leia também
Educação promove formação voltada ao atendimento de estudantes com altas habilidades
Educação promove formação voltada ao atendimento de estudantes com altas habilidades
UBS da Ponte Alta terá capacidade para atender 300 pacientes diariamente
UBS da Ponte Alta terá capacidade para atender 300 pacientes diariamente
Unidade Móvel do Hemocentro incentiva doação de sangue em Águas Claras
Unidade Móvel do Hemocentro incentiva doação de sangue em Águas Claras
Riacho Fundo II recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta quarta (9)
Riacho Fundo II recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta quarta (9)
Sai resultado provisório de chamamento público para gestão compartilhada do Espaço Cultural Renato Russo
Sai resultado provisório de chamamento público para gestão compartilhada do Espaço Cultural Renato Russo
Inscrições para 5º Prêmio de Artesanato e 4º Prêmio de Manualistas do DF vão até sexta (11)
Inscrições para 5º Prêmio de Artesanato e 4º Prêmio de Manualistas do DF vão até sexta (11)
Ação de acolhimento da população em situação de rua ocorre no Plano Piloto nesta terça-feira (8) A DF Legal fará o desmonte das estruturas das pessoas em situação de rua e o transporte dos pertences ao local regular indicado pelo ocupante | Foto: Agência Brasília
Ação de acolhimento da população em situação de rua ocorre no Plano Piloto nesta terça-feira (8) 
Estreia do Distrito Junino 2025 leva muita dança e alegria a Riacho Fundo II e Brazlândia
Estreia do Distrito Junino 2025 leva muita dança e alegria a Riacho Fundo II e Brazlândia
Empresas são credenciadas para atuar no serviço de patinetes compartilhados no DF
Empresas são credenciadas para atuar no serviço de patinetes compartilhados no DF
Zoológico de Brasília reabre com funcionamento diário durante o mês de julho
Zoológico de Brasília reabre com funcionamento diário durante o mês de julho
DF 4
Operação conjunta do GDF apreende máquina que desmatava Área de Proteção Ambiental
Ações simples da população em casa eliminam focos do mosquito da dengue
Ações simples da população em casa eliminam focos do mosquito da dengue

Truth+: Trump lança streaming focado em público conservador

Aplicativo está disponível para celulares, web e TVs conectadas como Apple TV, Fire TV e Roku O Trump Media & Technology Group, empresa do presidente dos EUA, Donald Trump, lançou oficialmente nessa segunda-feira (7/7) sua plataforma de streaming de TV, batizada de Truth+, em escala global. O serviço estreia com

Leia mais...

Mesmo com juros altos, setor automotivo avança

Anfavea divulga alta nas exportações e produção no 1º semestre, mas mercado interno segue pressionado por crédito caro e queda no varejo A produção automóveis cresceu 7,8% no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período de 2024, com 1,22 milhão de carros produzidos. o dado foi divulgado, ontem, pela

Leia mais...

Última noite de pecuária de Acreúna é marcada por pancadaria

PM precisou intervir para acabar com a briga generalizada A última noite da Exposição Agropecuária de Acreúna, domingo (6), foi marcada por pancadaria entre os participantes da festa. Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma confusão generalizada, inclusive com mulheres. A Polícia Militar (PM) de Goiás precisou intervir.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.