11/12/2025

Nove clínicas de estética são interditadas em fiscalização do Procon

O Procon RJ encontrou diversas irregularidades como produtos vencidos, falta de documentação e equipamentos proibidos pela Anvisa em clínicas do Rio - (crédito: Procon-RJ/Divulgação)

O órgão encontrou diversas irregularidades como produtos vencidos, falta de documentação e equipamentos proibidos pela Anvisa

Nove clínicas de estética foram interditadas no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (25/7).  Além das interdições, dezessete estabalecimentos foram autuados por irregularidades como uso de produtos impróprios e vencidos. Os estabelecimentos foram alvo da “Operação Afrodite”, realizada pelo Procon-RJ.

Ao todo, a  “Operação Afrodite” fiscalizou 25 clínicas na capital do Rio, em Niterói, na Região Metropolitana, e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Durante a operação, os fiscais encontraram estabelecimentos funcionando com diversas irregularidades, como produtos vencidos – alguns desde 2022, falta de documentação exigida pelos órgãos regulatórios, como licença sanitária; aplicação de ozônio de forma não permitida e por profissional não habilitado.

O órgão também encontrou câmaras de bronzeamento proibidas pela Anvisa e diversos produtos sem especificação quanto a origem e manipulação. De acordo com o Procon, fiscalizações em clínicas de estética têm sido feitas regularmente. Nos últimos 12 meses, mais de 11 clínicas irregulares foram interditadas pelo Procon RJ.

“Embora muitos procedimentos sejam considerados seguros, complicações podem ocorrer, incluindo infecções, reações alérgicas, resultados insatisfatórios e até casos de pessoas que vão a óbito”, afirmou o presidente o presidente do Procon-RJ, Cassio Coelho, ao explicar a importância da operação para preservar a saúde e a vida do consumidor.

Ainda segundo o Procon-RJ, o órgão está empenhado em garantir que os estabelecimentos estéticos e de saúde funcionem de acordo com a legislação. Os alvarás de funcionamento adequados, profissionais capacitados, a limpeza e esterilização dos ambientes e a validade dos produtos são exigidos pelos órgãos de regulação. 

Tribuna Livre, com informações do Procon RJ

Deixe um comentário

Leia também
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna

Homem é preso por porte de drogas e munições no Paranoá

Além de apreensão de substâncias ilícitas, foram encontrados oitos munições, um aparelho celular e duas balanças de precisão A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas e posse irregular de munições. A apreensão ocorreu na noite dessa quinta-feira (4/12), no SLMN Trecho 07,

Leia mais...

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

Homem mata companheira em Caldas Novas

O crime foi motivado por discussão envolvendo drogas. Um homem de 53 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4), em Caldas Novas, suspeito de matar a companheira, de 48 anos, com golpes de barra de ferro durante a madrugada. Conforme a Polícia Militar, ele confessou o crime no momento

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.