A unidade inaugurada nesta quinta-feira (27) é a 13ª do Distrito Federal e também atenderá a população do Riacho Fundo II e Água Quente.
A partir de agora, a população de Recanto das Emas conta com um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A unidade também atenderá os moradores do Riacho Fundo II e de Água Quente, abrangendo aproximadamente 275 mil pessoas da região. Este equipamento facilitará o acesso da população aos serviços socioassistenciais e fortalecerá a rede de enfrentamento à situação de risco e violência. A expectativa é atender 80 casos mensais, alcançando em torno de mil famílias por ano.
Antes da inauguração desta unidade, que é a 13ª do Distrito Federal, a população era atendida pelos Creas de Samambaia e Taguatinga. O novo equipamento está localizado na Quadra 104/105 do Setor Hospitalar. “Ter um Creas aqui significa que estamos fortalecendo a rede de proteção social das famílias mais vulneráveis em cada território. Esta é uma unidade de grande porte, que atenderá não só as famílias do Recanto das Emas, mas também do Riacho Fundo II e de Água Quente, desafogando os Creas de Samambaia e Taguatinga. A expectativa é que cerca de mil famílias sejam atendidas por ano”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Os Creas são unidades públicas de assistência social que prestam serviços a pessoas e famílias em situações de violência ou violação de direitos. Eles recepcionam, acolhem, fortalecem vínculos familiares e comunitários, além de disponibilizar informações sobre direitos e facilitar o acesso a outros serviços, benefícios e programas. O objetivo é ajudar as pessoas a superar as violências sofridas ou a mitigar os danos causados por elas.
O administrador do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, observa que a inauguração é uma conquista para a população. “Não vamos parar de lutar por um Recanto das Emas cada vez melhor. Nosso grande objetivo é que essa cidade tenha famílias mais felizes e que o progresso continue a acontecer para desenvolver e crescer cada vez mais”, afirma.
Para o presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rôney Nemer, o novo equipamento público demonstra o cuidado do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população da região. “É um equipamento que vem para ajudar e mostrar que o Recanto das Emas é visto”, disse. A promotora de Justiça do Recanto das Emas, Gabriela González, destaca que o novo Creas é um ganho significativo para quem precisa utilizar o serviço. “Muitas mulheres não conseguem romper o ciclo de violência por conta da questão econômica. Então, o Creas é fundamental”, reforça.
Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social