13/09/2025

No Varjão, sábado foi marcado pelo Dia D de combate à dengue e por uma série de serviços oferecidos à população.

Os diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) se uniram à 21ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão para levar atividades de conscientização para a população contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Nas instalações preparadas, os moradores foram atendidos para casos suspeitos de dengue e tiveram acesso aos vários serviços disponibilizados pelo programa GDF Mais Perto do Cidadão.

Neste sábado (24), a população do Varjão foi beneficiada com as ações do Dia D de combate à dengue. Em colaboração com a 21ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, iniciada na sexta-feira (23), diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) uniram esforços para conscientizar a população sobre a importância de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Agentes de vigilância ambiental em saúde (AVAS), 300 militares do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e profissionais da Defesa Civil do DF percorreram as ruas da cidade em vistorias domiciliares. Os carros do fumacê circularam pela região administrativa, e as equipes da Novacap e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) retiraram lixo, entulho e objetos descartados incorretamente. A vice-governadora Celina Leão esteve presente na ação e destacou os esforços do GDF no combate à dengue. “O Governo do Distrito Federal tem sido proativo na administração e ampliação do atendimento à população, seja com as tendas ou em ações sociais como essa”, afirmou. “É importante a presença do governo ao lado da comunidade, não apenas para oferecer serviços, mas também para ouvir suas demandas”, completou Celina Leão.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressaltou a importância do programa para atender e orientar a população. “O Varjão é a 4ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão em combate à dengue, um grande desafio para o GDF neste início de 2024. Estamos concentrando esforços, de forma coletiva, incluindo a população, para resolver essa questão”, disse. Em estruturas montadas para atendimento a pacientes com suspeita de dengue, as pessoas receberam orientações médicas, hidratação intravenosa, testagem rápida e, em casos específicos, remoção de pacientes graves para hospitais regionais ou unidades de pronto atendimento (UPAs). Profissionais da saúde atenderam a população durante a manhã.

Uma moradora, Antônia Célia Praxedes, 60 anos, que estava com dengue, foi atendida pela equipe médica e recebeu as orientações necessárias. “Estou me sentindo bem melhor e espero não ter mais essa doença, fico feliz com a ação do governo, pois o atendimento foi mais rápido”, relatou.

Além do combate à dengue, a população teve acesso a diversos serviços do GDF Mais Perto do Cidadão, atividades artísticas, de beleza e lazer para adultos e crianças, atendimento psicológico, assistência social, e serviços do Na Hora, Caesb, Codhab, Detran, Neoenergia, entre outros.

O evento também ofereceu emissão de 1º e 2º vias do RG, atualização de cadernetas de vacinação, exceto dengue e BCG, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis, hepatites e vírus da imunodeficiência humana (HIV), e aplicação de vacina antirrábica e consultas para cães e gatos.

O programa GDF Mais Perto do Cidadão, iniciado em fevereiro de 2023, já realizou mais de 150 mil atendimentos à população em cerca de 12 meses.

Tribuna Livre, com informações do Governo do Distrito Federal (GDF)

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