17/09/2025

Novo campeão argentino: Platense vence Huracán após ‘ceifar’ gigantes; conheça time que nasceu de aposta em cavalo

Foto: Divulgação

Platense passou mais de 20 anos fora da primeira divisão argentina

Era esperado que a final da primeira fase do campeonato argentino neste domingo seria de emoções. De um lado, o Huracán, que havia vencido a competição pela última vez há 52 anos. Enquanto, do outro, o Platense, que buscava o título inédito — agora conquistado — em sua história. Para isso, os dois times precisaram viajar mais de mil quilômetros até Santiago del Estero, no Norte da Argentina, onde se enfrentaram no Estádio Único Madre de Ciudades, casa do Central Córdoba. Mas o que se viu em campo foi um duelo de início equilibrado, com poucas chances de gol, mas o suficiente para dar o primeiro título argentino na história do Platense, que ofuscou o adversário após marcar seu gol.

O campeonato mudou seu formato neste ano. Os pontos corridos foram substituídos pelo mata-mata. Os rebaixamentos em 2024 foram cancelados, para que a competição tivesse 30 clubes, divididos em dois grupos. Desta forma, voltou a ser disputado o campeonato como era até 2012, em Apertura (disputado neste domingo) e Clausura, no segundo semestre.

No caminho até a decisão, o Huracán eliminou Deportivo Riestra, Rosario Central e Independiente, que, por sua vez, havia despachado o Boca Juniors. Mas, do outro lado, o pequeno Platense se firmou como um triturador de gigantes, deixando pelo caminho o Racing, o River Plate — em pleno Monumental de Núñez — e o San Lorenzo.

Neste domingo, o primeiro tempo entre as equipes foi franco, equilibrado, mas sem grandes perigos para os goleiros. O maior volume foi do Platense. Já na 2ª etapa, o início do jogo foi marcado por poucas chances e pelos técnicos realizando as primeiras alterações, de olho na ofensividade. E, aos 15 minutos, Alanís teve a melhor chance do Huracán até ali, recebendo na entrada da área e batendo forte, finalização que foi para fora.

Mas, no lance seguinte, foi a vez do Platense ir ao ataque. Após cobrança de falta de Taborda, com bola alçada na área, Guido Mainero — atacante de 30 anos, que fez carreira no futebol argentino — pegou o rebote e, de pé esquerdo, acertou um chute cruzado. O goleiro Galíndez se esticou, chegou a tocar na bola, mas não foi o suficiente para evitar que o Platense abrisse o placar, aos 17 minutos.

Bem organizado, o Platense conseguiu ainda ofuscar o time adversário, que não conseguiu levar perigo. Em desvantagem no placar, o Huracán ainda viu os rivais ganharem confiança e Herrera, de fora da área, arriscar um chute forte, que passou bem perto do travessão defendido por Galíndez, aos 33 minutos, após roubada de bola na intermediária. Nenhuma chance foi criada pelo Huracán após sofrer o gol.

Galíndez chegou a se lançar ao ataque nos acréscimos, mas não foi o suficiente para criar uma oportunidade. O Platense conquistou seu primeiro título da primeira divisão argentina da história e se classifica à Libertadores 2026, competição que jogará pela primeira vez.

Origem em corrida de cavalos, venda de joia e dois técnicos

O Club Atlético Platense tem uma história curiosa. Fundado em 1905, sua história começa na aposta no cavalo puro-sangue Gay Simon: o valor recebido da aposta permitiu a um grupo de jovens fundar o time, com nome em referência ao haras Platense. Até a cor do uniforme, marrom, foi escolhida numa inspiração ao uniforme de um cavaleiro.

Com apenas um vice no campeonato argentino, nos idos de 1916, o Platense passou mais de 20 anos afastado da primeira divisão argentina, para onde só retornou recentemente, em 2021. Alguns consideram que um importante ponto de virada nessa história foi a venda do jovem zagueiro Marco Pellegrino, hoje com 22 anos, ao Milan-ITA em 2023. Os 3,88 milhões de euros, hoje equivalentes a R$ 25,1 milhões, maior transferência da história do clube, sediado em Vicente López, na grande Buenos Aires, permitiram ao clube acertar suas contas e investir em melhorias estruturais.

Pellegrino, no entanto, não se firmou no Milan e foi emprestado a outros clubes argentinos. No ano passado, vestiu a camisa do Independiente e, neste ano, defende as cores do… Huracán, time do qual foi titular nesta final. Maior destaque do elenco do Platense está no banco de reservas, com os técnicos (isso mesmo, dois) Favio Orsi e Sergio Gómez.

Huracán podia ter encerrado jejum no ano passado

Já o tradicional Huracán levantou a taça do campeonato argentino pela última vez em 1973 e, no ano passado, chegou a sonhar com o título. Em formato de pontos corridos até então, foi para a última rodada diante do Vélez, que venceu a partida e acabou conquistando o campeonato. Com os demais resultados da rodada, o Huracán acabou como quarto colocado, mas, se tivesse vencido aquela partida, seria o campeão.

Neste ano, o clube argentino ainda foi carrasco do Corinthians na Copa Sul-Americana. O time venceu o Timão duas vezes na fase de grupos, em campanha que acabou com o time brasileiro eliminado, enquanto o Huracán se classificou como líder do grupo.

Tribuna Livre, com informações da Agência O Globo.

Leia também
Cruzeiro e Corinthians empatam no primeiro jogo da decisão do Brasileirão Feminino
Cruzeiro e Corinthians empatam no primeiro jogo da decisão do Brasileirão Feminino
Bahia goleia Confiança e é pentacampeão da Copa do Nordeste
Bahia goleia Confiança e é pentacampeão da Copa do Nordeste
Vasco vence Sport na Ilha e sai da zona de rebaixamento no Brasileirão
Vasco vence Sport na Ilha e sai da zona de rebaixamento no Brasileirão
Flamengo leva empate de Grêmio e perde chance de disparar na liderança
Flamengo leva empate de Grêmio e perde chance de disparar na liderança
Alex Seid, Antonio Junqueira e Pedro Costa fazem história com vitória nas 3h do Velocitta
Alex Seid, Antonio Junqueira e Pedro Costa fazem história com vitória nas 3h do Velocitta
Ancelotti convoca seleção brasileira para jogos contra Bolívia e Chile
Ancelotti convoca seleção brasileira para jogos contra Bolívia e Chile
Líder do Brasileiro, Flamengo pode superar 1º turno da campanha de 2019
Líder do Brasileiro, Flamengo pode superar 1º turno da campanha de 2019
Palmeiras se aproxima da contratação do goleiro Carlos Miguel, do Nottingham Forest
Palmeiras se aproxima da contratação do goleiro Carlos Miguel, do Nottingham Forest
2025
Ancelotti parabeniza seleção feminina por ‘grande vitória’ na Copa América: ‘estamos muito felizes’-04/04/2025
2025
São Caetano diz que atleta ‘traiu’ o clube num futebol de várzea; jogador admite, mas alega salário atrasado – 04/04/2025
2025
Empresário grego nega empréstimo para compra do Botafogo: ‘nenhum negócio com Sr. Textor’ -04/04/2025
Brasileirão: Fortaleza bate Bragantino e vence pela 1ª vez desde maio
Brasileirão: Fortaleza bate Bragantino e vence pela 1ª vez desde maio

Árabes e muçulmanos fazem cúpula emergencial e tentam frear Israel

Países da Liga Árabe e da Organização para Cooperação Islâmica se reúnem em Doha para avaliar revisão de relações diplomáticas e comerciais com o Estado israelense. Manifestação é resposta ao ataque contra negociadores do Hamas no Catar Em uma manifestação articulada sem precedentes, lideranças de países árabes e muçulmanos pediram

Leia mais...

Oposição pressiona por anistia e busca contemplar Bolsonaro

Reunião de líderes desta quarta (17/9) deve decidir se urgência será votada; governo e aliados veem proposta como inconstitucional Após meses de articulação e derrotas regimentais, a oposição acredita que a pauta da anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro avançará nesta quarta-feira (17/9). A estratégia é votar

Leia mais...

Bolsonaro não tem previsão de alta, diz deputado

Ex-presidente deu entrada no Hospital DF Star na tarde desta terça-feira (16/9) com crises de soluços e pressão baixa O deputado Evair de Melo (Progressistas-ES) afirmou que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) não tem previsão de alta. Bolsonaro deu entrada no Hospital DF Star na tarde desta terça-feira (16/9)

Leia mais...

Presidente da CPMI do INSS rebate rumores de delação premiada

Senador Carlos Viana diz que convocação de familiares e sócios se baseia em movimentações financeiras milionárias e cobra respeito do STF às decisões parlamentares O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG), concedeu coletiva nesta terça-feira (16/9) para

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.